Alexandro Muhlstedt
INTRODUÇÃO
Tendo em vista a
realização da Conferência Nacional da Educação (CONAE) alunos,
professores e equipe diretiva e pedagógica do Colégio Estadual
Professor Francisco Zardo, em resposta às solicitações da
mantenedora - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) –
e por interesse na vivência política e democrática da cidadania,
desenvolveram atividades de análise, reflexão e elaboração de
sugestões em todas as turmas dos turnos da manhã, tarde e noite.
1. A atividade na
escola
As discussões na escola
sobre a CONAE iniciaram no mês de março de 2010 após o envio das
orientações da SEED, sendo que num primeiro momento houve atividade
de motivação aos professores pela Equipe Pedagógica para que estes
se empenhassem em buscar informações sobre o assunto. Em 13 de
março um grupo de professores participou de evento organizado pela
APP Sindicato na qual expuseram sobre o assunto, bem como
distribuíram material informativo sobre a CONAE.
A Equipe Pedagógica
buscou informações no site do Ministério da Educação (MEC),
sintetizando e imprimindo tais informações a fim de situar e trazer
à tona elementos da Conferência. Após isso, elaborou um
texto no qual foram sintetizadas as principais ideias e princípios
da Conferência. Tal texto foi distribuído a todos os professores,
bem como foram feitas cópias para serem utilizadas com os alunos no
dia 19 de março. Este dia, aliás, foi a data definida como o grande
momento de articulação pedagógica em toda a escola, por todos os
professores e alunos.
2. A organização na
escola
Neste dia, a atividade
aconteceu da seguinte forma:
- Na primeira aula, todos os professores, de todas as turmas, dos 3 turnos, trabalharam o assunto com os alunos, utilizando o texto-síntese e desenvolvendo a atividade em grupo. Nesse trabalho em grupo, os alunos vivenciaram um processo de Conferência: escrita de propostas (no caso, deveriam escrever “Como podemos melhorar a educação no Brasil”), escolha da proposta que melhor englobe as ideias dos alunos.
- Depois de selecionada a proposta da turma, um aluno foi eleito para ser relator da proposta, na Conferência que foi programada para a 4ª aula.
- Na 3ª aula, os professores discutiram com os alunos ideias e propostas para melhorar o Colégio Zardo, visto que dia 19 de março é dia da Escola.
- Na 4ª aula foi realizada a Conferência, onde os alunos apresentaram o resultado das discussões em sala de aula. Foi muito interessante observar o quanto os alunos levaram a sério este momento. Muitas propostas e muitas sugestões viáveis e possíveis de serem concretizadas.
- Com os professores, a discussão girou em torno das melhorias que são urgentes e necessárias na educação brasileira.
3. Algumas sugestões
dos alunos
Dentre as muitas
sugestões elaboradas pelos alunos em suas turmas, selecionamos
algumas para compor o Projeto Político Pedagógico. Evidentemente a
prioridade foram aquelas que diziam respeito ao conjunto de
necessidades da escola.
Organizamos em 03 grandes
grupos de sugestões, tendo em vista a variedade de temas que os
alunos discutiram e escreveram.
3.1. Sugestões
Pedagógicas
- Fazer uso do laboratório de Química;
- Um microcomputador para cada aluno, assim acabaria com desculpas de alunos não trazerem livros por causa do peso, todos os computadores teriam o conteúdo dos livros os alunos aprenderiam a matéria e também a digitação, computação e muito mais;
- Os professores deveriam dar aula com datashow, assim facilitaria os alunos na hora de copiar o conteúdo;
- Deveria ter um site de ensino para cada professor com o conteúdo trocado por bimestre, assim os alunos tirariam suas dúvidas consultando o sistema do Estado;
- Precisa haver mais diálogo dentro da escola, por mais que a escola esteja em constante crescimento essa questão está a dever muito dentro da instituição, uma boa opção, textos em sala para a conscientização, atitudes impensadas, falta de informação, palestras seriam também uma boa sugestão, o que falta hoje é informação;
- Palestras educativas apenas necessárias e aulas mais dinâmicas onde o aluno passa se inteirar com a turma e não apenas teoria;
- Ampliar a área de conhecimento no ensino visando assim um maior interesse aos alunos complementando as matérias e se fixando apenas no ensino básico;
- Projetos culturais relacionados a cultura do nosso país, que poucos conhecem;
- Criar um calendário de passeios em museus, parques, exposições para que o desempenho escolar melhorar, com isso aprimorando o ensino;
- Debates para estimular os alunos a usar o raciocínio e tirar suas próprias conclusões, sendo a escola deveria ser mais atrativa, com aulas mais dinâmicas, de campo, em laboratório, mais aulas práticas para fixar o conhecimento;
- Menor distância entre professor e aluno, melhor relacionamento entre professor e aluno e se for o caso intervenção da equipe pedagógica, a qual resolverá o problema;
- Cooperação dos alunos com a escola, professores e funcionários em geral;
- Promover contra turnos com prática de esportes e reforços escolares que desenvolvam o interesse dos alunos;
- Formar professores qualificados para que tenhamos mais aulas interativas no horário de aula e pós turno, professores mais capacitados, maior integração aluno-professor onde os dois saibam de seus interesses.
3.2.
Sugestões Estruturais
- Arrumar o ginásio de esportes para melhor desempenho dos alunos, melhorar a alimentação com alimentos mais saudáveis, colocar armários nas escolas, melhorar a qualidade dos bebedouros, o padrão dos uniformes e o ambiente das salas de aula;
- Colocar caixas de som por todo o colégio e implantação de câmeras de segurança;
- Mais recursos para pesquisa, além da biblioteca, melhor condições para cadeirantes, melhoramentos nas salas de aula, interação dos alunos na política da escola;
- Diminuir o número de alunos em salas, colocar cursos profissionalizantes de manhã e à tarde;
- Diversos tipos de música no intervalo, reforma nos banheiros, sala de informática, mais funcionários para melhor limpeza do ambiente, áreas cobertas para passagem em dia chuvoso;
- Mais segurança na entrada e saída do colégio;
- Fazer uma rádio com o acesso a alunos para que seja dirigido a eles comunicados, deveres e premiações, criar uma videoteca com DVD's de temas de educação para uma melhor desenvoltura escolar;
- Curso de informática intensivo, para quem não tem condições de pagar um curso e hoje isso é primordial;
- O aluno hoje não tem condições de pagar uma faculdade ou até mesmo um curso intensivo, torneios entre escolas, com seleções de alunos, estágios preparatórios, cursinhos pré-vestibular, que não precisassem serem pagos;
- Salas especiais: biologia e química (laboratório); investimento na biblioteca: livros atualizados e livros de vestibular e na merenda, alimentação que seja regular e mais correta.
3.3.
Sugestões para as Políticas e Organização da Educação
- Ônibus escolar para os alunos, patrulha escolar nas entradas;
- Implantação de um sistema educacional melhor colocando todas as escolas públicas;
- Área de informática para os alunos estagiarem, implantação de cursinho para prestar vestibular;
- Estrutura para deficientes físicos;
- Melhorando o salário dos professores e cursos para qualificá-los;
- Abertura das escolas no fim de semana com cursos profissionalizantes e maior integração com a comunidade;
- Melhorar a infraestrutura das escolas públicas com laboratório, professores e especialistas mais qualificados;
- Na parte esportiva também com quadras de esportes, com mais eventos esportivos a nível municipal, estadual e nacional;
- Mais escolas profissionalizantes, esporte e lazer para adolescente, ajuste na passagem para estudantes ou ônibus escolar gratuito;
- Mais investimentos em laboratórios de química, biologia, informática, cursos técnicos de qualidade e gratuitos.
4. A CONFERÊNCIA
A
Conferência Nacional da Educação (CONAE) a ser realizada em 2010,
precedida por conferências municipais e estaduais, em 2009, será um
acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor
educacional no Brasil. Sociedade civil, agentes públicos, entidades
de classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou
responsáveis) de estudantes se reunirão em torno da discussão pela
melhoria da qualidade da educação brasileira, a partir do tema
central:
Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano
Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
A CONAE deverá,
portanto, constituir-se em espaço social de discussão da educação
brasileira, articulando os diferentes agentes institucionais, da
sociedade civil e dos governos, em prol da construção de um projeto
nacional de educação e de uma Política de Estado. Assim, é
fundamental garantir ampla mobilização e participação democrática
nas conferências municipais e estaduais, assegurando mais
representatividade e participação na Conferência Nacional.
Historicamente, no
Brasil, inúmeros movimentos sociopolíticos contribuíram para a
construção de uma concepção ampla de educação, que incorporasse
a articulação entre os níveis e modalidades de educação com os
processos educativos ocorridos fora do ambiente escolar, nos diversos
momentos e dinâmicas da prática social.
Destaca-se, portanto, a
importância de que a CONAE seja precedida de conferências
estaduais, municipais e inter-municipais, com ampla mobilização e
participação da sociedade. Essa dinâmica político-pedagógica
será valioso contributo à discussão dos programas e ações
governamentais, a fim de consolidar a educação como direito social,
a democratização da gestão, o acesso e a garantia da permanência
bem sucedida de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas
instituições de ensino brasileiras e o respeito e a valorização à
diversidade. E, sobretudo, por ensejar, enfim, a construção de uma
Política de Estado, na área de educação, para o Brasil.
Nesse sentido, é
fundamental pensar políticas de Estado para a educação nacional,
em que, de maneira articulada, níveis (educação básica e
superior), etapas e modalidades, em sintonia com os marcos legais e
ordenamentos jurídicos (Constituição Federal de 1988, PNE/2001,
LDB/1996, dentre outros), expressem a efetivação do direito social
à educação, com qualidade para todos. Tal perspectiva implica,
ainda, a garantia de interfaces das políticas educacionais com
outras políticas sociais. Há de se considerar o momento histórico
do Brasil, que avança na promoção do desenvolvimento com inclusão
social e inserção soberana do País no cenário global.
Alguns pontos são
imprescindíveis para assegurar, com qualidade, a função social da
educação e da instituição educativa, dentre eles: a educação
inclusiva; a diversidade cultural; a gestão democrática e o
desenvolvimento social; a organização de um Sistema Nacional de
Educação, que promova, de forma articulada, em todo o País, o
regime de colaboração; o financiamento e acompanhamento e o
controle social da educação; a formação e valorização dos
trabalhadores da educação. Todos esses aspectos remetem à
avaliação das ações educacionais e, sobretudo, à avaliação do
Plano Nacional de Educação, suas metas e diretrizes, visando a
ajustá-lo às novas necessidades da sociedade brasileira.
Nessa direção, a
discussão sobre concepções, limites e potencialidades das
políticas para a educação nacional (para os diversos níveis,
etapas e modalidades), bem como a sinalização de perspectivas que
garanta educação de qualidade para todos, propiciará os marcos
para a construção de um novo plano nacional de educação com ampla
participação das sociedades civil e política. O processo poderá
possibilitar, ainda, a problematização e aprofundamento da
discussão sobre a responsabilidade educacional, envolvendo questões
amplas e articuladas como gestão, financiamento, avaliação e
formação e valorização profissional, em detrimento de uma
concepção meramente fiscalizadora e punitiva sobre os educadores.
Ou seja, a discussão poderá contribuir para o delineamento de uma
concepção política e pedagógica em que o processo educativo
articule-se a ampliação e melhoria do acesso e da permanência com
qualidade social para todos, consolidando a gestão democrática como
princípio basilar da educação nacional.
5. IMPACTOS E
DIFICULDADES
Realizado este momento
rico de discussões, reflexões, levantamento de ideias e exercício
da cidadania, notamos como impacto ou como resultado mais importantes
duas questões:
- A tomada de
conhecimento sobre a CONAE pelos pais mediante os alunos.
- A inclusão das
propostas, sugestões e ideias apresentadas nas discussões do
Projeto Político Pedagógico (PPP). Nesse sentido, vale ressaltar
que até o final do mês de junho de 2009 todas as propostas serão
analisadas, estudadas e organizadas pelos alunos por meio da Comissão
de Alunos do PPP.
Também, como maiores
dificuldades, elencamos os seguintes pontos:
- Tempo escasso para a
preparação de discussões mais densas e completas pelos
professores;
- Escassez de material
para preparar atividades;
- Impossibilidade de
estudo aprofundado do material norteador (Comissão CONAE);
- Não foi possível
discutir politicamente, com os professores, o impacto desse evento
para a educação (afinal, não é permitido liberar alunos para
essas discussões).
Finalmente, pode-se
observar o quanto o envolvimento é bem mais contundente quando as
questões que emergem dizem respeito à participação política e
cidadã de professores e alunos.
6. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Documento-referência
da
Conferência Nacional de Educação: Construindo o Sistema Nacional
Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes
e Estratégias de Ação. Brasília, 2008.
COLÉGIO
ZARDO. Projeto Político Pedagógico. Curitiba: 2009.
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