Alexandro Muhlstedt
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi
elaborado como atividade final do curso “Uso das TIC's na Escola:
entre limites e
possibilidade na Gestão Escolar”, ofertado pela Secretaria de
Estado da Educação (SEED - Paraná), por meio da Diretoria
de Tecnologia Educacional
(DITEC).
O
curso teve carga horária de 60h e foi
realizado
na modalidade semi-presencial. Este trabalho apresenta ações e
metas dos gestores, desenvolvidas e em desenvolvimento, no âmbito de
gerenciamento das Tecnologias de Informação e Comunicação
(doravante chamadas TIC's) no espaço escolar do Colégio Estadual
Professor Francisco Zardo, de Curitiba – Paraná, bem
como a descrição de espaços, equipamentos e ações existentes
nessa unidade escolar.
1. Fundamentos
Em tempos de modernidade,
na era das tecnologias, onde as informações são precisas e muitas
vezes simultâneas e as distâncias são encurtadas, acarretando
significativas mudanças na sociedade em seu modo de pensar e agir,
onde os alunos não aderem mais ao método tradicional do passo a
passo ou uma coisa depois da outra, tem sido uma necessidade da
escola a utilização das TICs, como ferramenta de estratégia para o
desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem mais efetivos.
Aprender a usar as
ferramentas e compreender criticamente tal uso, são condições
essenciais para que o professor possa elaborar métodos e praticas de
ensino menos cansativas, fugindo um pouco das didáticas do quadro de
giz e livros, cooptando novas opções para desenvolver o trabalho
com o conhecimento, e aos alunos, proporcionar um suporte a mais no
processo de sua aprendizagem. Sob essa perspectiva, recorre-se a
Moran (2000, p. 1) que exorta:
Educar
é colaborar para que professores e alunos- nas escolas e
organizações – transformem suas vidas em processos permanentes de
aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade,
do seu caminho pessoal e profissional- do seu projeto de vida, no
desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoções e
comunicação que lhe permitem encontrar seus espaços pessoais,
sociais e profissionais e tornar-se cidadão realizados e produtivos.
A construção de novos
objetos pedagógicos é agora fundada na interação com as TIC's e
com o uso que professor e alunos fazem delas, pois o aluno é agora
parte ativa no processo educacional, tendo os objetivos e os métodos
de aprendizagem que ser traçados em função desta condição. A
educação encontra-se, agora, confrontada com a evolução dos novos
meios tecnológicos, aproveitando-se destes novos mecanismos,
passando a abranger cada vez mais pessoas, em diferentes locais e com
perspectivas diferentes daquilo que pretendem aprender. A maior parte
das vezes é a facilidade e o prazer que geram no indivíduo empatia
pela aprendizagem.
Este conceito de ensino,
apoiado pelas TIC's, passa por uma transformação constante,
complementando e aperfeiçoando a presença de professores e alunos
na sala de aula, sendo que há aqui um incremento de proatividade ao
aluno, que se deseja mais participativo na construção da sua
própria aprendizagem (POCINHO; GASPAR, 2012) .
2. Justificativa
Tendo em vista que a
sociedade atual se encontra em constante evolução e atualização
nos mais diversos domínios, também no educativo, é que as TIC's
despontam como um dos fatores mais relevantes dessa mudança. A
escola como hoje é conhecida terá de se preparar para responder às
novas solicitações operadas pelas evoluções tecnológicas, já
que elas colocam novos desafios ao sistema educativo e a cada um dos
seus intervenientes (POCINHO; GASPAR, 2012). Por isso, a formação
dos profissionais que atual na escola se torna fundamental para esses
novos tempos.
O Colégio Estadual
Professor Francisco Zardo, lócus deste trabalho, possui
infraestrutura de 18 salas de aula, 06 laboratórios de informática
(01 Paraná
Digital, 01 Pro Info, 01 E-tec, 01 de manutenção e 02 próprios,
conseguidos em parceria com a empresa Volvo),
01 auditório multimídia, 18 televidores
pendrive,
04 projetores multimídia, sistema de som interno (rádio), Internet
banda larga 30mb e circuito de 32 câmeras de segurança.
O quadro de pessoal é
constituído por 24 funcionários (agentes educacionais I e II), 82
professores, 04 diretores, 07 pedagogos e 1600 alunos.
Este trabalho almeja
oferecer subsídios a esses sujeitos a respeito das normas de uso das
TIC’s a partir de uma perspectiva de gestão escolar que incentiva
e possibilita o treinamento e aperfeiçoamento periódico interno de
professores e funcionários, visto os recursos de acesso disponíveis
no estabelecimento.
3. Desenvolvimento
A partir do Projeto
Político Pedagógico se torna importante explicitar como o mundo
atual e o contexto em que se situa o Colégio Estadual Professor
Francisco Zardo é percebido. A partir de reflexões acerca do
contexto sócio-histórico-educacional, considerando os fundamentos
legais relacionados à educação, foi possível identificar os
elementos que se põem para o Colégio (PPP
ZARDO, 2011).
Parte-se do pressuposto
de que uma Escola que visa realizar ações intencionais precisa
levar em conta os problemas decorrentes das relações que se
estabelecem em seu contexto. Conscientes dessa trama de relações,
será possível superar ações espontaneístas e, efetivamente,
contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, justa,
livre, participativa e feliz.
Sendo assim, é
indispensável um olhar sobre o paradoxo instalado na atualidade.
Enquanto presenciamos as maiores e mais rápidas transformações
tecnológicas, convive-se com o crescimento desenfreado da miséria e
da injustiça social. Por isso, é preciso compreender o mundo e
situar os problemas do entorno para, em seguida, apontar em qual
direção caminhará a escola.
Para atingir uma
sociedade ideal, precisa-se de cidadãos que pensam de forma global,
mas agem de forma local, criativos e inseridos ao mundo atual,
usufruindo todos os benefícios modernos. Benefícios como educação,
alimentação e tecnologia que ainda não estão a disposição da
maioria da população.
Então, nesta
perspectiva, a finalidade da escola é valorizar o ser humano em
todos os seus aspectos (pedagógico, social, afetivo, intelectual e
cognitivo), torná-lo apto a viver e a conviver, sendo agente de
transformação para a sociedade em que vive. Deseja-se e trabalha-se
para que exista, na prática, um ensino de qualidade onde o aluno
aprenda a buscar uma vida digna, para que possa se transformar num
cidadão consciente, capaz de exigir seus direitos e cumprir seus
deveres.
Para isso é preciso
seriedade, compromisso e comprometimento de toda equipe da escola,
união na busca de concretização do objetivo principal que é o
sucesso no processo ensino-aprendizagem, sob o enfoque de constantes
atualizações de informações do uso das TIC`s por parte dos
professores, com planejamento condizente com a realidade do aluno,
que hoje está cada vez mais conectado e necessita de aulas mais
atrativas e interativas para chamar e reter sua atenção.
Neste sentido, o Colégio
Zardo, mediando ações dos gestores, bem como pelo empenho de
profissionais que se dedicam a organizar o espaço equipado com
TIC's, tem em sua estrutura o seguinte panorama:
Na sala dos professores e
na Biblioteca há computados, conectados à Internet para realização
de pesquisas, consultas ao e-mail, elaboração de provas e
atualizações de blog). Na Biblioteca, os alunos utilizam computador
em contraturno ou aula livre.
Como forma de comunicação
há um grupo com conta de e-mail de todos os professores, os quais
são informados dos eventos e atividades da escola. Os planos de
trabalho dos professores são todos encaminhadas via e-mail, sendo
que conferir o e-mail é uma prática que os professores já
adotaram, tendo em vista que todos os encaminhamentos da escola são
divulgados também por este meio de comunicação.
A Equipe Pedagógica
mantém atualizado um blog no qual consta as atividades desenvolvidas
(www.pedagogiazardo.blogspot.com). Neste espaço ocorrem discussões
coordenadas pela Equipe pedagógica por meio de comentários (Reunião
pedagógica on
line).
Os alunos também comentam as atividades que participam.
A avaliação do uso
desses recursos se dá pela apropriação das informações
divulgadas e pela ampla utilização pelos professores e alunos.
A formação dos
professores ocorre por meio dos cursos da SEED (um grupo já realizou
este curso de TIC`s), por meio de cursos particulares e pela troca
entre colegas. É muito comum os professores ajudarem-se entre si em
dificuldades ou dúvidas.
Os alunos utilizam os
laboratórios de acordo com a atividade do professor. Marca-se dia e
aula numa pasta própria. Para comentar no blog são chamados grupos
de alunos da turma, que são atendidos pela equipe pedagógica ou por
professor readaptado.
Os agentes
educacionais utilizam quando têm alguma atividade do Pro funcionário
para realizar.
Na secretaria o uso é
referente as atividades de matrícula, digitação de notas e
informações de aluno, repasse de e-mail, atualização do site,
entre outros.
Na Biblioteca, acompanhar
os alunos no uso dos computadores, catalogar livros, realizar
trabalhos de digitação de materiais para equipe pedagógica, etc.
Na sala do xeróx,
receber as provas dos professores via e-mail e reproduzir, organizar
a cópia dos trabalhos aos alunos, entre outros.
A comunidade utiliza por
meio dos alunos do CELEM (da comunidade) e pais, quando participam
das reuniões (toda a pauta acontece com utilização de recursos
tecnológicos).
A escola como um todo
busca articular as atividades em sua ampla possibilidade de uso das
tecnologias, especialmente a Internet, fomentando mais ainda a
aprendizagem.
No conjunto das ações
da gestão da escola, há muitas práticas de fomento e incentivo ao
uso de tecnologias, como por exemplo:
- Disponibilização do material: laboratórios, auditório, controles remoto da TV Miltimídia, etc. sempre com as recomendações de uso responsável (o que nem sempre é entendido e praticado por todos).
- Manutenção dos espaços tecnológicos (Laboratórios, Biblioteca e Auditório), buscando, por meio da APMF, realizar os reparos, consertos ou substituições o mais rápido possível. Inclusive, há sistema de conexão à Internet aos professores por meio de sistema mantido pela APMF.
- Divulgação das informações, orientações e eventos da escola por meio de site e blog. O blog da pedagogia concentra as atividades desenvolvidas pelos professores (relatos pedagógicos, vídeos e imagens) e discussões de temas relevantes (reuniões pedagógicas On line). Há também o envio de mensagens para o e-mail de todo o grupo docente.
Os profissionais da
escola, por meio dessa cultura digital, assumem uma postura de
utilização dos recursos de modo a desenvolver melhor a aprendizagem
dos alunos.
4. Parcerias possíveis
na Gestão Escolar quanto ao uso das TIC's
Atualmente as escolas de
modo geral contam com a Diretoria de Tecnologia Educacional (DITEC),
vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que
viabiliza ações que possibilitam não apenas o acesso operacional
dos equipamentos existentes nas escolas, mas também a pesquisa, a
produção e a veiculação de conteúdos educacionais de forma
compatível com os avanços tecnológicos.
Consiste em integração
e articulação das mídias com o mundo moderno por meio de ações
desenvolvidas pela TV Paulo Freire, que produz e veicula conteúdos
digitais educacionais; pelo Multimeios, que oportuniza o
desenvolvimento e a produção de recursos midiáticos e pelo Portal
dia-a-dia educação, que pesquisa e disponibiliza diferentes
conteúdos, os quais podem ser acessados nos laboratórios de
informática do Paraná Digital, armazenados no pendrive e exibidos
na TV Multimídia.
Ainda contamos com a
assessoria da Coordenação Regional de Tecnologias (CRTE), equipe
que além de oferecer orientações quanto ao acesso e utilização
das mídias, ainda disponibiliza materiais didáticos de apoio ao uso
das tecnologias.
Contudo, percebe-se a
necessidade da viabilização de mais cursos abordando o uso das
TIC's, por parte da CRTE, para a atualização permanente dos
professores, com cursos alternativos tanto em horários, quanto que
envolvam ensino para iniciantes, intermediário e avançado.
No Colégio Estadual
Professor Francisco Zardo, por incentivo da Direção, conta-se com
vários recursos tecnológicos, os quais são disponibilizados para
uso da equipe docente sob orientação de professores com
conhecimento intermediário e avançado das TIC's e que atuam como
multiplicadores, e claro, constantemente recebendo informações a
respeito de atualizações, por meio da formação continuada. A
Equipe Pedagógica motiva, orienta e solicita que nos planos de
trabalho docente sejam inseridos o uso das TIC como recurso
didático-pedagógico, que são de fundamental importância na
atenção e linguagem dos alunos, inseridos e integrantes da “era
digital”.
5. Envolvimento da
Direção, Equipe pedagógica e Professores no gerenciamento do uso
das TIC's no espaço escolar
O Colégio Estadual
Professor Francisco Zardo, oferta o ensino fundamental, médio e
profissional, e dentre seus cursos, há o curso Técnico em
Informática, sendo que em função disso, tornou-se viável a
instalação de cinco laboratórios de Informática e professores
formados na área, que são também os multiplicadores de informações
e de inovações aos professores e alunos.
Motivados pela linguagem
digital e como recurso que facilita a atividade didática pedagógica
do professor e que atinge com maior efetividade o aprendizado dos
alunos, a Direção e Equipe Pedagógica instigam cada vez mais os
professores na busca de um ensino de qualidade e que aperfeiçoe
técnicas que envolvam o uso das TIC`s em suas disciplinas.
6. Reorganização do
processo de trabalho e apoio das TIC's disponíveis no espaço
escolar
A efetividade dos
recursos tecnológicos do Colégio se dá desde a entrada de um novo
professor ou funcionário que preenche em sua ficha funcional o seu
e-mail e passa a obter informações a respeito de um site e um blog
próprio do Colégio, que periodicamente é atualizado e que deve ser
consultado para as mais diversas informações e consultas;
ressaltamos que avisos urgentes são transmitidos via e-mail e
fixados em edital. Quanto aos alunos, os mesmos também são
convidados a acessar tais recursos.
O sucesso para tal
envolvimento entre Direção, Equipe Pedagógica, Coordenadores é
que todos tem um conhecimento intermediário ou avançado do uso das
tecnologias e sendo assim, não há como não envolver e estimular
toda a comunidade escolar para a utilização de tão poderosa
ferramenta que é a tecnologia, a favor da qualidade de ensino.
O Colégio disponibiliza
a utilização dos seguintes recursos tecnológicos:
- TV’s pendrive em
todas salas de aulas (em condições de uso);
- Equipamentos de DVD’s
(e mídias específicas das várias disciplinas);
- Rádios com recursos
para CD/DVD/MP3;
- Um auditório com
equipamento de som, multimídia, computador para uso pen-drive, CD,
DVD, acesso a internet e entrada para notebook;
- Um equipamento de
multimídia de uso avulso para uso em sala de aula;
- Dois equipamentos de
Multimídia (Artur) - para laboratório de Meio Ambiente e Programa
Brasil Profissionalizado;
- Dois computadores com
acesso a internet completos com uma impressora na sala dos
professores e na biblioteca.
7. Criação de
estratégias com o suporte das TIC's para a disseminação de
informações, conhecimento, experiências e pesquisa escolar na web.
A Direção e Equipe
Pedagógica já adota e incentiva professores, funcionários, alunos
e comunidade para consultar o site www.colegiozardo.com.br
e o blog da escola www.pegagogiazardo.blogspot.com.br,
este aviso é feito através do e-mail que direcionamos aos
professores e até mesmo através do Jornal do Bairro onde
eventualmente é mencionado o site do Colégio.
A Equipe Pedagógica
interage significativamente com os Coordenadores e demais professores
para que tenham por hábito pedagógico selecionar, registrar e
postar suas experiências didáticas com os alunos no blog da escola.
É uma maneira dos professores terem seus esforços registrados e
socializado com a comunidade escolar, além de que o próprio aluno
sente-se motivado a apresentar um trabalho de qualidade já que
poderá ter sua avaliação postada na Web.
No mês de maio de 2012,
a Equipe Pedagógica adotou, por ocasião de agendamento de Reunião
Pedagógica, a prática à distância desta reunião com os
professores, através do blog do colégio. Nessa atividade, foram
postados 4 textos que deveriam ser lidos e refletidos, em seguida,
escrever um comentário, expondo o ponto de vista individual, e
interagir com pelo menos um colega por meio do fórum. Esta prática
adotada foi um sucesso, pois os professores quase que em sua
totalidade participaram e interagiram em data determinada, porém com
flexibilidade de horário.
Em junho de 2012, o Col.
Est. Prof. Francisco Zardo passou a ser o primeiro colégio do Paraná
a sediar o evento de palestras organizado pela Secretaria de Assuntos
Estratégicos – SEAE , sob Coordenação da Prof. Antoliana Pestana
Tantos, através de Web Conferência, sob título “Atitudes para
Melhorar sua Vida Profissional e Pessoal”, ministrada pelo Prof.
Luciano Steyer – Diretor do Instituto OPUS, em virtude da estrutura
de TI que há no auditório.
A partir de agosto de
2012 os alunos foram incentivados a postar, no blog, comentários a
respeito das atividades das quais participaram: Visitas Técnicas,
Casa da Leitura, Museus, Parque da Ciência, Palestra sobre Drogas,
Teatro sobre Bullying, etc. Nos laboratórios de Informática, os
alunos acessam o blog e escrevem seus comentários seguindo a
proposta de inserção digital e uso de TIC`s no cotidiano escolar.
8. Quanto a ações de
Gestão Escolar que devemos aprimorar e intensificar:
Divulgação entre os
docentes com maior detalhamento dos recursos disponibilizados no
Portal Educacional da Secretaria de Estado da Educação,
considerando os ambientes Educadores, Gestão, Alunos e Comunidade
Escolar. Durante a realização deste curso, fomos oportunizados a
visitar ambientes que ainda não estávamos familiarizados e que são
muito úteis ao cotidiano pedagógico. Tal informação poderá fazer
parte nos informativos de links interessantes do site e do blog do
Colégio, bem como sugestões que podem ser repassadas por e-mail e
em reuniões pedagógicas com professores, motivando-os a explorarem
os recursos do Portal Dia a Dia Educação.
Criação de espaço, de
acordo com as possibilidades do colégio, talvez organizando e
concentrando melhor a hora atividade dos professores, para repasse de
orientações práticas acerca do uso de equipamentos, conversão de
vídeos, tratamento de áudio, adequação de conteúdos à TV
pendrive, etc.
Organização e
monitoramento de agendamento prévio dos laboratórios de informática
e auditório multimídia, promovendo o uso racional e igualitário
dos mesmos.
9. Laboratório de
Informática: uso pela comunidade escolar
O
gestor, como líder, deve estar atento para propiciar oportunidades
de aperfeiçoamento, introduzir informações importantes, estimular
a inovação e a criatividade.
Para
poder inovar, é preciso que se conheça o ambiente de trabalho para
fazer a mediação entre a organização e a comunidade interna e do
entorno da escola (no caso da escola em que atuo: famílias,
convidados, universidades).
Todos
precisam sentir-se parte integrante da escola e o gestor deve
descobrir a potencialidade, as carências e as necessidades de seus
liderados para articular sua ação, estimulando sempre a cooperação,
partilhando a autoridade e compartilhando a liderança com a
comunidade.
Hoje,
um gestor pode encontrar nas tecnologias o apoio indispensável ao
gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas.
Nesse
sentido, é necessário:
- a garantia do acesso (ter os equipamentos);
- o domínio técnico (saber utilizá-los de forma geral e em suas atividades profissionais de gestão) e
- a compreensão sobre o domínio pedagógico (como fazer para usá-las de forma a facilitar o processo de aprendizagem do aluno).
Dito
isto, reforço que, antes de comunidade se fazer presente no uso do
Laboratório de Informática da escola, por exemplo, é necessário
criar na instituição os mecanismos para bom uso do mesmo.
A
disponibilidade de profissional para atender (cuidando, orientando e
evitando vandalismos) é fundamental para o uso adequado. De nada
adianta garantir presença da comunidade e discursar sobre
democratização e inclusão digital se antes o gestor (mediado pela
SEED) não fizer a lição de casa: proporcionando a integração
entre o administrativo e o pedagógico na vida escolar, utilizar as
TIC para agilizar o fluxo de informações, a tomada de decisões e o
acompanhamento das ações administrativas e pedagógicas da escola.
Somente
quando o cotidiano da escola estiver realmente integrado na
utilização adequada é que, na minha opinião, pode-se abrir o
espaço para a comunidade.
No
Colégio Zardo a comunidade (pais e convidados) participam do uso de
tecnologias nas reuniões ordinárias, nos seminários, palestras e
encontros.
Aos
pais todas as pautas são apresentadas utilizando as tecnologias e os
convidados (palestrantes) utilizam os recursos para suas
apresentações.
Como projeto piloto, já
teve a experiência de possibilitar que os alunos do curso Técnico
em Informática, ministrassem orientações a respeito do uso da
Internet para a comunidade da terceira idade do bairro. A visitação
e a procura pela comunidade foram grandes e a experiência de
voluntariado significativa aos alunos e professores que ficaram
impressionados pela curiosidade e encantamento nos olhos dos idosos a
cada troca de imagens e recursos que a internet possibilita.
No
mês de setembro de 2012 iniciou no Colégio o curso Multimeios
Didáticos, desenvolvido pela UFPR. É um curso para a comunidade (na
modalidade a distância) na qual os alunos matriculados utilizam o
Laboratório da escola para assistirem às aulas, acompanharem as web
conferências, bem como acessar o material e realizar as avaliações.
Na
Biblioteca da escola há computadores conectados à Internet os quais
ficam a disposição dos alunos e comunidade (há estudantes
universitários que utilizam) para realizar pesquisas, ler e-mails e
fazer trabalhos.
10. Resultados
esperados
Com o objetivo comum em
busca da qualidade de ensino, deseja-se:
- que haja cada vez mais incentivo para aprimoramento e auxilio no uso dos recursos disponibilizados;
- que se adote como prática a busca de formação continuada dos professores e funcionários a fim de que a tecnologia seja utilizada a seu favor;
- que se facilite e agilize os recursos pedagógicos de forma interativa entre professores e alunos.
- que ocorra a conscientização de cada professor que vier fazer parte do quadro funcional do Colégio Est. Prof. Francisco Zardo sobre o uso das TIC`s em suas aulas.
- que o professor encontre recursos e assessoria para desenvolver o melhor possível suas aulas;
- que se crie um ambiente de boa vontade entre os colegas em auxiliar e orientar de que forma poderão utilizar os equipamentos e meios de pesquisa para elaboração de seu material.
- que se viabilize a participação dos alunos do curso de informática em projetos que envolvam a comunidade escolar.
- que se repitam as experiências como o evento recente de uso do laboratório de informática pelas pessoas da “Terceira Idade”.
11. Resultados
alcançados até o presente
- Estruturação física de laboratórios de informática, biblioteca e internet condizentes com as necessidades.
- Disponibilização de equipamentos tecnológicos como projetores, rádios, aparelhos de DVD’s, TV pendrive e mídias diversas.
- Excelente auditório multimídia, blog e site oficial.
- Utilização adequada dos espaços tecnológicos por professores, funcionários e alunos.
12. Considerações
finais
Durante todo o percurso
escolar é fundamental desenvolver e dotar alunos e professores de
saberes e competências gerais, tendo sempre em conta a
especificidade e a transversalidade das TIC'S.
As atividades escolares
deverão por isso assegurar o desenvolvimento destas novas
competências, por um lado, aos alunos com um currículo potenciador
de aprendizagens significativas ao nível da utilização adequada
das ferramentas de informação e comunicação. Por outro aos
professores dotando a escola com condições para os formar
continuamente, para que possam acompanhar os alunos.
Para isto, é importante
o empenho de todos, pois professores e alunos, para além de estarem
receptivos em relação às novas tecnologias, deverão ser capazes
de se adaptar à mudança e aceitar o novo papel que lhes é
atribuído. Para além de mero mediador entre o conhecimento e os
alunos, o professor deverá saber como utilizar as TIC's e como
integrá-las no currículo. A utilização das TIC's pressupõe a
capacidade de manuseio das ferramentas existentes e outras que
eventualmente sejam capazes de desenvolver e integrar as TIC's no
currículo pressupõe um conhecimento ao nível dos recursos
existentes na escola, do próprio equipamento e dos materiais
didáticos disponíveis.
Ressalta-se, por fim, que
o ponto fortemente catalisador e sustentador desta mudança é a
formação de professores na área das TIC's, já que serão estes a
vão proporcionar atividades inovadoras e que conduzam a uma maior
autonomia do aluno. É nesta direção que o Colégio Francisco
Zardo, por meio de suas equipes de trabalho, conduz suas ações
pedagógicas.
13. REFERÊNCIAS
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M. E. B. de. ProInfo: Informática e Formação de Professores. vol.
1. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília: Ministério
da Educação, Seed, 2000b.
BELLONI,
M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
COLÉGIO
ZARDO. Projeto Político Pedagógico. Curitiba, 2011.
_______.
Regimento Escolar. Curitiba, 2007.
COSTA,
C. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. v. 12.
(Aprender e ensinar com textos).
DEMO,
Pedro. TIC's e educação, 2008 http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br
GADOTTI,
M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas
Sul, 2000.
LITWIN,
E. Tecnologia educacional, política, histórias e propostas. Porto
Alegre: Artmed, 2001.
MORAN,
J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed.
Campinas: Papirus, 2000.
PARANÁ.
Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação.
Diretoria de Tecnologias Educacionais. TV Multimídia: pesquisando e
gravando conteúdos no pen drive. Curitiba, 2008.
POCINHO,
R., GASPAR, J. O uso das TIC e as alterações no espaço educativo.
In: Exedra, nº 6. Porto, 2012. p. 143 – 154.
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