INSTITUTO
DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ALEXANDRO MUHLSTEDT
CURITIBA
- PARANÁ
JULHO
/ 2013
Apresentação pessoal / Pesquisa PDE
Objetivo da Oficina:
Refletir sobre o trabalho realizado pelos docentes no Instituto de
Educação no Curso de Formação de Docentes, apresentando
possibilidades de resolução dos problemas
Apresentar a ferramenta que será
utilizada: Árvore dos
Problemas
ÁRVORE DOS PROBLEMAS
Questão central:
Quais
são os problemas que eu percebo no cotidiano do curso de Formação
de Docentes do IEPPEP que impedem ou dificultam a ação docente?
Tempestade de ideias
Individualmente cada participante
escreve com pincel atômico, em papeletas, os problemas
(sendo um problema por papeleta).
Fixar no painel
as papeletas de todos os participantes.
Problematização
Solicitar auxílio a 2 ou 3
participantes para juntar
os problemas iguais ou que se repetem ( os demais auxiliam).
Pedir que os participantes leiam os
problemas e entrem em consenso sobre:
Qual
o problema é a causa dos demais? (RAIZ)
Que
problemas este gera de imediato? (CAULE)
Quais
são as conseqüências? (RAMOS)
Refletir sobre os problemas de origem
social, de governo, de gestão ou pedagógico.
Numerar
os problemas da raiz para os ramos.
Construída
a Árvore dos Problemas, solicitar que os participantes se organizem
em 6 grupos:
Grupo
1 e 4 – Escrever um texto
“costurando” os problemas presentes no painel.
Grupo
2 e 5 – Escrever um texto
explicando: Por que esses problemas levantados existem?
Grupo
3 e 6 – Escrever
situações vivenciadas que ilustram os problemas presentes no
painel.
Simultaneamente,
3 participantes escrevem o contrário dos problemas, elaborando a
Árvore das Soluções (Reformulação).
ÁRVORE DAS SOLUÇÕES
Escrito o contrário dos problemas e
fixado no mesmo molde da Árvore dos Problemas distribuir
aos trios a numeração
equivalente às Soluções.
Elaborando Objetivos
Cada trio escreve possibilidades de
ação
para alcançar aquela Solução (Determinar Objetivos): O que pode
ser feito?
Avaliação
Individualmente, escrever em forma de
ítens: O que faço e o que
posso fazer para que as aulas no curso de Formação de Docentes do
IEPPEP sejam melhores?
Concluir
partilhando as produções
dos grupos e recolhendo o material escrito (no qual deve constar os
nomes dos participantes).
Solicitar,
por fim, que respondam a um pequeno questionário
sobre os motivos que os levaram a ser professor (Aplicação de
ferramenta de pesquisa do PDE – Participação Voluntária).
Grupo 1 - Dedicação
Seu
grupo assume neste momento uma tarefa importante. Mãos à obra!
Discutir
e escrever um texto no qual os problemas presentes no painel sejam
“costurados” e colocados numa sequencia lógica.
Não
acrescente novos problemas. Detenham-se naqueles que estão no
Painel. Podem seguir a numeração nele inscrita ou não. O grupo
decide!
Bom
trabalho!
Grupo 2 - Compromisso
Seu
grupo assume neste momento uma tarefa importante. Mãos à obra!
Discutir
e escrever um texto que explique, de acordo com a visão do grupo,
por que esses problemas levantados existem no cotidiano do curso de
Formação de Docentes e por que atrapalham o trabalho dos docentes.
Ao
discutirem, cuidem para não acrescentar novos problemas.
Bom
trabalho!
Grupo 3 -
Responsabilidade
Seu
grupo assume neste momento uma tarefa importante. Mãos à obra!
Escolher
um ou mais problemas presentes no painel. Descrever situações reais
vivenciadas pelos participantes que ilustram os problemas escolhidos.
Bom
trabalho!
PESQUISA PDE 2013
Pedagogo Alexandro
Muhlstedt
1.
Marque a razão principal pela qual você tornou-se professor/a da
Rede Estadual.
(
) Não havia o curso superior na minha região que eu realmente
queria fazer e optei por licenciatura.
(
) Minha origem é de família pobre e ser professor/a seria a
possibilidade de melhorar as condições.
(
) Há certa facilidade em conseguir o emprego de professor/a.
(
) Desde que comecei a pensar em qual profissão seguir a carreira de
professor/a foi uma opção que me atraiu.
(
) Minha família é de professores e foi inevitável seguir a
carreira.
(
) Tenho outra profissão e quis ser professor/a por gostar de
ensinar.
(
) Outra: ____________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário