domingo, 1 de fevereiro de 2009

Plano de Trabalho Docente - Componentes Básicos




PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE
1º SEMESTRE 2009
SÉRIE
PROFESSORES:



CONTEÚDOS

Conteúdos Estruturantes:

Conteúdos estruturantes são saberes que identificam e organizam os diferentes campos de estudos das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento.
O seu desdobramento em conteúdos básicos e conteúdos específicos será feito pelo professor em discussão com os demais professores da área que atuam na escola.

Conteúdos Básicos
São conhecimentos fundamentais e necessários para cada série.
O acesso a eles, em suas respectivas séries é direito do aluno, é imprescindível para a formação.

Conteúdos específicos:
São desdobramentos dos conteúdos básicos, estes, de fato trabalhados em sala de aula. Portanto é essencial estarem elencados no Plano.

OBJETIVOS / JUSTIFICATIVAS
Refere-se às intenções educativas.
Expressa as intenções de mudanças no plano individual, institucional e estrutural.
Está voltada aos conteúdos e não às atividades.
Explicita a escolha dos conteúdos como opção política, educativa e formativa.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

É o conjunto de determinados princípios para atingir os objetivos e o processo de investigação teórica.
São as alternativas do processo de apropriação e construção do conhecimento de cada disciplina.
É a linha de trabalho do professor.

RECURSOS MATERIAIS

São todos os recursos físicos, utilizados com maior ou menor freqüência em todas as disciplinas.
São os meios pedagógicos empregados no ensino de cada um dos conteúdos definidos para um determinado período.

AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO

Definem os propósitos e a dimensão do que se avalia.
Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e portanto, avaliar.
Os critérios refletem o que vai se avaliar e são estabelecidos em função dos conteúdos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor fundamenta seu trabalho e conteúdo.
Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo, portanto, o livro didático o único recurso.


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