Alexandro
Muhlstedt
INTRODUÇÃO
No início do ano letivo de 2010, na
Semana Pedagógica que antecedeu o retorno dos alunos, a equipe
diretiva, pedagógica e docente, em cumprimento ao estabelecido no
Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professor
Francisco Zardo, de Curitiba, decidiram por estratégia de
aproximação e envolvimento mais efetivo das famílias dos alunos
junto às atividades da escola.
Parte-se do pressuposto que a família
e a escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano, são
marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre
ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na
formação do sujeito. Evidentemente que a escola não quer que a
família seja responsável pelos conteúdos dados, mas que estimule
ao filho em suas atividades. É uma parceria entre instituições
distintas. O papel da família seria o de estimular no filho o
comportamento de estudante e cidadão e o da escola seria orientar
aos pais nos objetivos que a escola espera que o aluno atinja e de
criar momentos para que essa integração aconteça.
Para isso, programaram-se 04 reuniões
anuais, organizadas por séries e turnos, com intuito de atingir o
maior número de famílias. A primeira reunião em fevereiro
(Informes gerais, Assinatura de Documento da Patrulha Escolar –
Revista preventiva e Distribuição dos Livros Didáticos); A
segunda, em Maio (Entrega de Boletins); a terceira em Agosto (Entrega
de Boletins e Semana de Integração Família e Escola) e a quarta,
em Outubro (Entrega de Boletins e Orientações obre os término do
ano letivo).
1.
ANTES DA REUNIÃO
A Equipe pedagógica definiu um
cronograma com os dias e horários das reuniões de pais de cada
turma. Optou-se pelas reuniões à noite, e não aos sábados como
foi foram em 2009, devido a pedido de inúmeros pais.
O cronograma ficou assim organizado:
DATA
E DIA
|
TURMAS
|
HORÁRIO
|
09 de fevereiro - terça-feira | 5as. Séries - Tarde | das 19:30 às 21h |
10 de fevereiro - quarta-feira | 6as. e 7as. Séries - Tarde | das 19:30 às 21h |
11 de fevereiro - quinta-feira | 8as. e Ensino Médio – Tarde | das 19:30 às 21h |
18 de fevereiro - quinta-feira | 1as. Séries - Manhã | das 19:30 às 21h |
19 de fevereiro - sexta-feira | 2as. e 3as. Séries - Manhã | das 19:30 às 21h |
22 de fevereiro - segunda-feira | Ensino Médio Regular e Integrado - Noite | das 19:30 às 21h |
(Cronograma
da 1ª Reunião de Pais 2010)
Definiu-se como objetivo principal das
Reuniões de Pais e Responsáveis que os mesmos devem ser convocados
para conhecerem melhor a escola e o seu funcionamento e opinarem,
criticarem e oferecerem sugestões sobre o que acontece na escola.
A participação tão desejada possui
características de ser um processo, de ter um meio e um fim. É um
caminho para alcançar seus objetivos. Segundo Demo (2001, p.18),
“dizemos que participação é conquista para significar que é
um processo, no sentido legítimo do termo: infindável, em constante
vir-a-ser, sempre se fazendo”. No entanto, é possível acabar
com esse jogo de culpado e inocente se a família e a escola buscarem
ações coordenadas, o que poderia garantir a ela que os problemas
seriam resolvidos ou, pelo menos, teriam uma parceria. Para isso, uma
das ações é que a família conheça melhor a escola na qual o seu
filho será inserido e procurar a melhor forma para ajudá-lo no seu
desenvolvimento. E é seguindo essa prerrogativa que a ação
definida se organiza.
Ante a isso, uma pauta foi definida
para a 1ª Reunião do ano de 2010, a qual
ficou organizada com os seguintes assuntos:
1. Apresentação
do Regimento Escolar
2. Sistema de
Avaliação do Colégio
3. Uso do
Uniforme escolar e Carteirinha estudantil
4. Atrasos e
faltas às aulas
5. Entradas e
saídas da escola
6. Livros
didáticos
7. Câmeras de
segurança
8. Patrulha
Escolar
9. Programa
“Viva a Escola”
10. Pesquisa
sobre a escola
Essa pauta
englobava os aspectos de regulamentação e rotina da escola, a
tomada de decisão por parte dos pais sobre a instalação de Câmeras
de segurança, a retirada dos livros didáticos na Biblioteca da
escola, bem como a participação espontânea em pesquisa sobre a
escola.
Na primeira
semana de aulas, um Comunicado aos pais e responsáveis foi enviado
através dos alunos. No comunicado constava o seguinte:
(Modelo
de Comunicado enviado aos Pais de alunos das 5as. Séries)
Este Comunicado
foi enviado no dia 05 de fevereiro, sendo que nos dias 08 e 09 foram
recolhidos os comprovantes de comparecimento. Essa prática ofereceu
uma ideia de quantos pais viriam e com isso, a organização do
ambiente para recepcioná-los (quantidade de cadeiras). Houve todo
uma organização de distribuição e recolhimento dos comprovantes
pela Equipe Pedagógica da escola, em todos os turnos.
2.
DURANTE A REUNIÃO
No momento da
Reunião, além da recepção aos pais pela Direção Geral e
apresentação dos Professores e Equipe Pedagógica, a pauta foi
sendo discutida e ao final um questionário foi aplicado.
Este
questionário tinha a intenção de fazer o levantamento das opiniões
dos pais sobre o ensino e verificar qual o melhor horário para
realizar as reuniões seguintes.
(Questionário
aplicado aos Pais)
Sobre o
Documento de assinatura de presença na Reunião, bem como de ciência
e aprovação dos itens mencionados na pauta, ficou organizado da
seguinte maneira:
Modelo
de documento a ser assinado pelos pais (Presença, Ciência da Pauta
e Permissão da Revista Preventiva)
Com este
documento foi possível solicitar, junto à Coordenação da patrulha
Escolar Comunitária, a Revista Preventiva em sala de aula, inibindo
problemas envolvendo a presença de armas e uso de drogas. Alguns
pais não concordaram com a presença de policiais em sala de aula
para realizar a pesquisa (5, no total). A estes foi orientado assinar
o documento e fazer uma observação de não concordância. Quando
acontecer a Revista, seus filhos serão retirados da sala de aula.
3.
APÓS A REUNIÃO
Após realizadas
as reuniões com todas as turmas, os questionários foram tabulados
pela Equipe Pedagógica e o resultado ficou assim:
(Resultado
da Pesquisa)
Diante dos
resultados da pesquisa, a qual foi respondia por 983 pais, ficou
evidenciado que a maioria (84%) compreende que a função da escola
está diretamente ligada aos conteúdos historicamente construídos e
que estes devem ser trabalhados com seriedade e clareza pelos
professores. Para a segunda questão, sobre qual seria o principal
problema da escola, 33% dos pais apontam a Indisciplina da escola,
sendo que 29% diz ser as aulas vagas. Notamos que estes problemas
estão diretamente ligados, pois a ausência do professor leva também
à indisciplina, afinal, aluno em aula vaga, sem atividade pedagógica
orientada, dedica-se a atividades de incivilidade, indisciplina e,
mesmo, agressão.
Sobre o melhor
horário para realizar as reuniões de pais, 73% considera o turno da
noite como melhor momento, tendo em vista que a maioria dos pais
desenvolve suas atividades profissionais durante o dia.
4. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Aos pais que se
ausentaram da reunião, justificaram sua falta por inúmeros motivos,
sendo os principais: trabalham à noite, tinham compromissos com
igreja ou são estudantes no período noturno.
De modo geral,
as estratégias adotadas foram extremamente positivas, havendo uma
presença maciça dos pais de todas as turmas. Os questionamentos
apresentados e as respostas à Pesquisa contribuíram para
implementar ações na escola levando em consideração também as
opiniões, sugestões e argumentações das famílias dos alunos.
A parceria
saudável e comprometida entre a família e a escola é exigência
contemporânea, sendo fundamental estabelecer formas de relação que
leve em consideração as peculiaridades e as necessidades de ambas
as partes. É nessa direção que
o Colégio Zardo, por
meio dessa experiência, persegue os objetivos na relação família
e escola.
5.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
DEMO,
P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 2001.
COLÉGIO
ZARDO. Projeto Político Pedagógico. Curitiba, 2009.
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