quinta-feira, 18 de março de 2010

REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS: Experiência de fortalecimento da relação família e escola

Alexandro Muhlstedt
INTRODUÇÃO

No início do ano letivo de 2010, na Semana Pedagógica que antecedeu o retorno dos alunos, a equipe diretiva, pedagógica e docente, em cumprimento ao estabelecido no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba, decidiram por estratégia de aproximação e envolvimento mais efetivo das famílias dos alunos junto às atividades da escola.
Parte-se do pressuposto que a família e a escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano, são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. Evidentemente que a escola não quer que a família seja responsável pelos conteúdos dados, mas que estimule ao filho em suas atividades. É uma parceria entre instituições distintas. O papel da família seria o de estimular no filho o comportamento de estudante e cidadão e o da escola seria orientar aos pais nos objetivos que a escola espera que o aluno atinja e de criar momentos para que essa integração aconteça.
Para isso, programaram-se 04 reuniões anuais, organizadas por séries e turnos, com intuito de atingir o maior número de famílias. A primeira reunião em fevereiro (Informes gerais, Assinatura de Documento da Patrulha Escolar – Revista preventiva e Distribuição dos Livros Didáticos); A segunda, em Maio (Entrega de Boletins); a terceira em Agosto (Entrega de Boletins e Semana de Integração Família e Escola) e a quarta, em Outubro (Entrega de Boletins e Orientações obre os término do ano letivo).

1. ANTES DA REUNIÃO

A Equipe pedagógica definiu um cronograma com os dias e horários das reuniões de pais de cada turma. Optou-se pelas reuniões à noite, e não aos sábados como foi foram em 2009, devido a pedido de inúmeros pais.
O cronograma ficou assim organizado:

DATA E DIA
TURMAS
HORÁRIO
09 de fevereiro - terça-feira 5as. Séries - Tarde das 19:30 às 21h
10 de fevereiro - quarta-feira 6as. e 7as. Séries - Tarde das 19:30 às 21h
11 de fevereiro - quinta-feira 8as. e Ensino Médio – Tarde das 19:30 às 21h
18 de fevereiro - quinta-feira 1as. Séries - Manhã das 19:30 às 21h
19 de fevereiro - sexta-feira 2as. e 3as. Séries - Manhã das 19:30 às 21h
22 de fevereiro - segunda-feira Ensino Médio Regular e Integrado - Noite das 19:30 às 21h
(Cronograma da 1ª Reunião de Pais 2010)

Definiu-se como objetivo principal das Reuniões de Pais e Responsáveis que os mesmos devem ser convocados para conhecerem melhor a escola e o seu funcionamento e opinarem, criticarem e oferecerem sugestões sobre o que acontece na escola.
A participação tão desejada possui características de ser um processo, de ter um meio e um fim. É um caminho para alcançar seus objetivos. Segundo Demo (2001, p.18), “dizemos que participação é conquista para significar que é um processo, no sentido legítimo do termo: infindável, em constante vir-a-ser, sempre se fazendo”. No entanto, é possível acabar com esse jogo de culpado e inocente se a família e a escola buscarem ações coordenadas, o que poderia garantir a ela que os problemas seriam resolvidos ou, pelo menos, teriam uma parceria. Para isso, uma das ações é que a família conheça melhor a escola na qual o seu filho será inserido e procurar a melhor forma para ajudá-lo no seu desenvolvimento. E é seguindo essa prerrogativa que a ação definida se organiza.
Ante a isso, uma pauta foi definida para a 1ª Reunião do ano de 2010, a qual ficou organizada com os seguintes assuntos:
1. Apresentação do Regimento Escolar
2. Sistema de Avaliação do Colégio
3. Uso do Uniforme escolar e Carteirinha estudantil
4. Atrasos e faltas às aulas
5. Entradas e saídas da escola
6. Livros didáticos
7. Câmeras de segurança
8. Patrulha Escolar
9. Programa “Viva a Escola”
10. Pesquisa sobre a escola
Essa pauta englobava os aspectos de regulamentação e rotina da escola, a tomada de decisão por parte dos pais sobre a instalação de Câmeras de segurança, a retirada dos livros didáticos na Biblioteca da escola, bem como a participação espontânea em pesquisa sobre a escola.
Na primeira semana de aulas, um Comunicado aos pais e responsáveis foi enviado através dos alunos. No comunicado constava o seguinte:

(Modelo de Comunicado enviado aos Pais de alunos das 5as. Séries)

Este Comunicado foi enviado no dia 05 de fevereiro, sendo que nos dias 08 e 09 foram recolhidos os comprovantes de comparecimento. Essa prática ofereceu uma ideia de quantos pais viriam e com isso, a organização do ambiente para recepcioná-los (quantidade de cadeiras). Houve todo uma organização de distribuição e recolhimento dos comprovantes pela Equipe Pedagógica da escola, em todos os turnos.

2. DURANTE A REUNIÃO
No momento da Reunião, além da recepção aos pais pela Direção Geral e apresentação dos Professores e Equipe Pedagógica, a pauta foi sendo discutida e ao final um questionário foi aplicado.
Este questionário tinha a intenção de fazer o levantamento das opiniões dos pais sobre o ensino e verificar qual o melhor horário para realizar as reuniões seguintes.
(Questionário aplicado aos Pais)

Sobre o Documento de assinatura de presença na Reunião, bem como de ciência e aprovação dos itens mencionados na pauta, ficou organizado da seguinte maneira:


Modelo de documento a ser assinado pelos pais (Presença, Ciência da Pauta e Permissão da Revista Preventiva)

Com este documento foi possível solicitar, junto à Coordenação da patrulha Escolar Comunitária, a Revista Preventiva em sala de aula, inibindo problemas envolvendo a presença de armas e uso de drogas. Alguns pais não concordaram com a presença de policiais em sala de aula para realizar a pesquisa (5, no total). A estes foi orientado assinar o documento e fazer uma observação de não concordância. Quando acontecer a Revista, seus filhos serão retirados da sala de aula.


3. APÓS A REUNIÃO
Após realizadas as reuniões com todas as turmas, os questionários foram tabulados pela Equipe Pedagógica e o resultado ficou assim:


(Resultado da Pesquisa)

Diante dos resultados da pesquisa, a qual foi respondia por 983 pais, ficou evidenciado que a maioria (84%) compreende que a função da escola está diretamente ligada aos conteúdos historicamente construídos e que estes devem ser trabalhados com seriedade e clareza pelos professores. Para a segunda questão, sobre qual seria o principal problema da escola, 33% dos pais apontam a Indisciplina da escola, sendo que 29% diz ser as aulas vagas. Notamos que estes problemas estão diretamente ligados, pois a ausência do professor leva também à indisciplina, afinal, aluno em aula vaga, sem atividade pedagógica orientada, dedica-se a atividades de incivilidade, indisciplina e, mesmo, agressão.
Sobre o melhor horário para realizar as reuniões de pais, 73% considera o turno da noite como melhor momento, tendo em vista que a maioria dos pais desenvolve suas atividades profissionais durante o dia.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Aos pais que se ausentaram da reunião, justificaram sua falta por inúmeros motivos, sendo os principais: trabalham à noite, tinham compromissos com igreja ou são estudantes no período noturno.
De modo geral, as estratégias adotadas foram extremamente positivas, havendo uma presença maciça dos pais de todas as turmas. Os questionamentos apresentados e as respostas à Pesquisa contribuíram para implementar ações na escola levando em consideração também as opiniões, sugestões e argumentações das famílias dos alunos.

A parceria saudável e comprometida entre a família e a escola é exigência contemporânea, sendo fundamental estabelecer formas de relação que leve em consideração as peculiaridades e as necessidades de ambas as partes. É nessa direção que o Colégio Zardo, por meio dessa experiência, persegue os objetivos na relação família e escola.

5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 2001.
COLÉGIO ZARDO. Projeto Político Pedagógico. Curitiba, 2009.