segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE: Teses e Dissertações no período de 2011 a 2013

Alexandro Muhlstedt1
1. Objetivos e delimitação do campo de estudo

Haddad (2002) assim define os estudos do tipo Estado do Arte:
Os estudos de tipo estado da arte permitem, num recorte temporal definido, sistematizar um determinado campo de conhecimento, reconhecer os principais resultados da investigação, identificar temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos à pesquisa futura (p. 9).
Assim, aplicando o estudo do tipo estado da arte, o objetivo deste trabalho é detectar o tema da profissionalidade docente, no período de 2011 a 2013, publicadas no Banco de Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior2).
Este estado da arte se refere à produção acadêmica discente dos programas nacionais de pós-graduação stricto sensu, expressa em teses de doutoramento e dissertações de mestrado. O levantamento e a análise não compreendem, portanto, a produção dos docentes pesquisadores ou aquela realizada em outras instituições que não as universitárias, bem como as publicações em periódicos.

2. Conceito de Profissionalidade Docente

O tema da profissionalidade docente insere-se no campo teórico sobre a formação de professores e tem a ver com a profissão conectada à personalidade do sujeito. Reis Monteiro (2008) define profissionalidade
[...] como um saber-comunicar-pedagogicamente, ou seja, com a legitimidade do direito à educação, competência nos saberes a comunicar e sobre comunicação e excelência pessoal. Os profissionais da educação podem, pois, ser considerados como profissionais do direito à educação e da comunicação pedagógica, oficialmente habilitados e socialmente investidos para o exercício da sua função (p.47).

Para Carlos Marcelo (2009) o desenvolvimento profissional pode ser concebido como:
[...] um processo, que pode ser individual ou colectivo, mas que se deve contextualizar no local de trabalho do docente – a escola – e que contribui para o desenvolvimento das suas competências profissionais através de experiências de diferente índole, tanto formais como informais” (p. 10).

Pode-se estender esse conceito em direção à compreensão da profissionalidade, pois a concebe como movimento, como construção individual e coletiva, que se corporifica no ambiente de trabalho e tem na práxis docente e nas relações dos professores com seus diferentes interlocutores a afirmação ou a negação da profissão.
Já Contreras (2012) refere-se à profissionalidade como “as qualidades da prática profissional dos professores em função do que requer o trabalho educativo” (p. 82).

3. A participação do tema no total da produção acadêmica discente

Em consulta ao banco de teses da CAPES, utilizando a palavra-chave Profisisonalidade, foram detectados 31 trabalhos que discorrem sobre o assunto, sendo que 13 são referentes à Profissionalidade docente. Destaca-se que ao realizar a pesquisa, aparecem apenas trabalhos realizados em 2011 e 2012.
Informações básicas dos 13 estudos selecionados podem ser conferidos no quadro a seguir:

ANO
TIPO
TÍTULO
AUTOR
CURSO
INSTITUIÇÃO
2011
DISSERTAÇÃO
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BARRETO, MAGNA SALES
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
2011
DISSERTAÇÃO
MAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PROFISSIONALIDADE DOCENTE E COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA.
ELLERY, FABIANA MARIN THIVES
MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ 
2011
DISSERTAÇÃO
CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARÁ: CONTEÚDOS CURRICULARES, CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E MODELOS DEPROFISSIONALIDADE
ARANHA, OTAVIO LUIZ PINHEIRO
MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
2011
TESE
"PROFESSORA NÃO DA AULA, PROFESSOR DESENVOLVE AULA": MUDANÇAS NAS ATIVIDADES DOCENTES E O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO - O CASO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
GUARANA, CARLA PATRICIA ACIOLI LINS
DOUTORADO EM SOCIOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 
2011
TESE
A RELAÇÃO ENTRE MÃE E PROFESSORA NA CRECHE UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
GAGLIARDI, MARCIA.
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
2012
DISSERTAÇÃO
MÉDICO: SER OU NÃO SER PROFESSOR? IMPLICAÇÕES PARA A CONDUTA MÉDICA E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE 
FORESTI, ROQUE ANTONIO
MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
2012
DISSERTAÇÃO
PROFISSIONALIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTES: O OLHAR DA REVISTA VEJA
BITES, ROSILENE DE SOUZA CARVALHO
MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
2012
DISSERTAÇÃO
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:CAMINHOS DA FORMAÇÃO INICIAL
AKAMINE, ALINE APARECIDA
MESTRADO ACADÊMICO em EDUCAÇÃO 
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
2012
TESE
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: OS EFEITOS DO CAMPO DE TENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR SOBRE OS PROFESSORES
ALVES, CRISTOVAM DA SILVA
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
2012
TESE
A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE POLIVALENTE NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS POR PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE
CRUZ, SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 
2012
TESE
A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
HELMER, ESTER ALMEIDA
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS 
2012
TESE
ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE: O ESTÁGIO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS 
MARQUESIN, DENISE FILOMENA BAGNE
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO 
2012
TESE
RECONFIGURAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO
FERRAZ, BRUNA TARCILIA
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Tabela 1: Dissertações e Teses 2011 a 2013 sobre Profissionalidade Docente

Para melhor visualisar a quantidade de trabalhos que estão publicados no Banco de dados da Capes nos anos pesquisados organizou-se o seguinte quasro:

TIPO
QUANTIDADE DE PUBLICAÇÃO EM 2011
QUANTIDADE DE PUBLICAÇÃO EM 2012
QUANTIDADE DE PUBLICAÇÃO EM 2013
Dissertação
03
03
00
Tese
02
05
00
Tabela 2: Número de Dissertações e Teses de 2011 a 2013

Tornou-se necessário também organizar um quadro que ilustrasse a quantidade de trabalhos sobre profisisonalidade docente que foi realizado tomando como base os diferentes níveis de ensino. O resultado pode ser conferido no quadro a seguir:

NÍVEL DE ENSINO
QUANTIDADE DE PUBLICAÇÃO EM 2011
QUANTIDADE DE PUBLICAÇÃO EM 2012
QUANTIDADE DE PUBLICAÇÃO EM 2013
DISSERTAÇÃO
TESE
DISSERTAÇÃO
TESE
DISSERTAÇÃO
TESE
Educação infantil
00
01
01
00
00
00
Ensino Fundamental
01
00
01
03
00
00
Ensino Médio
01
01
00
01
00
00
Ensino Superior
01
00
01
01
00
00
Tabela 3: Número de produções por Nível de Ensino de 2011 a 2013

4. Metodologia e procedimentos da pesquisa

Este estado da arte consistiu na identificação, dentro do levantamento realizado, das dissertações de mestrado e teses de doutorado que discorrem sobre o tema profissionalidade docente nos anos de 2011 a 2013 no Banco de Teses da Capes. A identificação dos trabalhos pertinentes ao campo foi realizada através da pesquisa na palavra-chave “profissionalidade”, em seguida delimitado para “profissionbalidade docente”.
Realizou-se a leitura e análise do conteúdo dos resumos das obras, elaborados pelos próprios autores. Identificados os trabalhos pertinentes ao estado da arte, organizou-se a tabela com os dados pré-selecionados: data e tipo do trabalho, título, autor, curso e instituição. Em seguida, organizaram-se tabelas referente à quantidade de dissetações e teses em cada um dos anos pesquisados, bem como o número de produção para cada nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, nsino Médio e Ensino Superior.
Concluída esta etapa, debruçou-se sobre o estudos dos resumos, buscando convergências entre os estudos que melhor definem a compreensão que se tem sobre a profissionalidade docente.

5. Algumas considerações a partir do levantamento

Ao realizar o exame dos resumos buscou-se a compreensão do conceito de profissionalidade docente utilizada pelos autores das dissertações e teses publicadas no Banco de Teses da Capes. Assim, foi possível verficar o seguinte:

1. Em 2013 não aparece nenhuma produção referente ao tema pesquisado. Infere-se que a Capes não publicou ainda o material no espaço digital.
2. Sobre os diferentes conceitos de profissionalidade docente que aparecem nos resumos das Dissertações podem ser citados: mobilização dos saberes docentes (Barreto, 2011); elementos visuais e características comportamentais dos docentes (Ellery, 2011); modelo técnico-racionalizante (Aranha, 2011); afirmação do que é específico no trabalho docente  (Akamine, 2012); processo de educar e de educar-se (Foresti, 2012) e formação e profissionalização docente (Bites, 2012).
3. Nos resumos das Teses o conceito de profissionalidade docente é entendido como: prática e atividade docente (Guarana, 2011); processo de constituição do papel profissional (Gagliardi, 2011); um processo complexo, dependente de fatores internos e externos aos contextos de trabalho e a disposições individuais e coletivas (Alves, 2012); interação entre os elementos de regulação social da profissão e as formas subjetivas do sujeito que se faz professor (Cruz, 2012); processo dinâmico que demanda um conjunto de atuações, destrezas, conhecimentos, atitudes e valores que constituem saberes específicos do ser professor (Helmer, 2012); emaranhado de conhecimentos profissionais que resultam da participação dos alunos da formação inicial nas atividades de estágio (Marquesin, 2012) e formação na relação com a avaliação ou com outros processos de atuação profissional e formação na atividade (Ferraz, 2012).
4. As linhas de pesquisa na qual os trabalhos se inserem dizem respeito, em sua grande maioria, à Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas.
5. Nos resumos dos trabalhos a abordagem qualitativa é apresentada como forma principal para o levantamento de dados.
6. Apenas um trabalho mencionou o papel das tecnologias de comunicação, dos multimeios ou da informática no processo de constituição da profissionalidade docente.
7. Apesar de haver uma certa equiparação na quantidade de trabalhos por nível de ensino, o Ensino Fundamental apresenta o maior número de trabalhos.

6. Referências Bibliográficas

CONTRERAS, J. Autonomia de professores: os valores da profissionalização e a profissionalidade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
HADDAD, S. Juventude e escolarização: uma análise da produção de conhecimentos. Brasília: MEC/ Inep/ Comped, 2002. (Série Estado do Conhecimento nº 8).
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
REIS MONTEIRO, A. Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. Coleção Panorama nº 9, Porto: Porto Editora, 2008.

1 Pedagogo da Rede Estadual do Paraná, atua no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Professor participante do PDE e Mestrando em Educação pela UFPR. E-mail: supervisoralex@bol.com.br


2A pesquisa foi realizada entre os dias 23 de agosto a 07 de setembro de 2014, no sítio: http://bancodeteses.capes.gov.br/

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