terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MUSEU FERROVIÁRIO

O Museu Ferroviário de Curitiba, localizado no Shopping Estação, abriga mobiliários e peças que colaboram para o resgate histórico da memória ferroviária no Paraná, que se iniciou em 1885 com a inauguração do trecho entre Paranaguá e Curitiba. Inaugurado em 1982, o espaço possui a arquitetura da antiga Estação Ferroviária de Curitiba.
A Estação Ferroviária de Curitiba foi inaugurada em fevereiro de 1885 para servir a linha Paranaguá – Curitiba. 
Mais tarde, em 1896 a linha foi estendida para Ponta Grossa, e a partir daí ao interior do estado. 
Mas pode-se dizer que a grande conquista para a cidade ocorreu no ano de 1909, quando foi inaugurada a ligação entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tirando Curitiba do isolamento. 
A estação funcionou até o dia 13 de novembro de 1972, quando o último trem partiu para Paranaguá, sendo depois foi transferida para onde hoje se encontra a rodoferroviária. 
Tornando-se um símbolo da chegada do progresso a capital paranaense, já que antes, rompe o isolamento de Curitiba com o litoral e dos outros estados, abrindo caminho inclusive para a exportação internacional.
Com mais de 600 peças, o acervo do Museu Ferroviário é único por possuir itens curiosos, como um grande livro utilizado para a contabilidade da antiga estação. 
Além disso, há relógios, telefones e telégrafos que eram utilizados no local e objetos do interior dos trens, como bagageiros, fechaduras e luminárias da época. O espaço ainda possui uma réplica de locomotiva a vapor. 
Há um acervo constituído por recortes de jornais e livros sobre as ferrovias pode ser consultado no local.
Partes do Museu mantêm várias feições originais da velha estação. 
Um exemplo disso é a antiga bilheteria, que está mantida da maneira original, desde a sua mobília, até os lustres, pisos e forros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário