Alexandro Muhlstedt
O Conselho de Classe
ocorre quando vários professores das diversas disciplinas,
juntamente com a Direção e Equipe Pedagógica, se reúnem para
refletirem conjuntamente e avaliarem o desempenho pedagógico dos
alunos das diversas turmas. A preocupação do Conselho é dinamizar
a gestão pedagógica. Sendo parte
do processo de Avaliação, possui algumas
características próprias como a participação direta dos
profissionais, a organização interdisciplinar e a centralidade da
Avaliação escolar como foco de trabalho.
Pensando nisso, no mês
de julho
de 2011, na Semana Pedagógica, houve reflexão sobre o processo de
avaliação e como atividade, foi perguntado a um grupo de
professores o que entendiam por Conselho de Classe. As respostas
podem ser conferidas no quadro a seguir:
PROFESSOR
|
O
QUE É CONSELHO DE CLASSE?
|
Marilise
|
É
o momento em que o professor tem uma visão geral do aluno nas
outras matérias.
|
Marcia
|
Momento
de avaliarmos, assim como diagnosticar problemas e também
soluções para que o objetivo principal (aprendizagem) se torne
verdadeiro.
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Silvana
|
Analisar
o aluno em todas as disciplinas e buscar soluções para que haja
aprovação do aluno.
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Celia
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Discussão
sobre o aluno (falta, conseguiu alcançar o objetivo em uma
determinada disciplina, etc.) objetivando sua aprovação ou não
|
Marion
|
O
conselho de classe é o momento de avaliar o que foi trabalhado
com o aluno e o que foi atingido com os alunos durante o bimestre,
não é um momento somente de aprovar ou reprovar e sim de
analisar a capacidade do aluno para seguir para a próxima série.
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Simone
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Um
momento de discutir sobre os procedimentos de sala de aula.
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Tiago
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Momento
o qual são passadas instruções para melhorar o desempenho
profissional e alertar sobre alguns pontos melhorados.
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Andreia
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Deveria
ser um momento para analisar o desempenho do aluno e da turma e ir
percebendo suas dificuldades e buscar estratégias para solucionar
um problema.
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Marilei
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É
a discussão no bom sentido, sobre cada aluno, verificando se eles
têm ou não conseguido alcançar os objetivos preestabelecidos
das disciplinas, se não houve comprometimento, enfim, qual é o
problema, este diagnóstico faz-se devido encaminhamento.
|
Alberto
|
A
função do conselho de classe é verificar o nível da classe de
aula, o desempenho dos alunos como um todo e verificar as
dificuldades individuais de cada aluno que aparenta dificuldades
esgarças.
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Marines
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Onde
você avalia o aluno, suas dificuldades e também o comportamento,
com a ajuda de outros professores.
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Priscila
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A
maneira de ter conhecimento do comportamento e aprendizagem dos
alunos nas outras disciplinas, e os professores entra em consenso.
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Aline
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Debate
sobre cada aluno.
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Joceli
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Buscar
soluções em conjunto com outros colegas para as dificuldades que
aparecem no decorrer das aulas
|
André
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Um
recurso da escola para diagnosticar os alunos de maneira macro –
a turma toda – e isolado – aluno por aluno – buscando assim
uma maior compreensão dos problemas de uma turma ou determinados
alunos.
|
Rogério
|
Momento
para verificar o processo de aprendizagem de determinado período. |
Angélica
|
Momento
para verificar o processo de aprendizagem de determinado período. |
Dirlene
|
Momento
para verificar o processo de aprendizagem de determinado período. |
Rejane
|
Analisar,
estudar, perceber a verdadeira dificuldade ou não do aluno e
avaliar o esforço para com o aluno e ajudá-lo a concluir o ano,
mas, fazê-lo perceber o que se deve trabalhar melhor para o
próximo ano. |
Elisa
|
Momento
de repensar o método de ensino, o que pode ser mantido, o que
deve melhorar. |
Vanessa
|
Uma
reunião onde os professores podem ter uma visão melhor dos
alunos com maiores dificuldades de aprendizagem. Assim podemos
rever a forma que nos aproximamos desses alunos e a forma de
avaliação.
|
Ítalo
|
Onde
nos reunimos para avaliar e decidir em grupo o rendimento do
aluno. Analisar e ver as causas de sucesso ou não do aluno.
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A partir da percepção
dos professores, foi possível analisar os três momentos que
constitui o que é chamado de Conselho de Classe: Pré Conselho,
Conselho de Classe e Pós Conselho.
PRÉ
CONSELHO
|
CONSELHO
DE CLASSE
|
PÓS
CONSELHO
|
São
as ações que dizem respeito à aprendizagem do aluno, bem como
os encaminhamentos realizados ao longo do Bimestre.
Refere-se
também a uma Ficha na qual o professor descreve questões
referentes a turma na qual é Monitor.
|
É
o momento em que professores, Equipe Pedagógica e Direção
reúnem-se para verificar se os objetivos, processos, conteúdos e
avaliação estão coerentes com o referencial do trabalho
pedagógico da
escola.
A
intenção preponderante nesse momento é definir juntos o que
será feito para atender as necessidades de mudança, o
redirecionamento dos aspectos levantados no diagnóstico das
turmas (Pré conselho) e a sistematização das ações
pedagógicas.
|
Esse
é o momento de retomada dos conteúdos e da metodologia de ensino
por parte do professor.
Para
sistematizar, organizar e melhorar estratégias e o processo de
ensino-aprendizagem, após a realização de cada Conselho de
Classe, será solicitado ao professor, pela Equipe Pedagógica,
informações complementares de cada caso para melhor agir.
Tudo
o que ocorre após a reunião do Conselho na tentativa de resolver
os problemas apontados.
|
Para cada momento, há um
conjunto de atividades a serem desenvolvidas. Essas atividades, em
consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, bem como
as orientações da Secretaria de Estado da Educação, concretizam
um momento importante de análise e tomada de decisão. Sem essas
ações o Conselho de Classe se torna um momento burocrático, vazio
de seus valores pedagógicos. Cada ação exige tomada de decisão e
clareza pedagógica para ser meio de mudança, resolução aos
problemas pedagógicos e organização coerente dos processos que
ocorrem no cotidiano da escola.
As principais atividades
de cada momento definidas no Colégio Zardo são:
PRÉ
CONSELHO
|
CONSELHO
DE CLASSE
|
PÓS
CONSELHO
|
Registros
na pasta individual do aluno e na pasta da turma.
Acompanhamento
de notas, do desempenho, do rendimento e das faltas dos alunos.
Conversas
sistematizadas com os alunos e professores, na Hora-atividade.
Registros
em Livro de Ocorrência.
Preenchimento,
pelo professor, da Ficha do Pré conselho.
Redação
e conferência de atas de ocorrências a respeito dos alunos
(indisciplina, faltas, problemas de saúde, etc).
Levantamento
dos atendimentos realizados ao longo do bimestre.
Dados
sobre aulas vagas (falta do e de professor).
|
Professor
monitor faz um comentário geral da turma, indicando avanços e
retrocessos.
Apresentação
do desempenho e rendimento de cada um dos alunos da turma:
problemas de faltas às aulas, problemas de indisciplina e
displicência, recusa em realizar as atividades e dificuldades de
aprendizagem.
Encaminhamento,
pelos professores, para cada situação: acionar família,
encaminhar para a FICA, conversar com Equipe Pedagógica, mudar
metodologia de trabalho ou realizar encaminhamento geral com a
turma.
Registro
em Ata pelo secretário da escola, resguardando seu caráter
pedagógico.
|
Realização
de orientações aos alunos (individual ou coletivamente).
Registros
na pasta individual.
Encaminhamentos
junto às famílias.
Elaboração
dos gráficos de desempenho e rendimento (mediante as médias
bimestrais entregues nos canhotos de notas).
Solicitação
ao professor do preenchimento da Ficha de Acompanhamento do
Conselho de Classe.
Escrita
dos motivos dos índices abaixo da média, bem como quais as
realizações que vai efetuar para melhorar tais índices.
Reunião
de pais para entrega de boletins de notas e conversa com os
professores.
|
Como critério principal,
no dia do Conselho não haverá aula para os alunos. No momento em
que se realiza o Conselho de Classe, o perfil do aluno (de acordo com
a percepção do professor) não é a questão que mais interessa.
Por isso, alguns termos / rótulos são desnecessários, como:
descompromissado,
irresponsável, não controlável, imaturo, barulhento,
desinteressado, desatento, instável, não reconhece a autoridade do
professor, conversador, muito fraco, deixa a desejar, desrespeitoso,
apático, tímido, participativo, não tem capacidade, dispersivo,
regular, desmotivado, agitado, desordenado, bagunceiro, impossível
de se controlar, desconcentrado, fraco, precisa de orientação,
debochado, eufórico, inquieto, influenciável, péssimo, infantil,
alegre demais, resistente, figurante, prepotente, hiperativo, chato,
mau educado, etc. Quando o Conselho de Classe enfatiza muito esse
tipo de descrição, acaba tendo um caráter comportamentalista,
sendo usado como uma espécie de “caça às bruxas”. “Chamar os
pais” como único tipo de encaminhamento pode acabar em “cortina
de fumaça” para camuflar os problemas concretos de aprendizagem.
As falas do professor sobre os alunos devem incidir sobre os aspectos
que condicionam a aprendizagem e não a rótulos estereotipados com
visões deterministas, inatistas ou ambientalistas.
Sabe-se o quanto é
complicado reconhecer que em alguns casos a dificuldade de
aprendizagem pode ser expressão da metodologia adotada pelo
professor. Mesmo assim, em muitos casos, é necessário rever as
práticas para que o trabalho com os conteúdos seja eficiente. Nesse
sentido, faz-se necessário refletir se a não aprendizagem apenas
incide em responsabilizar o aluno.
CONSELHO DE CLASSE
FINAL
Diferente do que ocorre
nos Conselho de Classe nos três primeiros bimestres do ano, no 4º
Bimestre ocorre a finalização das atividades pedagógicas. Neste
momento, o professor não necessita entregar Parecer da turma, mas o
canhoto de notas e o resultado final, no qual consta a média final
de cada aluno e o total de faltas. Caso o Conselho decida pela
retenção do aluno na mesma série, o professor da disciplina na
qual o aluno reprovou necessita preencher o Parecer de Reprovação.
O Conselho de Classe
final é conduzido pela Equipe Pedagógica e no Colégio Zardo foram
adotados alguns procedimentos comuns em todos os turnos, para todas
as turmas. Esses procedimentos auxiliam na sistematização dos
resultados, bem como na agilidade do processo.
Os
profissionais da secretaria da escola, coordenados pelo Secretário,
trazem as listas com os nomes dos alunos em pen drive as quais são
projetadas pelo data show. Um a um os professores vão citando a
média anual, que é digitada por um dos funcionários. Enquanto
realiza esse procedimento, não se decide por aprovação ou
reprovação até
concluir a apresentação de toda turma.
Só depois de terminar o
preenchimento da tabela da turma é que se toma a decisão pela
aprovação daquele aluno cuja média anual não tenha atingido o
mínimo de 6,0 pontos. A base de análise é o desempenho, a
apropriação dos conteúdos, a possibilidade de dar conta dos
conteúdos na série seguinte e o número de faltas. Esses critérios
são fundamentais, elencados como justos, coerentes e decididos no
coletivo, para evitar decisões incoerentes, pontuais ou baseando-se
apenas no comportamento do aluno.
Se houver algum caso
polêmico, como um professor que reprovou aluno e insiste que se
mantenha reprovado, apesar dos demais tenham decidido pela aprovação,
são feitos questionamentos a respeito dos objetivos definidos no
Plano de Trabalho Docente e que não foram atingidos pelo aluno.
Questionamentos estes também de acordo com os parâmetros de
dificuldades conceituais do aluno, diagnósticos e registros
realizados, chamamento de pais, discussões nos conselhos anteriores,
avanços obtidos pelo aluno, anotações no livro de registro de
classe com assinatura e outras intervenções que tenham sido ou não
realizadas. Importa que tenha havido procedimentos suficientes que
ancorem a decisão.
No Conselho de Classe
Final não há, em hipótese alguma, votação para o resultado final
de aluno. Se o aluno for reprovado, o professor de cada disciplina de
reprovação, deverá escrever um parecer no qual explicite os
motivos e as medidas tomadas durante o ano letivo.
O registro geral será
efetuado pela secretaria da escola, em ata para cada turma,
descrevendo o parecer geral ao longo do ano de cada turma, bem como
os encaminhamentos pelo professor e pela Equipe Pedagógica. Tal
documento é assinado por todos os professores.
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