Alexandro Muhlstedt
INTRODUÇÃO
No
mês de maio de 2012 ocorreu o segundo momento de reuniões de pais e
responsáveis no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de
Curitiba. Nessas reuniões, feitas no período noturno, busca-se
estabelecer um vínculo aproximativo da escola com os pais permeado
pelo diálogo, apresentação de problemas e busca de soluções. É
um trabalho que vem ocorrendo desde 2009, sendo coordenado pela
Direção da escola e implementado pela Equipe Pedagógica e
Docente.A opção por reuniões no período noturno é resultado de
pesquisa implementada anteriormente em que a maioria dos pais tem
mais disponibilidade de participar de reuniões escolares à noite. A
pauta é definida nas reuniões da Direção com Equipe Pedagógica,
sendo que cada momento é fotografado e postado no blog da Pedagogia:
www.pedagogiazardo.blogspot.com.
Nessa etapa pesquisou-se opiniões dos pais sobre comportamentos dos
alunos e solicitou-se questões da escola que geram satisfação aos
pais.
1.
A Equipe Pedagógica na escola e os Atendimentos
O
Colégio Zardo dispõe de diversos atendimentos Pedagógicos
realizado por oito pedagogos, distribuídos nos três turnos, prontos
para resolver os problemas que envolvam alunos e seus pais ou
responsáveis, em qualquer necessidade. Basicamente, no âmbito de
atendimento, os pedagogos realizam as seguintes atividades:
- Atendimento aos alunos e pais que procuram a Equipe Pedagógica da escola, resolvendo o que for de sua alçada e encaminhando os demais casos aos setores competentes.(Direção, Biblioteca, Secretaria, etc);
- Atendimento aos alunos, pais e responsáveis, ouvindo suas considerações, críticas e sugestões quanto ao trabalho docente e fazendo os devidos encaminhamentos;
- Atendimento ao aluno que não respeita as normas da escola dentro da sala de aula, sendo que o professor preenche a Ficha de Ocorrência e o mesmo é encaminhado ao setor pedagógico que faz as devidas orientações;
- Atendimento ao aluno reincidente de problema disciplinar, sendo este acompanhado pelo aluno monitor até sala da Equipe Pedagógica que faz as orientações necessárias, em seguida a família é chamada a comparecer à escola;
- Atendimento ao aluno que não acompanha as atividades escolares sendo que a equipe pedagógica verifica o que está ocorrendo e faz as orientações necessárias;
- Atendimento aos alunos de inclusão realizando a mediação entre o professor e a família.
A
escola conta com uma equipe coesa e ousada. Coesa, capaz de trabalhar
por objetivos comuns, ou seja, conseguir com que todos os alunos
estejam comprometidos com os mesmos propósitos, cumprir com as
regras escolares e principalmente em aprender a aprender. Ousada no
sentido de fazer diferente e melhor e assim transformar a prática, a
escola, as pessoas.
Esta Equipe é
responsável por implementar o calendário de reunião de pais, bem
como articular o envio do comunicado, o recolhimento do protocolo
deste, o levantamento dos pais presentes e ausentes e a aplicação
da pesquisa.
Dessen e Polonia (2007,
p. 27) descrevem a escola como um ambiente multicultural, no qual
convergem atividades diversas, regras e valores, conflitos, problemas
e diferenças, assim como, laços afetivos e o preparo para a
inserção do indivíduo na sociedade. Consideram que tanto a família
como a escola podem funcionar como propulsores ou inibidores da
aprendizagem, dependendo da qualidade e funcionamento de cada uma e a
interação entre ambas. Por isso, realizar o atendimento adequado a
cada situação que ocorre no cotidiano escolar é contribuir para a
aproximação e confiança da família na instituição.
2.
A Reunião de Pais no Colégio Zardo
A
reunião de pais no Colégio Zardo não é entendida como um mero
evento protocolar para dar algumas satisfações aos pais, mas sim
como um dos momentos para reavivar o papel social da escola. O
objetivo das reuniões de pais no Colégio Zardo é compartilhar
interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno,
pois entende-se que a relação entre a escola e os pais deve ser de
parceria.
Sabe-se o quanto é
importante a participação dos pais dos alunos no desempenho escolar
e que a comunidade tem um papel importante na construção da
autonomia da escola, porque essa ocorrerá na medida em que a escola
esteja a serviço dos interesses autênticos da população.
Os
pais e os alunos, como usuários da escola, são capazes de apontar
problemas e dar sugestões para a resolução dos mesmos. No Colégio
Zardo a participação dos pais não é encarada como sendo
debilidade, último recurso quando as coisas não andam bem (mau
comportamento ou notas baixas), ou como necessária apenas nos
eventos festivos promovidos pela escola. A interação é uma
possibilidade de enriquecimento mútuo e de ampliação do espaço
democrático na escola.
Afinal,
o aluno cuja família participa de forma mais direta no cotidiano
escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais
estão ausentes do seu processo educacional. Ao conversarem com o
filho sobre o que acontece na escola, cobrarem dele e ajudarem a
fazer o dever de casa, falarem para não faltar à escola, tirar boas
notas e ter hábitos de leitura, os pais contribuem para a obtenção
de notas mais altas. Além disso, reduz a evasão escolar e a
depredação da escola.
Nessas
reuniões os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e,
assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os
profissionais da escola. Também são informados das ações da
escola, bem como respondem a pesquisas e questionários sobre
assuntos educacionais.
Do ponto de vista social,
estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e,
consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande.
Afinal, é importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem
experiências.
3.
O mês de maio de 2012 e o segundo momento de Reunião de Pais
Entre
os dias 07 a 10 de maio de 2012 ocorreu o segundo momento de Reunião
de Pais no Colégio Zardo. O
primeiro ocorreu em fevereiro e tinha a intenção de informar os
pais sobre o ano letivo de 2012, entregar os livros didáticos e
colher assinaturas para a permissão da Revista Preventiva pela
Patrulha Escola Comunitária.
A
Direção e Equipe Pedagógica decidiram realizar duas reuniões em
cada uma
das
datas,
no turno da noite, e uma reunião no sábado de manhã, dia 12 de
maio. No caso das reuniões da noite, o primeiro grupo foi
recepcionado das 19h às 20h30, e o segundo, das 20h40 às 22h.
O
objetivo de dividir os pais em grupos menores foi o de atender com
mais qualidade os pais cujos filhos estudam numa mesma série e
turno. Assim, a interação entre os pais cujos filhos estudam juntos
seriam incentivada.
Data
|
Grupo 1
|
Grupo 2
|
07 de maio
|
às
19h: 6º e 7º Anos
|
às
20h40: Ensino Médio Informática e Ensino Médio Tarde
|
08 de maio
|
às
19h: 8º e 9º Anos
|
às
20h40: 1ª Séries Manhã
|
09 de maio
|
às
19h: 2ª Séries Manhã
|
às
20h40: 3ª Séries Manhã e Ensino Médio Meio Ambiente
|
10 de maio
|
às
19h: Ensino Médio Noite Regular e Integrado
|
às
20h40: Ensino Médio Noite / Subsequente
|
12 de maio
|
das 10h30 às 12h:
Pais de todas as turmas que não compareceram
|
Tabela
1: Cronograma da
2ª
Reunião
de Pais
Como
pauta geral, ficaram decididos os seguintes assunto: Orientações
sobre a Gincana Cultural, Parecer geral das turmas no 1º Bimestre,
Pesquisa sobre comportamento dos alunos e Entrega do Boletim de
notas.
A
partir do dia três de maio iniciou-se o envio do comunicado da
reunião de pais, por meio dos alunos. Estes foram orientados a
apresentar o comunicado aos pais e solicitar a assinatura dos mesmos.
Ao receber o comunicado, o aluno assinou
uma
lista assumindo
o compromisso de entregar
o protocolo no qual os pais assinaram,
informando seu comparecimento. Caso os pais não pudessem
comparecer, deveriam
escrever o motivo da ausência. 93%
dos alunos devolveram o protocolo.
4.
A Pesquisa realizada junto aos Pais – Questões Fechadas
Um dos problemas mais
complexos vivenciados pela escola – a indisciplina – tem se
caracterizado como fonte profunda de estresse nas relações
interpessoais, especificamente ao associar-se a situações de
conflito no interior da sala de aula. A indisciplina gera, ainda,
dificuldades para o desenvolvimento da aprendizagem. Desordens,
ofensas verbais, atitudes de grosseria, enfim, aquilo que se
caracteriza de forma geral, como “falta de respeito” pode ser
denominado indisciplina.
Nas
reuniões que ocorreram entre 07 e 12 de maio, foi aplicado aos pais
um questionário sobre a questão de comportamento dos alunos. Foram
duas questões, com 06 alternativas em cada uma delas, sendo
respondidas por 487 pais.
Segue o resultado das
respostas dos pais:
Gráfico 1: Ações
para resolver problemas de mau comportamento do aluno
Gráfico 2: Ações
para alunos reincidentes em problemas disciplinares
Pode-se
perceber que a maioria dos pais quer ser avisada sobre os problemas
que envolvem o comportamento de seus filhos em sala de aula e, ainda,
espera ser cobrada a cumprir seu papel de educar em casa.
Para
isso, a maioria considera que é preciso haver regras rígidas na
escola para fazer cumprir os ensinamentos de boa educação e
respeito ao próximo, bem como acompanhar de perto os alunos,
conscientizando-os de seu papel.
Na
escola, uma alternativa é realizar o diálogo sério, “olho no
olho”, dando espaço para que os alunos também sejam ouvidos e
levados a perceber a necessidade de serem responsáveis. É a questão
de estabelecer limites, negociar a melhor maneira de alcançar os
objetivos a que se propõem, perceber-se como integrantes de um grupo
organizado, onde cada um tem seu espaço, seus direitos e seus
deveres, e também tem a responsabilidade de respeitar os limites
desse espaço para não prejudicar o espaço do outro. E é
justamente por isso que a Equipe Pedagógica organiza-se num conjunto
de atendimentos (descritos anteriormente) com intuito de concretizar
o espaço de diálogo e conscientização.
5.
A Pesquisa realizada junto aos Pais – Questão Aberta
Além
das questões sobre o comportamento dos alunos, a pesquisa também
quis saber sobre as ações da escola que deixam os pais satisfeitos.
Sabe-se que a educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o
familiar e que a interação entre ambos é muito importante para o
sucesso do processo ensino-aprendizagem. É por isso que esse tipo de
pesquisa é feita junto aos pais, pois a escola se interessa em fazer
levantamentos precisos sobre as opiniões e posicionamentos dos pais
ante a questões que envolvem a escola, a educação e os processos
de ensino aprendizagem.
Os
pais que participam das reuniões na escola conhecem e acompanham
melhor o trabalho da escola e, além disso, supervisionam os estudos,
o cumprimento de tarefas e também os progressos e dificuldades de
seus filhos. Essa participação na vida escolar possibilita uma
revalorização do saber e os filhos compreendem que estudar é
importante. Tendo mais contato com o trabalho que a escola
desenvolve, os pais compreendem melhor as dificuldades e os
empecilhos que existem no processo de ensinar e aprender, tornando-se
mais aptos a colaborar. E há um resultado positivo, que é indireto,
que, quando demonstram confiar na escola, os pais ajudam a
reconstruir a autoridade do professor, hoje um item fundamental para
que a aprendizagem possa ocorrer. Pois quando os alunos não confiam
e/ou não respeitam os docentes, não aprendem. Os questionários,
então, são ferramentas que ajudam a ouvir as famílias, compreender
os anseios e, a partir disso, tomar decisões para melhoria da escola
como um todo.
A
seguir, o resultado das opiniões dos 519 pais que responderam a
questão sobre as ações da escola que consideram positivas. Após
estudo, foi possível agrupar as respostas dos pais em sete
categorias. Essas categorias são aspectos mencionados que mais se
repetiram.
Regras e Disciplina
|
Direção
e Equipe Pedagógica
|
Câmeras de
Segurança
|
Reunião e
Atendimento aos Pais
|
Ensino
e Atividades Escolares
|
Estrutura Física
|
Policiamento
|
175
|
99
|
79
|
66
|
51
|
30
|
19
|
Tabela
2: Categorias das respostas dos pais
Gráfico 3: Percentual
nas Categorias das respostas dos pais
Na categoria “Regras e Disciplina”,
foi possível observar quatro subcategorias:
Uso
do uniforme
|
Rigidez
|
Uso
da carteirinha
|
Cobrança
de horário
|
59
|
45
|
42
|
29
|
Tabela 3:
Subcategorias na Categoria “Regras e Disciplina”
Gráfico 4: Percentual
nas Subcategorias
da Categoria “Regras e Disciplina”
Foram
175 menções na
categoria “Regras
e Disciplina”, na qual os pais manifestaram opiniões favoráveis à
cobrança, controle e cumprimento das regras da escola pelos alunos.
Nas subcategorias “Uso do uniforme” e “Uso da carteirinha”
59 e 42 pais respectivamente, demonstraram satisfação quando a
escola cobra esses dois elementos de identificação dos alunos, bem
como por ser uma forma de controle e padronização: “Uniforme
para não se diferenciarem uns dos outros”, “Considero
a
obrigação do uso de uniforme indispensável para a disciplina
escolar”, “A questão do uniforme é muito importante. Não ceder
para os alunos”, “Não deixar entrar sem carteirinha”, “No
geral está tudo ótimo e eu acho muito bom ter esta cobrança de
carteirinha”, “A carteirinha é boa para verificar a presença
dos alunos”.
A
“Rigidez” da escola ao fazer cumprir as regras estabelecidas é
um aspecto importante na visão de 45 pais, os quais elogiam o
posicionamento da escola: “Rigidez
nunca fez mal a ninguém”, “Continuar assim, as regras rígidas
são necessárias”, “As regras rígidas já preparam nossos
filhos para a vida profissional”, “Gosto muito das normas
internas do colégio e todas devem ser cumpridas com rigidez”,
“Lugar de aluno é dentro da escola e não do portão para fora,
ser rígido é fundamental”, “Exigir sempre
o
bom comportamento e respeito por parte dos alunos”.
A
“Cobrança de horário” dos alunos aparece como aspecto
importante, sendo algo que obriga a agir com responsabilidade. 29
pais apontaram isso: “O
cumprimento de horário está excelente, não deixando entrar depois
do horário. O aluno tem de ser responsável”, “Cumprir horário
é obrigação do aluno”, “Não liberar aluno fora do horário, a
não ser acompanhado dos pais”.
Na
categoria “Direção e Equipe Pedagógica” 99 pais mencionaram
aspectos ligados à gestão da escola, aprovando questões referentes
às formas de conduzir a escola: “A
organização e a cobrança ativa da direção é excelente”, “As
pedagogas que nos atendem sempre”, “Existe ótima organização
devido ao ótimo trabalho da direção e funcionários”, “É
muito bom saber que existe uma diretoria que está exercendo sua
função muito bem e que está fazendo a diferença”, “Tudo o que
tem sido feito está perfeito. Deve continuar bem rígido”, “Todas
as ações existentes estão de parabéns, pois no meu entendimento
estão saindo os resultados esperados. Só tenho que elogiar todas as
atitudes tomadas até hoje, pois nós estamos acompanhando a evolução
em todos os aspectos”, “Quero parabenizar a Direção, pois a
escola melhorou em 99% e é esse o caminho: colocar regras e cobras
as regras”, “Estou muito satisfeito com a escola e quero dar meus
parabéns que estão fazendo do Zardo uma Escola Exemplo. Obrigada”.
Um
aspecto apontado positivamente pelos pais foi a instalação de
“Câmeras de Segurança”, sendo que 79 pais elogiam essa ação:
“O monitoramento dos alunos com as câmeras, que inibem os alunos a
se meterem em confusão”, “E o monitoramento de câmeras resolve
90% da segurança e comportamento”, “O uso de câmeras na escola
para saber o que os alunos fazem ou deixam de fazer”, “As câmeras
de segurança que inibem um pouco mais as ações de violência”,
“As câmeras deixam o ambiente escolar mais agradável e seguro
para os alunos”, “As câmeras auxiliam não só no vandalismo,
como também na segurança”.
66
pais apontam as “Reuniões de Pais” e outras ações da escola
que os envolvem, aspectos importantes
de satisfação:
“A comunicação da escola com os familiares é muito positiva”,
“O aviso a família quando há algum problema com o aluno ajuda
muito, pois não sabemos como eles se comportam e precisamos saber
sim”, “O desenvolvimento de palestras com os pais deixa-os
cientes do que está se passando no colégio”, “Estou contente
com essa comunicação entre escola e pais. Poderia fazer mais
reuniões como esta”, “A atenção toda que essa parceira que
vocês dão para os pais, sempre avisando quando há problemas com os
filhos é muito bacana”, “É muito
importante escutar
os pais e alunos sobre problemas para serem resolvidos, e também os
esclarecimentos que são tratados nas reuniões”, “Gosto
muito quando sou informada dos acontecimentos com meu filho”, “As
decisões tomadas junto com os pais, fazendo a integração escola e
família,
com clareza e diálogo é muito positiva”, “O que vem sendo feito
é elogiável: chamar a família à responsabilidade, pois educação
vem de casa. Na escola cabe o aprendizado. Vocês estão no caminho
certo”.
Na
categoria “Ensino e Atividades Escolares” aparecem aspectos de
satisfação com atividades do dia a dia escolar. 51 pais apontam
isso: “Ter
jogos do segundo tempo, fazer os passeios, as gincanas, etc. é muito
legal para os alunos”, “O ensino cada vez está melhorando mais”,
“Estou muito satisfeito com a escola, porque tem reforço, jogos de
vôlei, handebol e basquete”, “Meu filho tem um bom desempenho e
a escola está sempre atenta as necessidades dele”.
30
pais apontam as melhorias na estrutura e nos espaços da escola: “A
mudança do portão de entrada foi ótima”, “A Escola foi
recuperada, com melhoria no ambiente e nas salas de aula”.
E
uma categoria chamou a atenção, que é a satisfação de 19 pais
com a presença de policiamento na escola: “Acho
que é muito importante chamar a polícia nos final das aulas para
não haver brigas”, “É importante ter Revista policial e
Patrulha escolar atuante”.
Com
essa pesquisa, constatou-se e confirmou-se que os pais esperam uma
escola preocupada com o filho. Nota-se que quando a Equipe Pedagógica
faz contato com a família, independente do ocorrido, a manifestação
dos alunos é de agradecimento. Posterior a isso muitas vezes o aluno
diz: “Você ligou para o meu pai..”, como quem diz, “...e agora
tenho que melhorar”. Vale a pena ressaltar que o número de
profissionais atuando na pedagogia certamente faz a diferença. E
manter esse contato vivo com as famílias faz toda diferença no
processo de ensino e aprendizagem.
6. A opinião dos Professores sobre a Participação da família na escola
Como
forma de fomentar o debate e também para divulgar os resultados da
pesquisa feita junto aos pais, os professores foram incentivados a
consultar o blog da pedagogia e conferir a postagem sobre a segunda
reunião de Pais. Após ler o texto e analisar os resultados da
pesquisa, poderiam escrever suas opiniões e pontos de vista em forma
de comentário. Também foram incitados a escrever em
que medida a presença dos pais na escola, conhecendo as rotinas e
suas regras, texto influencia e interfere nas aulas do professor.
Foram vários os
professores que leram a postagem e publicaram comentários a
respeito. A seguir, seguem algumas opiniões docentes sobre a
participação da família nas reuniões escolares:
Em
primeiro lugar, a quantos pais nos referimos que participam das
reuniões pedagógicas? São os pais dos filhos que apresentam
problemas que aparecem nas reuniões pedagógicas? As ações só
terão alguma validade se forem acompanhadas pelos pais dos alunos
que, recorrentemente, apresentam problemas dentro da sala de aula,
seja por indisciplina ou por dificuldade de aprendizagem.
Professora
Margarete / Química
A
presença e participação dos pais na escola, acompanhando o
desempenho dos filhos e também outras atividades relacionadas ao
processo é, como sabemos, imprescindível. Historicamente essa
participação, bem como outras responsabilidades, a julgar pelo modo
que agem determinados alunos, deixam a desejar. Conforme levantou a
Prof. Margarete e é reafirmado a cada ciclo de reuniões bimestrais
que realizamos com pais, normalmente participam e ouvem nossas
orientações e lamentações, os pais dos alunos ditos "bons".
Em se tratando do Zardo, vejo o processo com esperança e otimismo e
digo isso pensando nos últimos 20 anos vividos ali. Em nenhum dos
períodos anteriores os pais foram chamados a participar com tanta
insistência, regularidade e organização. E também nunca
participaram tanto quanto participam atualmente. Não importa se são
na maioria pais de alunos que não incomodam, pois as informações
circulam e todos sabem que a oportunidade existe e, portanto, estamos
fazendo nossa parte como instituição. Além do mais os casos
pontuais são tratados de outras maneiras, uma vez que a equipe
pedagógica está organizada, com pedagogos designados para funções
específicas, uma delas convocar e atender pais. Mágica sabemos que
não existe. Continuemos na luta que certamente a participação dos
pais será cada vez maior. As coisas podem dar certo sim. O que vem
acontecendo ultimamente, bem debaixo dos nossos olhos prova isso.
Professor
Damasceno / História
A
Escola está em fase mudanças de paradigmas e não pode ser o seio
de alienação, reunião de pais tem como objetivo de fomentar uma
maior participação da família nas atividades letivas e de
compartilhar as normas da Escola para obter apoio dos pais. Tenho
observado ao longo dos tempos na educação que os pais querem um
espaço para manifestarem as suas falas o desejo de contribuir com a
Escola no fortalecimento do compromisso dos filhos com os estudos,
numa clara integração, individuo, escola, sociedade e a família
que é o pilar de sustentação, entende-se aqui nos últimos tempos,
a família de filhos criados pelos avós, pelas tias, pelos pais e
somente pelas mães. Não há como não parafrasear Paulo Freire,
quando ensina que: “o ser cidadão, é o ser político, capaz de
questionar, criticar, reivindicar, participar, ser militante e
engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social
injusta e excludente.” Se traz a luz da escola pública, com seus
múltiplos níveis e modalidades, que tem a premissa básica a
formação de um cidadão, através da construção de conhecimentos,
desenvolvimento de atitudes e instituição de valores, que unidos,
possibilitem que cidadão o seja solidário, crítico, ético e
participativo a reunião de pais ao meu ponto de vista se encaixa
neste propósito, e o interessante é que o momento desta entrega de
notas estamos valorizando também o aluno como um ser participativo,
e uma família que acompanha essa caminhada, e não só uma nota em
si. Na reunião de pais estamos reconstruindo esse elo que a muito
foi esquecido, ou seja, reeditando o afeto, reafirmando a autoridade
da escola.
Professora
Claudia F. dos Santos / Gestão de Resíduos SGA e coordenadora Curso
técnico em Meio Ambiente.
Sem
dúvidas a influência/participação da família junto ao aluno é
uma questão facilmente percebida em minhas aulas, sei certinho quem
“disponibiliza” deste carinho exigente, porém com grau de
preocupação de ajudar e porque não dizer “de somar”, já que
ao participar da vida deste aluno, o responsável esta estimulando e
desejando um futuro melhor a este adolescente ou a sua esposa. (tenho
3 alunas em que os marido são o mais incentivador na formação
educacional). É percebido por mim que alunos com a presença e
estimulo da família o desempenho escolar é melhor; porém na medida
do possível procuro auxiliar e envolver a aluna que não tem o mesmo
apoio e incentivo de seus familiares à preocupar-se com sua formação
profissional, cujo o objetivo é mudar positivamente o rumo de sua
vida. Trabalho em outra escola e é visível que a prática adotada
aqui no Colégio Francisco Zardo, é maravilhosa - ao que refere-se a
Reunião de Pais ou então chamá-los sempre que necessário; onde a
equipe pedagógica não adota tal procedimento, as dificuldades são
ainda maiores... Aqui no Zardo, esta prática foi adotada mesmo na
época onde não dispúnhamos do mesmo número que atualmente temos
de pedagogos, o caracteriza como um trabalho ardo e a longo prazo, já
que a cada ano a clientela é diferente e traz realidades e problemas
diferentes, porém nós professores não nos sentimos totalmente
sozinhos para sanar tais problemas quando envolve o estimulo do aluno
a dedicar-se aos estudos e/ou falta de respeito, mas sim, sabemos que
é um trabalho conjunto – professor/aluno/família/equipe
pedagógica. A preocupação de ligar, chamar, comunicar os pais
sobre a importância de sua participação para nos auxiliar na
educação, respeito e conhecimento de notas, etc. não ocorre
somente com alunos do ensino fundamental, mas também do ensino
profissionalizante, afinal mesmo sendo “adultos” a família
precisa saber o que se passa com seu filho, esposa ou esposo, o que
nos assegura ou pelo menos previne que o mesmo não irá evadir-se da
Escola. Quanto ao texto, o resultado é o que sabemos, o que o pais
desejam é uma escola preocupada com seu filho e querem saber a
respeito do que acontece aqui, pois muitas vezes questionam ao filho
em casa e o mesmo informa que esta tudo bem... Não é por aí,
poucos nem sabem na verdade o comportamento que seu filho tem na
escola e se surpreende do que veem ou do que é descrito. Na
realidade o ser humano só funciona com limites e regras e disso todo
mundo quer, gosta e apoia.
Professora
Deisi Oliveira Carvalho / Práticas Secretariais / Cerimonial e
Protocolo/ Gestão de R.H./ Empreendimento e Marketing
A
indisciplina dos alunos e a falta de interesse de alguns deles é o
grande empecilho para o professor em sala de aula e nos laboratórios.
Realizando reuniões e informando aos pais sobre o comportamento de
seus filhos a escola dá um grande passo para melhorar esta relação
entre professor e aluno. Eu acredito que é através de reuniões com
pais que a escola pode ter um aluno menos indisciplinado, pois ao
saberem do trabalho que a escola vem desenvolvendo os pais podem
cobrar mais de seus filhos.
Professor
Marcos Mazetti / Informática
A
presença dos pais nas reuniões escolares fortalece o elo entre
escola e a família.É neste espaço e momento que se discute e se
percebe a importância da família junto ao desempenho do aluno.
Vivemos numa época em que a preocupação com os meios de
sobrevivência , manter o conforto do lar ou mesmo garantir as
necessidades básicas de uma família os pais têm uma jornada de
trabalho extensa e as poucas horas livres não são dedicadas aos
filhos no acompanhamento escolar.Portanto a escola proporciona esse
encontro de pais para que seja não apenas uma reunião de carácter
pedagógico mas um momento de livre discussão e integração de pais
e filhos contribuindo para a melhoria dos mesmos não só na escola
mas os laços afetivos na família. Esta semana tive um exemplo de
família presente, recebi de um pai de aluno, ensino médio, um
bilhete comunicando o motivo pelo qual o aluno esteve ausente e da
entrega do trabalho naquele momento. Esta atitude de preocupação
também mostra a participação da família.
Professora
Rose Mary / Geografia
Em
qualquer atividade laborativa exige-se comprometimento com o que se
faz. O que se espera sempre é o bom resultado. A Instituição de
Ensino comprometida, busca com afinco, maior integração entre
Família e Comunidade Escolar. Percebe-se que o Colégio Francisco
Zardo, não mede esforços para que essa prática seja uma constante.
Prova disso, conforme calendário, teremos ainda duas reuniões
previstas no ano letivo corrente, e é com esse esforço contínuo,
que buscamos alcançar os resultados esperados. O diálogo entre
família, educandos e professores faz-se necessário porque é
condição imprescindível na prática pedagógica em busca de
melhorias, de qualidade de ensino. Sabe-se que um dos maiores
desafios para nós professores é tornar o Espaço Escolar cada vez
mais atrativo, interessante para os educandos. Dentro dessa
perspectiva vale lembrar o que Paulo Freire diz: " O professor
tem o dever de dar suas aulas, de realizar sua tarefa docente. Para
isso, precisa de condições favoráveis, higiênicas, espaciais,
estéticas, sem as quais se move menos eficazmente no espaço
pedagógico". O Colégio proporciona esse espaço, o que
favorece a aprendizagem. A Família participativa, corpo docente e
direção comprometidos, torna-se a prática educativa promissora e
eficaz. Para se chegar a bons resultados precisamos da participação
de todos. Assim os desafios serão superados e os resultados virão
naturalmente.
Professor
João Vianei Braga / Filosofia
Em
minha opinião é de fundamental importância a participação dos
pais no processo de ensino aprendizagem, pois os pais serão
orientados sobre o desenvolvimento intelectual do mesmo, e se este
apresentar alguma dificuldade na aprendizagem, os mesmos serão
orientados de como ajudar o seu filho, quais profissionais poderão
consultar. Quando os pais demonstram interesse pelo filho este se
torna mais confiante em si e incentivado a estudar. Pais atuantes não
estão apenas ajudando o seu filho, mas muitas vezes acabam ajudando
a escola numa tomada de decisão do próprio ensino-aprendizagem.
Aluno incentivado e motivado pelos pais demostra interesse pelos
estudos, tira boas notas, e o professor se sente realizado e
motivado. Se o aluno não tem esta motivação se torna um problema
sério, pois não demonstra interesse pelos estudos tornando-se
indisciplinado.
Professora
Dirlene Zampieri / Química
A
participação dos pais é fundamental para a melhoria da
aprendizagem na escola, pois reflete na disciplina e também no
desenvolvimento das atividades escolares. Percebe-se que quando pais
e professores fazem uma parceria o educando melhora o seu desempenho.
Nota-se que a reunião com os pais e as conversas individuais estão
auxiliando a maioria dos alunos, e como pais desestruturados acabam
atrapalhando o processo pedagógico, e necessitam de orientações.
Professora
Andreia – Biologia
Ainda
acredito numa dialética que etapas devem ser superadas. Concordo com
a participação dos pais dos alunos na construção de sua educação.
Este não é um discurso novo. Como também sabemos que muitos pais
não participam deste propósito. A pedagogia, os professores, os
pais e a escola têm conhecimento destes fatos. E constar no boletim
a avaliação do convívio social do aluno na escola, juntamente com
o seu grau de atenção e desempenho deve ser levado em conta para
romper o distanciamento da escola com a família. Uma conversa apenas
serve para amenizar no momento. Um acompanhamento em forma de nota no
boletim mantém uma regularidade e adianta etapas. Como isto vai ser
feito pode ser refletido, de forma dinâmica e eficiente sem medo de
ser feliz. Acredito que este é o principal conflito de entendimento
da escola com os pais na formação dos filhos. A escola têm que
perceber o novo momento dos alunos que hoje estão inserido num mundo
da comunicação e com eles têm elementos que permitem uma vantagem
que muitas vezes a escola não acompanha, com procedimentos, não
percebendo o novo momento. A nota nas disciplinas é muito pouco
perto daquilo que o aluno deve levar da escola. E se existem valores
e eles geram conflitos, nada melhor do que identificar e criar
mecanismos para que os pais tenham ferramentas para perceber como os
seus filhos estão percebendo o mundo do conhecimento. Indicar de
forma subjetiva que um aluno está com problema é um equívoco que
pode levar os pais a um engano. O convívio do professor com o aluno
é grande e ele pode participar de forma mais decisiva na sua
educação.
Professor
Carlos Jansson / Filosofia
O
problema de indisciplina dos alunos já começa em casa, onde os pais
muitas vezes não tem a orientação correta para a educação de seu
filho, deixando para que o mundo o eduque. O problema se agrava no
ambiente acadêmico onde estes mesmos pais não acompanham o
desenvolvimento de seu filho até que chegue à situação de uma
reprovação. Acredito que o trabalho dos pedagogos é muito
importante para que este tipo de situação não aconteça, tomando
as providências necessárias o mais cedo possível. É nosso dever
também como professores conversarmos com os pais e alunos explicando
a importância da educação e respeito para o desenvolvimento
pessoal.
Professor
Diego Lopes da Cruz / Informática
Como
é sabido, não há nenhuma ação pedagógica que possa traduzir em
soluções definitivas a questão de pais que não acompanham seus
filhos adequadamente. Porém, as ações empreendidas no Colégio
Zardo têm ajudado a amenizar situações e problemas que seriam bem
piores sem essas atividades para pais. É notável que na Equipe da
escola ninguém cruza os braços à espera de soluções mágicas, ou
se entrega ao fatalismo. Há uma busca coletiva, por meio de muito
trabalho, das soluções possíveis.
As
reuniões de pai são planejadas e executadas com objetivos muito
claro e sempre pensando num contexto social que integre os pais,
proporcionando duas reuniões a cada noite durante a semana, e uma no
sábado para aqueles que não tem "tempo" durante a noite.
Observa-se
que a participação da família nas reuniões está bem
satisfatória, tanto quantitativamente como qualitativamente. Esta
relação da escola com a família é necessária e fundamental para
o bom desempenho do aluno e para escola também.
O
mito de que pais de “maus alunos” não aparecem acaba sendo
desmistificado, afinal, eles têm aparecido sim na escola. Às vezes
demoram, mas aparecem e são notificados dos problemas. No entanto,
consta-se que geralmente são famílias com inúmeros outros
problemas e acabam não ajudando a resolver os problemas escolares
dos filhos, dando a impressão que nada fazem.
Faz-se
necessário ressaltar que a maioria dos pais dos alunos do Colégio
Zardo estão acompanhando e participando da vida escolar de seus
filhos..
7.
Considerações Finais
Sabe-se que a educação
perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar. A interação
entre ambos é muito importante para o sucesso do processo
ensino-aprendizagem. Por isso mesmo, quando aplicamos questionários
aos pais queremos fazer levantamentos precisos sobre as opiniões e
posições dos pais ante as questões que envolvem a escola, a
educação e os processos de ensino aprendizagem.
Os
pais que participam das reuniões na escola conhecem e acompanham
melhor o trabalho da escola e, além disso, supervisionam os estudos,
o cumprimento de tarefas e também os progressos e dificuldades de
seus filhos. Essa participação na vida escolar possibilita uma
revalorização do saber e os filhos compreendem que estudar é
importante. Tendo mais contato com o trabalho que a escola
desenvolve, os pais compreendem melhor as dificuldades e os
empecilhos que existem no processo de ensinar e aprender, tornando-se
mais aptos a colaborar. E há um resultado positivo, que é indireto,
que, quando demonstram confiar na escola, os pais ajudam a
reconstruir a autoridade do professor, hoje um item fundamental para
que a aprendizagem possa ocorrer. Pois quando os alunos não confiam
e/ou não respeitam os docentes, não aprendem. Os questionários,
então, são ferramentas que nos ajudam a ouvir as famílias,
compreender os anseios e tomar decisões para melhoria da escola.
Sabe-se o quanto é
importante a participação dos pais dos alunos no desempenho escolar
e que a comunidade tem um papel importante na construção da
autonomia da escola, porque essa ocorrerá na medida em que a escola
esteja a serviço dos interesses autênticos da população.
Os pais e os alunos, como
usuários da escola, são capazes de apontar problemas e dar
sugestões para a resolução dos mesmos. Em nossa escola,
compreendemos que a participação dos pais não deve ser encarada
como sendo debilidade, último recurso quando as coisas não andam
bem (mau comportamento ou notas baixas), ou como necessária apenas
nos eventos festivos promovidos pela escola.
A interação é uma
possibilidade de enriquecimento mútuo e de ampliação do espaço
democrático na escola. O aluno cuja família participa de forma mais
direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em
relação a que os pais estão ausentes do seu processo educacional.
Ao
conversarem com o filho sobre o que acontece na escola, cobrarem dele
e ajudarem a fazer o dever de casa, falarem para não faltar à
escola, tirar boas notas e ter hábitos de leitura, os pais
contribuirão para a obtenção de notas mais altas. Além disso,
reduz a evasão escolar e a depredação da escola.
Entende-se
que a reunião de pais deve se focalizar na troca de informações
para que a partir desse ponto possa elaborar de forma conjunta uma
solução, e que não se resuma somente em períodos de fechamento de
notas, mas no decorrer de todo o ano. Assim, a aplicação do
questionário sobre comportamento vai nortear a tomada de decisões
para melhorar os níveis comportamentais dos alunos. Entende-se ainda
que a educação deve ser instituída com a participação efetiva de
pais e escola. As reuniões já fazem parte da realidade do Colégio
Zardo como algo harmonioso e um centro de soluções para vida
escolar dos alunos.
8.
Referências Bibliográficas
ARIÉS,
P. A família. In: História social da criança e da família. Rio de
Janeiro: Zahar Editores, 1978. Cap. 3.
COLÉGIO
ZARDO. Projeto Político Pedagógico. Curitiba, 2012.
DESSEN,
M. A.; POLONIA, A. da C. A
família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. In:
Paidéia, vol.17, no.36. Ribeirão Preto. p. 21 – 32.
Jan./Abr.2007.
KALOUSTIAN,
S. M. (Org.). Família brasileira: a base de tudo. 3. ed. São Paulo:
Cortez; Brasília, DF: Unicef, 1998.
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