quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PRESENÇA DOS PAIS NA ESCOLA: Atendimento, informação e formação para uma escola melhor

Alexandro Muhlstedt

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos tem apresentado um papel importante no desempenho escolar. O diálogo entre a família e a escola, tende a colaborar para um equilíbrio no desempenho escolar, o que é possível considerar que a criança e os pais trazem consigo uma ligação íntima com o desempenho.
Tendo em vista essa premissa, desde 2009, optamos por reorganizar as ações referentes ao atendimento aos pais no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, em Curitiba..
Definimos 4 momentos anuais de encontro entre direção, equipe pedagógica e professores com os pais a fim de repassar informações gerais sobre a escola, "ensinando" pais e responsáveis sobre o funcionamento da escola, desde as regras do cotidiano aos alunos, até aspectos como avaliação da aprendizagem e recuperação de estudos. Ou seja, buscamos colocar os pais a par do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar.
Um outro momento definido aos pais é o encontro da Comissão de Pais sobre o PPP, onde pais, de diferentes turmas, discutem e apresentam opiniões sobre os problemas da escola e quais as possíveis intervenções.
Em 2009, iniciamos as pesquisas de coleta de dados, a fim de receber dos pais um feedback de suas percepções sobre a escola e assim, termos subsídios para o melhoramento do atendimento.
Na primeira pesquisa, perguntamos aos pais / responsáveis sobre aquilo que é importante na educação dos seus filhos quais são, na sua opinião, os principais problemas no Colégio. Participaram 458 pais / responsáveis e as respostas foram as seguintes:

Gráfico 1: O que é importante na educação escolar

Gráfico 2: Principais problemas no Colégio Zardo

Na segunda pesquisa, perguntamos sobre os melhores momentos para marcarmos reuniões de pais e responsáveis e qual o papel da escola. Participaram 965 Pais / Responsáveis.
Os dados podem ser observados no gráfico a seguir.
Gráfico 3: Melhor horário de Reunião de Pais

Gráfico 4: Principal função da escola

Na terceira pesquisa, já em 2010, questionamos sobre qual é o problema mais grave e que deve ser combatido pela Equipe Escolar. Participaram 879 Pais / Responsáveis.

Gráfico 5: Problema a ser combatido pela Equipe Escolar

Na quarta pesquisa, ainda em 2010, perguntamos sobre quais ações podem existir na escola para lidar com o problema da indisciplina. A primeira pergunta foi “Que sugestões pode nos oferecer para resolver os problemas de indisciplina, mau comportamento e falta de respeito na turma de seu filho?” E a segunda pergunta foi: “Que ações poderiam ser desenvolvidas aos alunos que continuam a causar problemas (que não cumprem as regras da escola, nem as obrigações de aluno)?”.
Também solicitamos informação sobre o ensino oferecido no Colégio.

Gráfico 6: Opinião sobre o ensino oferecido no Colégio Zardo

Em 2011, na quarta pesquisa, solicitamos informações sobre a saúde dos alunos.
Basicamente, nas reuniões oficiais, uma em cada bimestre, mantemos os pais informados sobre as rotinas da escola e solicitamos suas opiniões a respeito.
Nos momentos pontuais de presença dos pais, temos o atendimento cujos pais foram chamados a comparecer à escola ou que vieram espontaneamente conferir desempenho e rendimento dos seus filhos.
De modo geral, a comunicação dos pais com os professores tem sido incentivada por meio de bilhetes e solicitações na agenda escolar, ou caderno do aluno.
Esse modo, tendo em vista que temos uma comunidade de pais e responsáveis alfabetizados, torna-se mais fácil manter esse tipo de vínculo.
Compreendemos que os pais são os responsáveis legais e morais pela educação dos seus filhos. Parece razoável esperar que pais e professores sejam parceiros, pois querem o melhor para suas crianças: o sucesso escolar. A participação dos pais na escola, acompanhado de regras determinadas previamente em comum acordo, tem se mostrado muito importante. O apoio e a presença, atrelado ao conhecimento de como a escola funciona, colabora para um ambiente mais favorável para a aprendizagem.
Segundo López (2002, p. 75):"[...] a participação dos pais no sistema educacional, como toda participação social equivalente, tem a dupla perspectiva de colaboração e controle. Com a primeira se potencializam os recursos e as ações da escola, enquanto com o controle se estimula a melhora de qualidade da educação escolar."
Assim, baseados nas experiências anteriores, esperamos intensificar as atividades que envolvem pais na escola, a fim de tornar nosso ambiente cada vez mais propício para a construção do conhecimento.
Temos notado que os pais precisam trabalhar, e muito, para que possam atender as necessidades básicas da sua família, entretanto, precisam encontrar tempo livre para dividir com seus filhos, na elucidação de tarefas escolares, no lazer, descobrindo e transformando a personalidade e o caráter dos mesmos. O acompanhamento periódico dos pais na escola é fundamental para as mudanças no processo pedagógico e na cobrança de uma educação de qualidade.
A família deve, portanto, se esforçar em estar presente em todos os momentos da vida de seus filhos. Presença que implica envolvimento, comprometimento e colaboração. Deve estar atenta a dificuldades não só cognitivas, mas também comportamentais. Deve estar pronta para intervir da melhor maneira possível, visando sempre o bem de seus filhos, mesmo que isso signifique dizer sucessivos “nãos” às suas exigências. Em outros termos, a família deve ser o espaço indispensável para garantir a sobrevivência e a proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como se vêm estruturando (KALOUSTIAN, 1988).
Para as reuniões de Pais / Responsáveis definimos os procedimentos a serem implementados:
  • Encaminhamento de Comunicado escrito (informando dia, horário, local e assuntos a serem tratados) por meio de alunos. Tal comunicado deve retornar com a assinatura da família, inclusive explicando, no caso de não comparecer, os motivos da ausência.
  • Conferir durante toda a semana, por meio de assinatura dos alunos, o retorno dos comunicados. Garantir que todos os alunos apresentem o protocolo com assinatura da família (via agenda).
  • Levantamento de dados constando a quantidade de comunicados que retornaram, quantos pais comparecerão e quantos não virão e por quais motivos.
  • Definição de pauta comum e organização das salas aonde os pais serão recepcionados, sendo que a reunião serão conduzida pelos professores. Antes, porém, na quadra da escola, por 15 minutos, a Diretora geral dará as boas vindas e reforçará a importância da participação da família na vida escolar, bem como solicitar a adesão dos pais para auxiliar na melhoria do espaço escolar.
  • A pauta é composta por assuntos gerais, priorizando aqueles que explicam o funcionamento da escola: as regras gerais, o sistema de avaliação, a metodologia, as atividades previstas, etc. Evita-se “dar bronca” nos pais, fazer “jogo de culpa”, expor alunos, insistir no que ocorre de negativo.
  • Solicitar sugestões e opiniões dos pais, anotando o que for dito.
  • A realização, na sequência, do encontro dos professores e pedagogos tem como objetivo socializar e organizar as “falas” dos pais”. A partir daí, se estabelece o termômetro de pontos de vistas, opiniões e olhares dados pelas famílias àquilo que seus filhos estão vivenciando.
  • Implementação de questionário ao pais, perguntando sobre ensino, aprendizagem, educação e comportamento.
  • Tabulação dos dados e elaboração de gráficos a partir das respostas dos pais.
  • Reuniões para orientar sobre matrícula, Estatuto da Criança e do Adolescente - artigo 53.
  • Encontro, no turno da noite, para orientações sobre Estatuto da Criança e do Adolescente – artigo 129, atividades de último bimestre e entrega de boletins.
  • Encontro com os pais, no início do terceiro bimestre, onde Pais / Responsáveis e Alunos que não tenham obtido bons resultados nos 1º e 2º bimestres participam juntos de orientações para melhoria de desempenho e rendimento. Ao final do encontro, escrevem Termo de Compromisso e quais ações ocorrerão para a melhoria acontecer. Pais assumem o dever de acompanhar seus filhos, mediante comunicado por escrito, via agenda, com os professores das disciplinas de menor rendimento.
  • Aproximações e relacionamento com os pais em todos os momentos da escola, comunicando-se por meio de telefonemas e bilhetes escritos na agenda do aluno. Por isso, a organização de lista com números de telefones para comunicação com a família.
Com todas essas estratégias, pretendemos implementar cada vez mais, de modo organizado e claro, tanto o atendimentos e quanto as reuniões de Pais / Responsáveis.
Acreditamos que a parceria, uma vez estabelecida, reflete num maior empenho e envolvimento dos Pais / Responsáveis na educação escolar d seus filhos, nossos alunos.
Finalmente, na relação família / escola, um sujeito sempre espera algo do outro. E para que isto de fato ocorra é preciso que sejamos capazes de construir de modo coletivo uma relação de diálogo mútuo, onde cada parte envolvida tenha o seu momento de fala, onde exista uma efetiva troca de saberes. A construção dessa relação implica em uma capacidade de comunicação que exige a compreensão da mensagem que o outro quer transmitir, e para tanto, se faz necessário, a competência e o desejo de escutar o que está sendo expresso, bem como a flexibilidade para apreender ideias e valores que podem ser diferentes dos nossos.
Por parte da escola: respeito pelos conhecimentos e valores que as famílias possuem, evitando qualquer tipo de preconceito e favorecendo a participação dos componentes da instituição familiar em diferentes oportunidades, estimulando o diálogo com os pais e possibilitando-lhes, também, obter um ganho enquanto sujeitos interessados em evoluir e se aperfeiçoar e como seres humanos e cidadãos compromissados com a transformação da realidade.

Referências Bibliográficas

COLÉGIO ZARDO. Projeto Político Pedagógico, Curitiba: 2009.
GOKHALE, S. D. A família desaparecerá? In Revista Debates Sociais nº 30, ano XVI. Rio de Janeiro, CBSSIS, 1980
KALOUSTIAN, S. M. (org.) Família brasileira, a base de tudo. São Paulo: Cortez;
Brasília, DF: UNICEF, 1988.
LÓPEZ, J. S. Educação na família e na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2002.



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