Alexandro
Muhlstedt
Um
bom avaliador sabe reconhecer valores mediante observação
cuidadosa,
critérios
claros e consciência afinada.
(Gabriel
Perissé. O valor do professor, 2011)
A avaliação escolar,
também chamada avaliação do processo ensino-aprendizagem ou
avaliação do rendimento escolar, tem como dimensão de análise o
desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino
que se realiza no contexto escolar.
Sua principal função é
subsidiar o professor, a equipe pedagógica e o próprio sistema no
aperfeiçoamento do ensino. Uma vez que seja utilizada com cautela,
considerando os estudos sobre este tema, fornece informações que
possibilitam tomar decisões sobre quais recursos educacionais devem
ser organizados quando se quer tomar o ensino mais efetivo. É,
portanto, uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando
utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem
que o aluno está percorrendo em
um dado curso, no qual o desempenho do professor e outros recursos
devem ser modificados para favorecer o cumprimento dos objetivos
previstos e assumidos coletivamente na Escola, em especial na
Proposta Pedagógica Curricular e em cada Plano de Trabalho Docente.
Para efetivar uma prática
avaliativa coerente com os preceitos é necessário utilizar
instrumentos para essa análise. Os Instrumentos de Avaliação mais
utilizados no Colégio Zardo são: prova escrita, trabalho de
pesquisa, textos/relatórios, apresentações/relatos, observação
direta do desempenho do aluno, autoavaliação e desempenho geral nas
atividades propostas pelos professores, em diferentes situações de
aprendizagem.
Mas para que o
Instrumento seja coerente com a proposta do professor, faz-se
necessário estabelecer critérios de avaliação. Um Critério,
então, pode ser definido como um parâmetro de qualidade
estabelecido para o julgamento de ações e de produtos realizados.
Por exemplo: precisão, clareza, coesão, rapidez, criticidade e
complexidade a partir dos quais o desempenho do aluno será avaliado.
Para isto, será necessário definir, previamente, um ou mais padrões
de desempenho do aluno no desenvolvimento da competência e a
organização de situações que lhe permitam demonstrá-la. Cada
professor tem definido os critérios, de acordo com os objetivos
previstos para cada conteúdo. Vale ressaltar que, para sistematizar
e, especialmente, organizar práticas avaliativas mais justas e
coerentes, definiu-se a Semana de Avaliação em cada bimestre (onde
os alunos realizam provas de todas as disciplinas, exceto, Artes,
Educação Física e Ensino Religioso).
Quanto a recuperação de
estudos, que diz a respeito que é direito daqueles que não
conseguiram aprender com os métodos adotados pela escola, em um
determinado tempo, terão uma nova oportunidade de aprender o
conteúdo que o mesmo não teve aproveito. As atividades de
recuperação ocorrerão concomitante com as atividades realizadas
pelo professor, como nova oportunidade de aprender e refazer /
realizar as atividades solicitadas.
De acordo com a LDB em
seus incisos IV e IX do art. 3º, a escola deve ter uma tolerância
conjunta com os educadores com aqueles alunos que algum momento do
processo de ensino aprendizagem tiveram algum tipo de dificuldade de
aprendizado. Temos que levar em consideração de que os alunos são
seres humanos e de repente em algum momento da fase de ensino
aprendizagem, eles não se adaptaram com a forma de ensino rotineiro
empregado pelo educador, sendo assim o professor deverá em conjunto
com a escola desenvolver algum método para acolher estes alunos com
problemas.
Ao referir se aos
docentes a lei recomenda aos estabelecimentos de ensino “prover
meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento” (inciso
V do art. 12), e aos docentes que devem zelar pela aprendizagem dos
alunos inciso III do art. 13. Também deve se estabelecer estratégias
de recuperação dos alunos com menor rendimento.
Considerando essas
questões, é que em julho de 2011, na Semana Pedagógica, foi
organizado um conjunto de reflexões sobre o processo de avaliação
que vinha sendo realizado na escola. Assim, a Equipe Pedagógica da
escola organizou uma atividade na qual os professores deveriam
responder a quatro questões:
1. O que é avaliação?
2. Qual o papel do
professor e do aluno no processo de avaliação?
3. Como realizar uma
avaliação que considere a aprendizagem do aluno?
4. O que é recuperação
de estudos?
O grupo de professores
participantes realizou a atividade, e o conjunto das respostas podem
ser conferidas no quadro a seguir:
PROFES-SOR
|
O
QUE É AVALIAÇÃO?
|
QUAL
O PAPEL DO ALUNO E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO?
|
COMO
REALIZAR UMA AVALIAÇÃO QUE CONSIDERE A APRENDIZAGEM DO ALUNO?
|
O
QUE É RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS?
|
Marilise
/ Arte
|
É
um processo de verificação se o que se propôs ensinar realmente
se concretizou – é dinâmico – o tempo todo.
|
Aluno:
aprender e Professor: ensinar
|
Levando
em conta o que o aluno sabia antes e a sua transformação no
sentido de absorver / reter os conteúdos e saber aplicá-los.
|
É
quando o professor percebe que a prática pedagógica que
desenvolveu não atingiu todos por igual, é uma retomada, às
vezes por outro caminho, de outra maneira. Reprovação não é
recuperação de estudos.
|
Marcia
/ Matemática
|
É
o diagnóstico não só estatístico do processo
ensino-aprendizagem, mas também um processo pedagógico.
|
Interação
e intervenção.
|
Provas,
trabalhos escritos e orais, pesquisa.
|
É
uma retomada de conteúdos, assim como oportuniza uma maior
absorção de conteúdos.
|
Silvana
/ Matemática
|
É
um processo que investiga a aprendizagem do aluno e do professor.
|
Analisar
quais os conteúdos que não foram assimilados.
|
Uma
avaliação individual que exija muita leitura e interpretação
além dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
|
Retomar
os conteúdos que não foram assimilados, de forma diferenciada,
principalmente com alunos que tem maior dificuldade.
|
Celia
/ Biologia
|
Processo
pelo qual se avalia o “aprendizado” adquirido pelo aluno.
|
Do
aluno, demonstrar o que assimilou e do professor, promover
(proporcionar) as diferentes formas de conteúdo.
|
Só
se fosse uma aula totalmente prática, que ele pudesse mostrar o
que realmente aprendeu.
|
Uma
maneira de proporcionar uma chance de o aluno alcançar o
objetivo.
|
Marion
/ Ciências
|
Um
instrumento que direciona a ação pedagógica do professor e
mostra para o aluno suas dificuldades e avanços
|
Do
aluno é demonstrar o que ele aprendeu, a sua capacidade, e do
professor, é direcionar o aluno na construção do seu
conhecimento.
|
A
avaliação deve trabalhar no aluno a linha de raciocínio das
aulas ministradas.
|
A
recuperação deve ser o momento de retomada de conteúdo, seguida
de um instrumento avaliativo do nível compatível ao que foi
ensinado.
|
Simone
/ Pedagoga
|
É
a percepção do quanto o indivíduo reteve de conhecimento
relacionado ao conteúdo trabalhado em sala.
|
O
papel do professor é de descobrir o quanto o aluno aprendeu a
partir do conteúdo trabalhado. E a do aluno é de fazer uma
auto-avaliação e perceber o que ele reteve e o que precisa
aprender mais.
|
Deve-se
elaborar uma avaliação de múltiplas questões dissertativas e
de redação.
|
É
uma chance a mais do aluno adquirir o conhecimento que não obteve
no momento oportuno.
|
Tiago
/ Inglês
|
Forma
de verificar o nível de aprendizado do aluno durante cada período
|
O
aluno deve transpor seu aprendizado mantendo sua postura
individual da disciplina. O professor deve manter sua posição
profissional avaliando todos os critérios ensinados.
|
Elaborando
questões mais abertas sobre o conteúdo com o que o aluno possa
ter mais liberdade de expressão em relação ao conteúdo,
tornando válido seu aprendizado.
|
Momento
para revisar o conteúdo dando ênfase a conteúdos específicos
de dificuldade do aluno.
|
Andreia
/ Ciências
|
É
uma forma de perceber o desenvolvimento do aluno e rever as
estratégias de ensino para o professor.
|
O
aluno deve rever os conteúdos, estudar e perceber suas
dificuldades, o professor deve auxiliar o aluno nessas
dificuldades e preparar uma avaliação significativa.
|
Que
apresente várias atividades durante o processo, diversificando as
estratégias.
|
É
rever as dificuldades dos alunos, retomando esses conteúdos.
|
Marilei
/ Língua Portuguesa
|
É
a verificação de ambas as partes sabendo o que o aluno não
compreender, para desta forma, o professor retorne a sala
didática, ou seja, sua prática pedagógica.
|
Ambos
estão inseridos no processo educativo, levando em conta que o
aluno tem sua individualidade, o professor a sua, mas que o
professor tem que ter o domínio de conteúdo e principalmente
domínio de classe, estes aliados ao respeito.
|
Não
deve ser para castigar, e sim para ensinar como. Com qualidade e
responsabilidade, porque é desta forma que formamos conceitos e
principalmente formamos seres humanos.
|
É
a retomada do que já foi ensinado, ou seja, mesmo feijão com
arroz com outro tempero.
|
Alberto
/ Informática
|
É
a verificação do aprendizado daquilo que foi proposto ou
ensinado.
|
O
aluno no processo de avaliação, tem o papel de fazer a avaliação
do que foi aprendido da matéria exposta durante as aulas.
|
Fazer
perguntas ao aluno sobre o assunto ministrado e verificar o quanto
o aluno absorveu de conhecimento.
|
É
uma forma de reavaliar o conhecimento do aluno, dando ao aluno a
oportunidade de melhorar a sua avaliação.
|
Marines
/ Língua Portuguesa
|
É
uma forma de demonstrar e analisar se o aluno está apto ou não
ao conteúdo aplicado.
|
Aluno
deve dessa forma mostrar seu conhecimento que lhe foi passado. O
professor ser criativo nas avaliações, fazendo com que desperte
cada vez mais o interesse do aluno.
|
Devemos
avaliar o aluno através da prova, mas também através de
trabalhos onde eles possam buscar novas informações para poder
explorar melhor os conteúdos.
|
É
uma maneira de fazer com que o aluno possa reforçar o conteúdo
estudado.
|
Priscila
/ Matemática
|
É
a maneira de medir o quanto o aluno aprendeu e desenvolveu durante
um certo tempo.
|
Aluno:
estudar, perguntar e tentar expor o que aprendeu.
Professor:
explicar, preparar as aulas, tentar motivar o aluno e despertar o
interesse, experimentando sempre que possível metodologia
diferentes de alguma que não deu certo.
|
A
avaliação dos alunos não deve somente ser realizada através da
prova, mas também de outras maneiras, em trabalhos e
apresentações, mas a prova deveria ter um peso maior, porque
muitos alunos nem se preocupam com ela, pois se ele fizer os
trabalhos e for bem o que ele diz: “não preciso estudar para
prova, pois não preciso de muita nota”.
|
É
a maneira de dar outra chance ao aluno, de tentar recuperar o
conhecimento que não foi adquirido durante o decorrer do
bimestre.
|
Aline
/ Química
|
Forma
de verificar nível de assimilação.
|
Ensinar
e aprender
|
Formas
diferenciadas do conteúdo.
|
O
nome já diz “recuperar conteúdo”.
|
Joceli
/ História
|
Uma
forma de avaliar o que o aluno aprendeu durante o ano letivo
(diagnóstico). Por isso é necessário utilizar vários
instrumentos e ser continua.
|
O
aluno comprometer-se com as diversas formas, onde demonstre as
suas reais dificuldades e aprendizagem. O professor, propiciar
diversas formas avaliativas de uma maneira que oportunize o aluno
a sua real condição.
|
Utilizando
vários recursos diferenciados e contínuos.
|
Uma
retomada de conteúdo diferenciada e continua.
|
André
/ Arte
|
É
um recurso pedagógico que visa avaliar o desempenho do aluno no
que diz respeito ao conhecimento formal adquirido em uma
determinada disciplina.
|
É
o papel do aluno e do professor no processo de avaliação é de
através da avaliações, medirem o grau de conhecimento adquirido
e juntos, a partir disto, buscar o crescimento ou melhor, a
compreensão do assunto.
|
Com
uma avaliação que leve em conta vários fatores como questões
de diferentes tipos como por exemplo: discursivas, análises,
práticas em sala de aula e desempenho do aluno no correr do
bimestre, além de buscar sempre coerência nas atividades com a
idade e o assunto em baila naquela determinada turma.
|
Uma
retomada dos conteúdos do bimestre para oportunizar do aluno uma
forma diferente de avaliação.
|
Rogério
/ Ciências
|
É
um meio de diagnosticar a aprendizagem do aluno.
|
O
aluno deve adquirir o conhecimento que lhe é proporcionado pelo
professor de maneira clara e abrangente dentro do contexto social.
|
A
avaliação deve ser de maneira continua considerando as
diferentes formas e meios de diagnosticar a aprendizagem.
|
Recuperar
os conteúdos que os alunos não conseguiram se apropriar.
|
Angélica
/ Matemática
|
É
um meio de diagnosticar a aprendizagem do aluno.
|
O
aluno deve adquirir o conhecimento que lhe é proporcionado pelo
professor de maneira clara e abrangente dentro do contexto social.
|
A
avaliação deve ser de maneira continua considerando as
diferentes formas e meios de diagnosticar a aprendizagem.
|
Recuperar
os conteúdos que os alunos não conseguiram se apropriar.
|
Dirlene
/ Química
|
É
um meio de diagnosticar a aprendizagem do aluno.
|
O
aluno deve adquirir o conhecimento que lhe é proporcionado pelo
professor de maneira clara e abrangente dentro do contexto social.
|
A
avaliação deve ser de maneira continua considerando as
diferentes formas e meios de diagnosticar a aprendizagem.
|
Recuperar
os conteúdos que os alunos não conseguiram se apropriar.
|
Rejane
/ Geografia
|
Trabalhar
o conteúdo programático (planejado) com os alunos fazendo com
que os mesmos venham a perceber um tempo e espaço a interpretar e
entender a realidade, no que aquele assunto irá ajudá-lo a
interagir como cidadão e qual a bagagem que ele levará para sua
vida como pessoa e no seu dia a dia.
|
Aprender
e ensinar um com o outro é onde se encontra a coletividade e a
percepção de que juntos podemos construir mais e melhor. Tornar
um veículo para melhor desenvolver a capacidade do aluno e
melhorar a relação da sociedade em geral.
|
Fazer
debates, realizar pesquisas, expor ideias e fazer perguntas,
trabalhar em grupos com temas diversificados para entender a ideia
de cada um, fazer anotações para levantar o objetivo que se quer
chegar, ou seja, o que realmente o aluno aprendeu.
|
Analisar,
repor conteúdo e dialogar com o aluno até que se perceba onde e
como fazer para ajudar o aluno a aprender e perceber o que se
utiliza ou não para seu aprendizado.
|
Elisa
/ Matemática
|
É
a forma de constatar o nível de conhecimento / entendimento do
aluno em relação ao conteúdo trabalhado. Também por meio da
avaliação, é possível constatar pontos que devem ser revistos,
e para tirar dúvidas e ampliar o conhecimento.
|
Aluno:
estudar sempre, não somente para a avaliação, tirar dúvidas,
expor o que aprendeu durante as aulas e expor o que aprendeu.
Professor:
Trabalhar de diversas formas o conteúdo para possibilitar ao
aluno que aprenda.
Obs.:
Se não houver interesse do aluno em aprender as diversas formas
de trabalhar o conteúdo, utilizadas pelo professor, torna-se se
praticamente nulas.
|
Uma
avaliação onde o aluno deva escrever o que aprendeu (ou não),
expor sua opinião (embora muitos não a tenham!)
|
Revisão
do conteúdo já trabalhado com uma metodologia diferente.
|
Vanessa
/ Sociologia
|
Uma
forma de confirmarmos se os alunos estão fixando os conhecimentos
passados em sala de aula. Dessa forma o professor pode ajustar
suas próximas aulas de acordo.
|
O
papel do professor é fazer uma (ou mais) avaliação que englobem
bem os conteúdos dados aos alunos. O papel do aluno é demonstrar
que está absorvendo as matérias que teve em aula.
|
A
avaliação deve conter diferentes tipos de questões e perguntas
para que os alunos demonstrem seu aprendizado de forma
consistente.
|
Uma
maneira de confirmar que os alunos com dificuldades possam obter
uma melhora em seus conhecimentos.
|
Ítalo
/ História
|
É
uma forma de consulta, feita pelo professor, onde o aluno
demonstra o que assimilou, absorveu e como ele interpretou o
conteúdo assimilado, bem como, se o conhecimento ajudou a
compreender o mundo científico, histórico e social.
|
O
aluno: como receptor das informações e se ele consegue
compreender o que é transmitido e capaz de aprimorar o conteúdo.
Professor:
Percebe se o método de transmissão está dando ou não
resultados. O que é preciso fazer para melhorar suas aulas.
|
Considerada
uma avaliação boa, permanente, o conteúdo deve ser bem
ministrado em sala, o aluno tem de sentir simpatia e gosto pela
matéria. E na avaliação o aluno tem que demonstrar o quanto ele
absorveu e foi útil para o seu crescimento intelectual.
|
É
revisar, voltar ao tema que não foi assimilado e/ou compreendido.
Às vezes consideramos como recuperação um item em que o aluno
“fracassou”, quando na verdade é mais um reforço ou
compreender onde falhou ou o que o professor deve melhorar.
|
Após as discussões, foi
definido coletivamente o processo de Avaliação do Colégio Zardo,
com o intuito de fortalecer procedimentos comuns e concretizar uma
linguagem única nesse quesito. Pressupõe-se que havendo uma unidade
de ação entre os professores, alunos e pais poderão ter claro como
se processa a avaliação e como se chega nas médias bimestrais.
O processo de avaliação
é simples e objetivo, válido para todas as disciplinas. A avaliação
de cada bimestre terá valor de 6,0 pontos. As atividades valem 2,0
pontos e o trabalho valerá 2,0 pontos. Essa distribuição de nota
organiza os registros no Livro de Registro de Classe e facilita a
distribuição de notas pelo professor, a assimilação do processo
pelos alunos e a compreensão do mesmo pelos pais.
Se o aluno falta no dia
da prova, o mesmo deverá apresentar justificativa. Tal justificativa
deve ser apresentada para a Equipe Pedagógica, que autorizará o
aluno a fazer a avaliação em outra data. A justificativa deve ser
registrada no Livro de Registro de Classe, pelo professor. A
realização da avaliação ocorrerá na aula seguinte do professor.
O trabalho entregue na
data marcada será avaliado em 100% do valor do mesmo. Se algum
trabalho for entregue na segunda data, o valor será menor, a
critério do professor, exceto se for apresentada uma justificativa
plausível.
Bimestralmente será
colocado em sala de aula um quadro no qual o professor agendará as
datas de avaliações e trabalhos. Os trabalhos e pesquisas são
importantes como forma de aprofundamento e continuidade do conteúdo
ministrado em aula pelo professor. Não deve ser utilizado como forma
de repor conteúdo, no caso do professor não “dar” tal conteúdo
na sala de aula. O professor deve fazer o encaminhamento de trabalhos
e pesquisa com antecedência, de forma clara e objetiva durante suas
aulas, repetindo quantas vezes forem necessárias para o entendimento
dos alunos. O professor deve sugerir fontes de pesquisa. Caso o aluno
não entregue o trabalho no prazo estipulado, a nota deve ser
parcial, exceto se o mesmo apresentar atestado médico ou
justificativa plausível de sua falta na data da entrega. Os
trabalhos devem ser entregues apenas para o professor solicitante
durante suas aulas, em hipótese alguma fora desse horário.
Dependendo do trabalho e do encaminhamento dado pelo professor, devem
seguir as normas da ABNT. Em todo caso, todos os trabalhos escolares
solicitados aos alunos devem ter capa e folha de rosto. O professor
deve estabelecer o valor e deixar claro os critérios (por escrito)
no roteiro do trabalho. Os professores devem exigir que, quando se
tratar de pesquisa, todos os trabalhos devem seguir das normas da
ABNT contidas na agenda escolar. A forma de ser entregue (manuscrito
ou digitado) fica a critério do professor, sendo isso explicitado
nas orientações. Cada item do trabalho deve ser avaliado, ou seja,
atribuir nota a cada parte solicitada: capa, folha de rosto,
introdução, desenvolvimento, conclusão, etc. O conteúdo do
trabalho deve ser trabalhado pelo professor e cobrado na prova. Não
permitir que alunos façam, durante a aula, o trabalho de outro
professor/disciplina. Cada trabalho solicitado pelo professor deve
ser deixado na Sala do xeróx. No roteiro deve conter o conteúdo a
ser pesquisado, bem como as orientações gerais e os critérios
estabelecidos pelo professor. Em cada bimestre, no mínimo 01
trabalho deve ser solicitado.
Ao final de cada bimestre
será realizado o Conselho de Classe. Os critérios existentes para
análise do desempenho do aluno são quatro: indisciplina e
displicência, faltas excessivas, dificuldade de aprendizagem e não
realização as atividades. Como encaminhamento geral estão
definidos quatro questões: FICA, chamamento da família, trabalho
com a turma e conversa individual. Haverá um pré-conselho
individual entre professor e equipe pedagógica, no qual o professor
abordaria a sua disciplina em relação ao desempenho do aluno, na
turma em que atua como professor monitor.
Sobre a folha da prova,
toda prova só será impressa se constar o cabeçalho padrão do
colégio. O cabeçalho fica à disposição do professor no
computador da sala dos professores e da equipe pedagógica, por
e-mail e na página web do colégio. Com antecedência de 05 dias, o
professor deve apresentar uma cópia da prova para ser vistada. Esta
é uma forma de acompanhar o trabalho do professor com o conteúdo e
a avaliação, bem como o cumprimento do previsto no Plano de
Trabalho Docente. Todas as provas do bimestre e de recuperação
devem passar pela Equipe pedagógica. Cada prova deve conter questões
diversificadas, sendo no mínimo 03 tipos de questões. Na prova deve
constar de 05 a 10 questões. O valor de cada questão deve constar
na folha da prova.
CONCEPÇÃO DE
AVALIAÇÃO NA PROPOSTA CURRICULAR DO COLÉGIO ZARDO
A fim de compreender o
processo de avaliação como processo pedagógico que ocorre em todos
os momentos da aula, segue a concepção presente em cada uma das
disciplinas do currículo:
DISCIPLINA
|
CONCEPÇÃO
DE AVALIAÇÃO
|
Arte
|
A
concepção é diagnóstica e processual. É diagnóstica por ser
a referência do professor para planejar as aulas e avaliar os
alunos; é processual por pertencer a todos os momentos da prática
pedagógica.
A
avaliação é “contínua e cumulativa do desempenho do aluno,
com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas
finais”, almeja “o desenvolvimento formativo e cultural do
aluno” e deve “levar em consideração a capacidade
individual, o desempenho do aluno e sua participação nas
atividades realizadas”.
O
professor deve fazer um levantamento das formas artísticas que os
alunos já conhecem e de suas respectivas habilidades, como tocar
um instrumento musical, dançar, desenhar ou representar. Durante
o ano letivo, as tendências e habilidades dos alunos para uma ou
mais áreas da arte também devem ser detectadas e reconhecidas
pelo professor.
|
Biologia
|
A
avaliação vista como um instrumento diagnóstico em que não
somente o aluno é avaliado e sim também a prática pedagógica
do professor remete a pensar que a mesma não é somente um
instrumento classificatório, isto é, que serve somente para
apontar se o aluno foi ou não capaz de alcançar uma boa nota. E
sim para diagnosticar dificuldades que possam ser sanadas com a
revisão da própria metodologia do professor, buscando a retomada
de conceitos e conhecimentos produzidos em sala de aula.
Compreendemos
a necessidade de que a avaliação seja processual, contínua e
cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos.
|
Ciências
|
A
avaliação na disciplina de Ciências deve ser diversificada, num
processo “contínuo e cumulativo, com prevalência dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos”.
A
avaliação não pode ter caráter exclusivamente mensurável ou
classificatório, visto que o ensino de Ciências deve respeitar e
valorizar a realidade do educando em todos os seus aspectos,
principalmente naqueles que deram origem à sua exclusão do
processo educativo.
Valorizar
os acertos, considerando o erro como ponto de partida para que o
educando e o educador compreendam e hajam sobre o processo de
construção do conhecimento, caracterizando-o como um exercício
de aprendizagem.
|
Educação
Física
|
A
Avaliação da Educação Física é somativa, diagnóstica e
contínua, onde a primeira fonte de avaliação que usaremos é
reconhecer as experiências corporais e o entendimento prévio por
parte dos alunos sobre o conteúdo que será desenvolvido, sendo
que o processo de aprendizagem do aluno, não levará em conta o
aspecto quantitativo de mensuração de rendimento, que era uma
prática do tecnicismo ao qual tentamos romper.
É
imprescindível utilizar instrumentos que permitam aos alunos se
autoavaliarem, reconhecendo seus limites e possibilidades, para
que possam ser agentes do seu próprio processo de aprendizagem.
A
avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem, devendo
sempre ser um processo continuo, permanente e cumulativo, não
deixando no entanto de dialogar sobre as estratégias
didático-metodológicas.
|
Ensino
Religioso
|
É
um elemento que faz parte do processo educativo da disciplina do
Ensino Religioso.
O
objetivo central da avaliação do Ensino Religioso é verificar
se o aluno está assimilando os conteúdos e se é capaz de
descrever as principais formas de manifestações religiosas da
sociedade.
Deve-se
levar em conta que não é aferido nenhuma nota ou conceito, pois
essa matéria não implica em aprovação ou reprovação. A
avaliação apenas se restringe em verificar se o aluno se
apropriou dos conteúdos ministrados pelo professor em sala de
aula.
|
Filosofia
|
A
avaliação no ensino de Filosofia pauta-se numa concepção
formativa e continuada, onde os objetivos da disciplina estejam
afinados com os critérios de avaliação propostos pelo professor
em sala de aula. É concebida na sua função diagnóstica e
processual, isto é, tem a função de subsidiar e redirecionar o
curso da ação no processo ensino-aprendizagem.
Concebendo
a avaliação como mecanismo de transformação social e
articulando-a aos objetivos da disciplina, pretende-se a
efetivação de uma prática avaliativa que vise “desnaturalizar”
conceitos tomados historicamente como irrefutáveis e propicie o
melhoramento do senso crítico e a conquista de uma maior
participação na sociedade.
|
Física
|
A
avaliação deve levar em conta a apropriação dos conceitos,
leis e teorias que compõem o quadro teórico da Física pelos
estudantes estando de acordo com o Projeto Político Pedagógico.
Isso pressupõe o acompanhamento constante do progresso do
estudante quanto à compreensão dos aspectos históricos,
filosóficos e culturais, da evolução das ideias em Física e da
não-neutralidade da ciência.
Inicialmente,
é preciso identificar os conhecimentos dos estudantes, sejam eles
espontâneos ou científicos, pois ambos interferem na
aprendizagem, no desenvolvimento dos trabalhos e nas
possibilidades de revisão do planejamento pedagógico.
Embora
o sistema de registro da vida escolar do estudante esteja centrado
em uma nota para sua aprovação, a avaliação será um
instrumento auxiliar a serviço da aprendizagem dos alunos, cuja
finalidade é sempre o seu crescimento e sua formação.
A
avaliação deve ter um caráter diversificado, sendo processual,
cumulativa e contínua.
|
Geografia
|
A
avaliação é parte do processo de ensino-aprendizagem e, por
isso, deve servir não apenas para acompanhar a aprendizagem do
aluno, mas também o trabalho pedagógico do professor.
Ela
não serve apenas para definir uma nota ou estabelecer um
conceito, mas deve priorizar a qualidade e o processo de
aprendizagem, ou seja, o desempenho do aluno ao longo do ano
letivo.
É
formativa e por isso deve ser diagnóstica e continuada, pois
aponta as dificuldades ao longo do processo, possibilitando assim
a intervenção pedagógica de acordo com os resultados que vão
se apresentando.
O
professor deve observar, então, se os alunos compreendem e
utilizam os conceitos geográficos e as relações espaço-tempo e
sociedade no sentido de formar um cidadão que conheça os
diferentes fenômenos geográficos e o relacionamento homem
natureza na aldeia global.
|
História
|
A
avaliação deve
privilegiar
a articulação conteúdo/forma.
É
diagnóstica, permanente, continua, além de cumulativa e
qualitativa. Ajuda a verificar se o aluno estabelece relações
entre os conteúdos selecionados, a sua realidade e a realidade
dos outros homens.
No
processo de avaliação é importante considerar o conhecimento
prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos e relacioná-los
com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
O professor deve identificar a apreensão de conteúdos, noções,
conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos
estudantes, comparando o antes, o durante e o depois.
A
avaliação
posta dessa forma proporciona o valor (nota) uma nova dimensão
no processo de ensino aprendizagem, pois ele apenas representa o
julgamento realizado.
|
Inglês
|
A
avaliação corresponde a uma determinada forma de olhar a questão
pedagógica, o desenvolvimento do aluno e a construção do
conhecimento. A avaliação será somatória e contínua,
efetivada pela compreensão do que se quer que o aluno aprenda,
estabelecendo com clareza a proposta de trabalho dirigida aos
mesmos. Espera-se que o aluno seja capaz de entender as relações
entre as partes do texto; distinguir as ideias principais das
ideias secundárias (detalhes);
tolerar
ambiguidade no texto; parafrasear;
usar o
contexto para construir o significado e chegar à compreensão;
continuar
a leitura mesmo quando não obtiver sucesso, ao menos por alguns
momentos.
È
importante que o aluno tenha um posicionamento argumentativo e
crítico em relação a sua leitura compreensiva do texto
reconhecendo os diferentes tipos de textos.
|
Língua
Portuguesa
|
A
avaliação formativa considera que os alunos possuem ritmos e
processos de aprendizagem diferentes e, por ser contínua e
diagnóstica, aponta dificuldades, possibilitando que a
intervenção pedagógica aconteça a todo tempo. Informa ao
professor e ao aluno acerca do ponto em que se encontram e
contribui com a busca de estratégias para que os alunos aprendam
e participem mais das aulas.
Com
o uso da língua oral e escrita em práticas sociais, os alunos
são avaliados continuamente em termos desse uso, pois efetuam
operações com a linguagem e refletem sobre as diferentes
possibilidades de uso da língua, o que lhes permite o
aperfeiçoamento linguístico constante, o letramento.
Em
nossa escola de avaliação é processual, diagnóstica, continua
e cumulativa.
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Matemática
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A
avaliação tem como objetivo fundamental fornecer informações
sobre como está se realizando o processo ensino – aprendizagem
como um todo, isto é, abrange a atuação do professor, o
desempenho do aluno e também os objetivos, metodologia,
conteúdos, recursos pedagógicos e tecnológicos, estrutura e
funcionamento da escola e do sistema de ensino.
Ela
deve ser contínua, dinâmica e com frequência informal, para
que, por meio de uma série de observações sistemáticas, se
possa emitir um juízo de valor sobre a evolução do aluno no
aprendizado da matemática e tomar as atitudes necessárias.
A
avaliação do desempenho dos alunos tem como finalidades em
relação ao aluno:
verificar
e medir seu conhecimento matemático; acompanhar o desenvolvimento
de seus procedimentos matemáticos; observar sua postura diante da
matemática e possibilitar a reflexão sobre os seus êxitos e
dificuldades e em relação ao professor: colher informações
para orientação e tomada de decisões em relação à atuação
docente e identificar as áreas em que alguns alunos apresentam
dificuldades e reorientar o trabalho.
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Química
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A avaliação deverá
manter um caráter contínuo e diagnóstico, possibilitando novos
direcionamentos da metodologia, além de ser um meio para o
professor melhorar sua prática pedagógica.
É entendida como
processo, portanto, deverá ser contínua e promover uma constante
elaboração/reelaboração do conhecimento produzido por alunos e
professores.
A
avaliação deve ser concebida na sua função diagnóstica, isto
é, ela não possui finalidade em si mesma, mas tem por função
subsidiar e até mesmo redirecionar o curso da ação do processo
ensino-aprendizagem, tendo em vista garantir a qualidade do
resultado que educador e educando estão construindo
coletivamente.
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Sociologia
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A
avaliação deve propiciar a verificação da apreensão de alguns
conceitos básicos da ciência sociológica, articulados com a
prática social; da capacidade de argumentação fundamentada
teoricamente; da clareza e coerência na exposição das ideias,
sejam no texto oral ou escrito.
Acompanham
as práticas de ensino e de aprendizagem da disciplina a reflexão
crítica dos debates, análises de textos ou filmes, a
participação nas pesquisas de campo ou na produção de textos
que demonstrem a capacidade de articular teoria e prática.
Podem
ser de várias formas, desde que os objetivos de apreensão,
compreensão, reflexão sobre os conceitos e teorias e a
construção do pensamento sociológico pelos alunos possam ser
analisados.
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Esse conjunto de
concepções expressa as opções teóricas que embasam os
posicionamentos e práticas de avaliação no Colégio Zardo. Com
isso, constitui a vivência diária em que a avaliação respeita as
legislações e as orientações da mantenedora, sendo, portanto: uma
das dimensões que compõem o processo pedagógico, existindo de
forma diagnóstica,
processual, diversificada, somativa contínua, formativa, continuada
e cumulativa.
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