Alexandro Muhlstedt
INTRODUÇÃO
O presente texto reúne
uma breve análise dos pareceres escritos pelos professores monitores
de turma sobre as turmas do ensino fundamental do Colégio Estadual
Professor Francisco Zardo, de Curitiba, no ano de 2010. Trata-se de
um documento entregue no dia do Conselho de Classe no qual o
professor descreve o aproveitamento e o rendimento geral da turma,
pontuando questões sobre a aprendizagem e os principais problemas
observados no cotidiano da turma.
A partir desses
pareceres, no momento do Conselho, medidas são adotadas para sanar
as dificuldades. É uma estratégia que auxilia na implementação de
ações tendo em vista avançar no processo de ensino aprendizagem.
1. Professor Monitor
de Turma
No Colégio Zardo há uma
atividade na qual cada turma tem professores monitores. Esse professo
monitor é uma figura que assume a turma em forma de apadrinhamento,
na qual, além de desenvolver o trabalho com os conteúdos da própria
disciplina, também assume um papel de conselheiro e orientador.
Desse modo, estabelece um vínculo mais profundo, interagindo melhor
e conduzindo o trabalho pedagógico mais próximo. Isso contribui
para que conheça melhor os alunos, assuma responsabilidades que
envolvem a afetividade com determinado grupo, na tentativa de
construir uma identidade da turma, evitando esgotamento emocional.
Todas as turmas possuem
esse professor monitor, que, no momento do Conselho de Classe,
apresenta e entrega por escrito para a Equipe Pedagógica, o parecer
descritivo sobre a turma. Essa estratégia foi adotada com intuito de
reduzir a carga de trabalho referente ao professor ter de escrever
parecer a respeito de todas as suas turmas. Com isso, o professor
escreve com mais profundidade apenas da turma na qual é monitor,
salientando questões fundamentais com mais propriedade.
Além dessas atividades –
aconselhar, dialogar e fazer relatórios da turma – o professor
monitor também é o articulador da turma para participar da Gincana
Cultural, evento que movimenta toda a escola no 1º semestre.
2. O Parecer
Descritivo
O parecer descritivo do
Conselho de Classe é uma atividade do Pré conselho que compete ao
professor monitor realizar. É um documento que deve ser feito com
muita atenção e seriedade, sendo fidedigno aos fatos e informações
nele solicitados. A partir desse parecer, que é uma espécie de
relato da turma, medidas pedagógicas são adotadas. Afinal, além
dos avanços, também é solicitada a descrição dos problemas
observados na turma. Assim, a partir deles são discutidas quais
seriam as ações pedagógicas mais adequadas para saná-las.
O professor monitor faz o
parecer, mas não assume sozinho o papel de articular as decisões
tomadas. A ele juntam-se a Equipe Pedagógica e os professores das
demais disciplinas num trabalho coletivo, com intuito de reduzir,
sanar ou, mesmo, eliminar os problemas apontados.
É um trabalho que exige
articulação coerente, por isso mesmo, o parecer deve ser feito com
atenção e, sobretudo, não perder de vista a perspectiva de mudança
do panorama apresentado.
Dias antes do Conselho de
Classe a Equipe Pedagógica entrega a Ficha para ser preenchida pelo
professor monitor. Geralmente este dialoga com os outros professores
na Hora atividade procurando conferir suas opiniões e pontos de
vista sobre a turma, colocando no documento elementos que sintetizem,
de certa forma, uma visão mais geral da sua turma.
3. O Ensino
Fundamental em 2010
No
ano de 2010 o ensino fundamental da escola era constituído por 12
turmas, sendo três turmas de cada série (5ª a 8ª série), com
aproximadamente 430 alunos.
De
acordo com a legislação vidente, o Ensino Fundamental deve
garantir a formação básica do cidadão e o desenvolvimento
integral do aluno, mediante:
I
- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios
básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II
- Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da
tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III
- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a
aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes
e valores;
IV
- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de
solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a
vida social.
Estas prerrogativas
legais impulsionam ações que levam em consideração a etapa de
vida dos alunos, com idade entre 10 e 15 anos. Por isso, acompanhar o
desenvolvimento por meio dos pareceres é uma das estratégias para
aplicar as exigências legais e éticas.
No Colégio Zardo, de
acordo com a orientação da mantenedora, as disciplinas que compõem
a matriz curricular do Ensino Fundamental são: Artes, Ciências,
Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua
Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Matemática. E
são os professores dessas disciplinas que participam do Conselho de
Classe e apresentam os pareceres sobre as turmas.
4. O Parecer
Descritivo do Ensino Fundamental em 2010
A seguir, será
apresentado um quadro com os pareceres dos professores monitores a
respeito das turmas do Ensino Fundamental entregues no decorrer do
1º, 2º e 3º bimestre do ano letivo de 2010. No 4º bimestre não é
entregue nenhum parecer da turma, visto ser o último bimestre não
havendo possibilidade de intervenção pós conselho. Afinal, no 4º
Bimestre, quando ocorre o Conselho de Classe Final, é apresentado o
resultado final (aprovado ou reprovado) e o professor deve fazer um
parecer individual para cada aluno que eventualmente tenha reprovado
em sua disciplina.
TURMA
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PARECER
1º
BIMESTRE
|
PARECER
2º
BIMESTRE
|
PARECER
3º
BIMESTRE
|
5ªA
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Aproveitamento
muito bom, turma questionadora, alunos críticos e participativos.
Há
alguns focos de conversas paralelas.
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Aproveitamento
bom, são alunos participativos.
Há
alunos que não realizam as atividades para casa.
|
Aproveitamento
bom, os alunos são participativos.
Alunos
que não realizam as atividades para casa.
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5ªB
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Rendimento
satisfatório, são criativos, prestam atenção à explicação.
Não
sabem trabalhar em equipe, necessitando canalizar o trabalho para
produção individual.
Alunos
repetentes e fora da faixa etária que não respeitam as regras
(entram e saem da sala, gazeiam aula e se atrasam) o que acaba
sendo um péssimo exemplo para a turma.
|
O
rendimento é satisfatório quando o professor consegue “acalmar”
os 45 alunos em sala.
Precisa
sempre chamar a atenção para a explicação, e voltar a explorar
duas ou três vezes a mesma coisa. Depois passar para a etapa de
explicar individualmente para que os mais “aptos” assimilem,
pois num universo de 40-45 é difícil atingir todos.
Turma
muito “cheia” quase não cabe em sala de aula. As conversas
que se estendem em “cascata” são difíceis de controlar e o
professor se desgasta falando alto ou simplesmente esperando a
turma “calar” para poder falar.
|
É
uma turma excelente em rendimento, percebi que gostam da matéria
e fazem as atividades pedidas.
Devido
a idade e a imaturidade de alguns, precisam de atenção e de
paciência.
É
preciso explicar bem, para que façam as atividades.
A
turma no geral vai bem, somente 03 alunos num universo de 42 não
foram bem na avaliação.
A
turma é agitada, conversa demais e sempre precisa chamar a
atenção para que o volume de vozes diminua para que o professor
possa explicar. Na primeira aula é necessário buscar carteiras
de outras salas, por isso a turma demora em se acomodar.
Alguns
alunos chegam atrasados quase sempre na primeira aula; quando tem
de buscar carteira são os atrasados que acabam se atrasando mais
ainda. Depois que alguns alunos que estavam fora da idade para a
5ª série saíram da turma, melhorou muito.
|
5ªC
|
Baixo
rendimento, o aproveitamento é regular.
Muito
indisciplinados, impertinentes, não fazem atividades e trabalhos,
não cumprem os prazos.
Há
muita conversa paralela, brincadeiras bobas, violência, agressão
e palavrões.
|
O
rendimento é parcial, grupos separados tiveram um bom
aproveitamento.
Há
muita indisciplina e falta de comprometimento.
|
Devido
a grande indisciplina da turma, o trabalho e o processo de
aprendizagem é deficiente. Eles tem grande capacidade, porém, a
falta de atenção e interesse.
Ainda
há muita indisciplina, falta de interesse e falta de atenção
|
6ªA
|
Boa
turma, mas com um grupo de alunos que atrapalham muito.
São
agitados, muita conversa paralela e indisciplina de modo geral.
|
Com
relação ao bimestre anterior em questão de conteúdo, os alunos
apropriaram-se com mais intensidade. No entanto, há alguns alunos
com baixo rendimento.
Pequenos
grupos de alunos que não realizam as atividades propostas;
esquecem do livro, do caderno, etc...
|
O
aproveitamento, no meu ponto de vista, é pouco, pois eles falam
muito, levantam do lugar e não prestam atenção.
Os
alunos não fazem anotações sobre o trabalho a realizar.
Há
muita conversa e em voz alta.
|
6ªB
|
Turma
fraca, com baixo rendimento.
Há
muita preguiça, brincadeiras de mau gosto.
Muitas
alunas sem educação, desrespeitando a todos.
Presença
de grosserias, brigas, ironias, agressões, palavrões e
desrespeito.
Turma
que conversa demais, respondem mal e não escutam o professor.
Não
prestam atenção e não avançam no conteúdo.
|
O
rendimento é ruim, desinteresse quase geral.
Muita
dificuldade na escrita. Não realizam as atividades e os
trabalhos.
Fazem
tudo com displicência, sem capricho.
|
É
uma turma fraca, sem interesse e desmotivados.
Falta
de interesse, são indisciplinados e há conversas fora de hora.
|
6ªC
|
Aproveitamento
regular, há falta de empenho, conversas excessivas, não se
concentram.
Muitas
brincadeiras de mau gosto, uso de celular e fone de ouvido.
|
O
aproveitamento de regular para fraco, o rendimento referente a
tarefas, participação, responsabilidade quanto ao estudo em
geral é péssimo.
A
maioria dos alunos não tem interesse em aprender e não se
concentram.
Não
prestam atenção e nem se dedicam em leituras para resolverem
atividades.
Há
muitas brincadeiras, conversas, provocações e às vezes até
agressões. Preocupações com a vida do próximo (fofocas, as
quais causam confusões).
|
O
desempenho é fraco, pois nos alunos apresentam uma defasagem de
conteúdos.
Dificuldade
de concentração, muita conversa, falta de interesse em aprender,
muita brincadeira e defasagem de conteúdos por parte de alguns
alunos.
|
7ªA
|
É
uma turma de grande potencial, pois tem um grupo comprometido.
Alguns
alunos são indisciplinados, atrapalham os demais e saem da sala
sem autorização.
Muitas
conversas paralelas, brincadeiras de mau gosto.
|
Os
alunos pouco se apropriaram dos conteúdos devido a indisciplina,
porém existem alguns alunos que participam e procuram cumprir com
a obrigação.
Há
conversas paralelas, indisciplina (por parte de alguns), tem falta
de livro na disciplina de ciências o que dificulta o trabalho.
Afrontamentos
com professor
Não
param sentados no lugar.
|
A
turma tem bastante anseio por aprendizagem, pois diziam que não
sabiam nada, porém apresentam dificuldades de aprendizado e de
atenção.
Me
surpreendeu o fato da maioria dos alunos querer fazer a prova de
recuperação e ter ido bem na prova.
Fazem
trabalho em duplas sem problemas, alguns trabalhos foram
excelentes, comecei a trabalhar com resumos e eles se aplicaram.
A
turma é muito agitada e indisciplinada. Tem dificuldade de
interpretar textos do quadro, ao mesmo tempo que não consegue se
ater às explicações.
A
quantidade de alunos faz com que poucos alunos consigam desvirtuar
a atenção de toda a turma, e o professor não consegue chamar a
atenção de um aluno específico de cada vez.
|
7ªB
|
Aproveitamento
regular, conversas paralelas, dispersão, indisciplina de alguns
alunos.
Conversas
em tom alto de modo excessivo.
São
agitados e fracos no conteúdo.
Alguns
alunos agressivos, mal educados, que não entregam trabalhos,
faltosos e com baixo rendimento.
|
A
turma demonstra interesse nas atividades propostas. A partir do 2º
bimestre os alunos começaram a questionar mais e a realizar as
atividades e trabalhos solicitados pelo professor e, como
consequência, houve melhoria nas notas.
Embora
tenham melhorado significativamente, há alguns alunos que
demonstram desinteresse em estudar, conversam bastante, usam boné,
escutam música no celular e picham nas carteiras e no quadro.
Há
falta de respeito com os colegas, chegam atrasados. Muita
conversa. Troca de palavrões. Não tiram o material da mala e não
fazem as atividades.
A
maioria faz as atividades mas o rendimento é regular por fazerem
as atividades correndo e terem pressa de ir embora, esteticamente
precisam melhorar.
A
turma é desmotivada, com pouco interesse, falta capricho,
organização.
|
O
rendimento geral e aproveitamento é baixo devido a indisciplina.
As
questões de aprendizado foram mínimas, uma vez que a
desobediência, falta de compostura e de educação tomam conta da
sala.
Não
há disciplina. Parece que nunca ouviram falar em respeito, pois
se batem, se maltratam, se desrespeitam, utilizam-se de um
vocabulário chulo não apenas entre eles, mas também com os
professores, em suma, definitivamente não há educação e muito
menos limites.
O
aproveitamento da turma melhorou significativamente, precisa
crescer muito, são alunos que não se concentram, pela
indisciplina de alguns, os quais apresentaram um rendimento
melhor. Neste bimestre falta organização, capricho, interesse e
responsabilidade, rendimento regular.
A
falta de organização com material, capricho, muita conversa e
mais concentração para um desempenho melhor.
Muita
dificuldade de aprendizagem, baixo rendimento.
Muita
conversa, muita brincadeira. Dificuldade de concentração,
defasagem acentuada de conteúdos, não fazem trabalhos e
atividades. Respondem agressivamente ao serem questionados.
|
7ªC
|
Turma
ruim, com pouco aproveitamento.
Não
realizam tarefas e trabalhos que valem nota.
Há
muita bagunça na sala, muita dispersão, piadas de mau gosto e
pouca disposição para o estudo.
Em
algumas aulas são aplicados e participativos, fazendo e
entregando as atividades.
|
Durante
o 2º bimestre, o rendimento da turma caiu muito. Houve, por parte
dos alunos, uma falta de interesse em desenvolver as atividades
exigidas pelos professores, como consequência, houve uma queda
nas notas dos mesmos.
Falta
de interesse em realizar as atividades das aulas. Aumento da
indisciplina em sala de aula. Teima (aumento) em usar maquiagem e
aparelhos celulares consequentemente cansaço do professor em
brigar todas as aulas, pelos mesmos motivos.
|
Rendimento
baixo. Alguns alunos não querem nada com nada. Alguns alunos só
querem conversar e ver o tempo passar. Não se preocupam com o
restante da turma. A exceção é a turma da parede e alguns
alunos da frente.
Alunos
afrontando professor com palavras de baixo calão.
Usam
celular em sala, há desrespeito.
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8ªA
|
Turma
regular, conversas paralelas, alguns alunos com muitas
dificuldades, saídas da sala sem autorização.
No
geral fazem e entregam os trabalhos.
|
A
turma em geral é muito boa, a maioria faz os trabalhos, fazem as
lições, mas sempre tem algumas exceções, ainda bem que são
poucas.
Há
muita conversa.
|
A
turma em maioria é boa, tirando problemas de comportamentos,
muitas conversas paralelas, os alunos se dispersam da
aprendizagem.
Se
os alunos tivessem mais interesse em aprender, a turma seria
perfeita. Pois eles são capazes de aprendizagem.
Conversas
paralelas, desinteresse, indisciplina.
|
8ªB
|
Turma
ruim, com baixo aproveitamento.
Há
alunos que fazem gracinhas em excesso, são dissimulados,
provocativos e agitados.
|
No
geral a turma é participativa com bom domínio de conteúdo;
salvo alguns alunos que não demonstram domínio de conteúdo e
interesse.
A
presença de alunos que incomodam o tempo inteiro e não executam
as atividades solicitadas.
Há
alunos que influenciam de forma negativa os demais.
|
No
geral a turma é participativa com bom domínio de conteúdo;
salvo alguns alunos que não demonstram interesse.
Os
alunos já citados no conselho anterior, continuam não realizando
as atividades solicitadas.
Há
alunos que continuam apresentando um comportamento inadequado à
sala de aula, sendo necessário sempre chamar a sua atenção.
Apesar disso não atrapalham o andamento do trabalho na sala de
aula.
|
8ªC
|
Problemas
sérios de comportamento, conversas paralelas, uso de maquiagem,
celular e fone de ouvido.
São
imaturos, não param quietos, não fazem tarefas e lições.
Alunos
unidos para não respeitar as regras da escola.
|
Alguns
alunos melhoraram, consegue fazer as atividades.
Tem
muita conversa, falta de interesse, falta de respeito,
indisciplina e bagunça de alguns.
|
A
turma em geral teve um bom rendimento nesse bimestre, uma vez que
tiveram um ótimo comportamento, demonstraram um maior interesse
em aprender, questionando os conteúdos e realizando as atividades
propostas.
Contudo,
há alguns alunos que não realizam as atividades, não entregam
os trabalhos e atrapalham a aula. Consequência: notas ruins.
Uso
excessivo do aparelho celular para escutar músicas; Uso de
maquiagem; Atraso de alguns alunos na primeira aula.
Aproveitamento
é fraco, turma não é participativa, falta de concentração.
Rendimento
é de ruim a péssimo.
Falta
de concentração, Falta de interesse e Falta de bagagem (conteúdo
básico)
Gostam
muito de atividades lúdicas, mostrando a imaturidade para
estudar. Só gostam de brincar.
Muita
conversa de alguns alunos.
|
(Quadro com os
Pareceres das Turmas 2010)
Nota-se, pelo relato dos
professores, que praticamente todas as turmas apresentavam problemas
referente à disciplina em sala de aula e, de acordo com eles, isso
explicaria os baixos rendimentos. Fica claro nos relatos que baixas
notas ou o mau desempenho estão diretamente ligados ao mau
comportamento ou não cumprimento das atividades solicitadas aos
alunos.
Os problemas citados
demonstram também algo já mencionado em inúmeros estudos que é a
inadequação das formas de ensino ao tipo de aluno que se tem
atualmente. A escola, em todo o seu conjunto de tradição de
socializar o conhecimento historicamente construído, por meio das
metodologias docentes, de fato não cumprem tal função tendo em
vista que poucas turmas avançaram nesse quesito de acordo com os
relatos. É interessante notar que em turmas onde o rendimento ou
desempenho teria melhorado o motivo teria sido a melhoria no
comportamento, o que poderia ser entendido como a obediência dos
alunos em ouvir o professor, cumprir as regras e fazer o que ele
pede. Ora, sabe-se que fora da escola não é isso que acontece no
cotidiano dessas crianças e adolescentes, tão acostumados a
“fazerem o que querem” tendo em vista a ausência dos pais que
estão fora de casa, praticamente o tempo todo, trabalhando.
Fazer essa compreensão
não é realizar o jogo de culpabilização do professor pelos
problemas da sala de aula, mas refletir que os processos de ensino
que ocorrem no interior da escola realmente não são condizentes com
as realidades vividas pelos estudantes fora dela. Também não quer
dizer que a escola tenha que abrir mão de sua tradição e fazer da
escola um espaço de sala de estar, de ponto de encontro ou passeio.
Na verdade, deve-se considerar essa ambivalência para se tentar
realizar diálogos com intenção de fazer aproximações entre os
aspectos do ensino conectados às necessidades de aprendizagens das
crianças e adolescentes.
Nessa questão, pode-se
pontuar as ações empreendidas pelos professores e Equipe Pedagógica
no sentido de orientar os alunos, chamando a atenção para os erros
e descumprimento das regras, bem como as suas famílias.
Ao longo dos três
bimestres, os alunos foram chamados, orientados, repreendidos,
corrigidos e a eles solicitado mudança de postura, tendo em vista a
necessidade de melhoria em suas notas e em seu desempenho geral.
Infelizmente nem todos ouviram, ou atenderam. Porém, algo foi feito,
pois do contrário, certamente o cenário seria muito pior.
Tendo em vista os anos
anteriores, em que havia muita depredação do espaço físico, uso
de drogas, brigas e agressões físicas, pichações entre outros, em
2010 foi possível perceber que esses problemas se reduziram, sendo
alguns deles completamente eliminados do cotidiano. Isso tudo em
função de trabalhos de conscientização e parceria entre escola e
família. Os problemas pontuados ao longo dos bimestres foram sendo
entendidos à luz de questões que tem a ver também com a faixa
etária, com a insegurança comum nessa idade e a tentativas de
autoafirmação dos alunos e para isso, enfrentando a autoridade,
desafiando as regras. Talvez isso explique atos de indisciplina e
displicência.
É importante destacar o
papel dos professores monitores que foram atenciosos com suas turmas,
buscando estratégias para superação dos problemas, recorrendo à
Equipe Pedagógica quando necessário, na tentativa de melhorar o
ambiente da sala de aula. Nem sempre foi possível resolver tudo na
hora, porém, sempre houve o interesse e a responsabilidade de tomar
providências nos casos apresentados.
Ressalta-se também o
papel dos pais que, via telefone, sempre compareceram quando
convocados, assumindo compromisso em resolver as situações que
envolviam indisciplina ou falta de responsabilidade de seu filho para
com os estudos.
Por fim, a estratégia de
construir pareceres da turma bimestralmente tem se mostrado uma
estratégia eficiente por auxiliar no registro e na tomada de
decisões.
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