terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR REFLEXIVO E OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REFLEXIVA

Alexandro Muhlstedt
Introdução

Quando se analisa a situação cotidiana da escola há um panorama bastante complexo, permeado por inúmeros fatores negativos. A grande problemática é que cada vez mais os alunos concluem os estudos com um baixo nível de aprendizado. Por isso, torna-se relevante encarar esta situação e tentar revertê-la. Uma das possibilidades é investir e investigar com profundidade a atuação do professor, afinal, acredita-se que o professor que realmente aprecia o seu trabalho tem o poder pessoal e intelectual para impulsionar a mudança. É evidente que sozinho o professor não conseguirá mudar o processo total de baixo rendimento e desempenho dos alunos, tampouco trata-se de colocar exclusivamente nas mãos do professor tal tarefa. O que se almeja é fazer emergir as possibilidades que cabem a este que certamente contribuirão para a melhoria e solução dos problemas da sala de aula.
Ao analisar o trabalho docente é possível, de acordo com Nidelcoff (1983), constatar que existem linhas que caracterizam esse trabalho, ou seja, percebem-se características que revelam a identidade do trabalho dos mesmos. Essas características contribuem para melhor compreensão na busca por soluções aos problemas da sala de aula.
Segundo Mackay (2009) os professores estão constantemente tomando decisões, o que pode acontecer antes, durante e depois da aula. Desenvolver, então, uma prática reflexiva, cujos principais elementos são o conhecimento geral (acadêmico) e os valores pessoais, liberta o professor do comportamento de rotina, faz com que planeje aulas mais atrativas e o habilita a agir de forma determinada, melhorando a prática do ensino.

1. Características do Professor Reflexivo

Zeichner e Liston, citados por Mackay (2009) afirmam que Professores Reflexivos trazem as seguintes características:

Tentam resolver os problemas de sala de aula
Geralmente as reflexões dos professores resultam de um problema de sala de aula pelo qual estão passando. Começam identificando o problema, reunindo informações que os ajudarão a lidar com ele e acabam por resolvê-lo.

Estão cientes das suposições e valores que trazem para o ensino
Baseados em suas próprias experiências educacionais, em seus conhecimentos das práticas educacionais e em seus valores pessoais, os professores trazem para a sala de aula suposições que têm sobre ensino e aprendizagem, reconhecendo seus próprios valores e suposições educacionais.

São sensíveis ao contexto institucional e cultural em que ensinam
Professores Reflexivos têm consciência de que o que ensinam, o modo como ensinam é frequentemente influenciado pelas necessidades e expectativas da escola em que trabalham. Por isso mesmo seguem a metodologia de ensino, as regras da escola, etc). Também têm consciência de que a maneira como ensinam é influenciada pelas crenças culturais que eles e seus alunos têm a respeito do papel da educação e das características dos bons professores e bons alunos.

Participam no desenvolvimento curricular e envolvem-se nos projetos de mudança da escola
Professores Reflexivos têm consciência de que o que eles fazem é parte de um contexto educacional mais amplo; por isso participam ativamente do planejamento curricular global e estão envolvidos nas mudanças realizadas pela escola, visando a um ensino e aprendizagem mais eficientes, pois ele faz parte desse todo e suas atitudes/ações refletem no todo.

Assumem responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional
Professores Reflexivos têm consciência de que se tornar um professor mais eficiente implica continuamente aprender mais sobre o conteúdo que ensinam e sobre práticas pedagógicas eficientes. Por isso vão a palestras, simpósios e conferências, leem livros e materiais de relevância, participam de grupos de estudos. Também contribuem para o processo de desenvolvimento profissional compartilhando seus insights com outros professores.

Reflexão 1
Que características de um Professor Reflexivo você acha que possui? E quais características você sente que ainda não incorporou? Como proceder para desenvolvê-la?


2. Benefícios da Prática Reflexiva

Embora os professores tenham diversas maneiras de planejar suas aulas, tomem decisões, durante as aulas e reflitam sobre essas decisões, existem benefícios comuns resultantes da reflexão sobre a maneira como ensinam. Alguns desses benefícios são os seguintes:

Ser um Professor Reflexivo liberta os professores do comportamento rotineiro
É fácil ensinar de maneira rotineira. Seguindo um livro de texto exatamente como ele foi idealizado ou ensinando uma lição da mesma maneira como ela foi ensinada no passado, não requer muito esforço nem reflexão. Todavia, essa prática frequentemente resulta em lições ineficientes, pois o professor pouco fez para ajustar a lição a uma turma específica em um dado momento. Ser um professor reflexivo liberta o professor de seguir uma rotina e pode resultar em aulas mais criativas e eficientes.

Ser um Professor Reflexivo capacita-o para agir de maneira deliberada
Quando professores refletem sobre a maneira como ensinam, frequentemente, consideram a razão de fazer alguma coisa, de uma maneira particular. Pensar nas razões que alguém tem para fazer alguma coisa permite ao professor agir de maneira deliberada. Os professores não fazem algo a mais apenas porque é isso que o livro de texto diz ou porque é isso que eles fizeram no passado. Os professores ensinam lições de uma maneira particular por uma razão específica.

Ser um Professor Reflexivo melhora a prática do ensino
Ser um professor reflexivo implica levar em consideração várias maneiras de ensinar uma lição em particular; decidindo-se por qual dessas maneiras deve utilizar. Os professores geralmente consideram fatores como o nível de proficiência dos alunos, seus interesses, os objetivos do currículo e o tempo disponível para o ensino. Considerar esses fatores ao decidir como ensinar uma lição geralmente traz resultados mais eficazes.

Reflexão 2
Liste benefícios adicionais que você acredita advirem do fato de ser um professor reflexivo. Quais seriam os obstáculos que você enfrenta ao tentar ser um professor reflexivo?


3. Referências Bibliográficas

MACKAY, S. L. O Professor reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula. 2 ed. São Paulo: Special Books Services, 2009. ( Série Portifolio 2).
NIDELCOFF, M. T. Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

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