Alexandro Muhlstedt1
1. Objetivos e
delimitação do campo de estudo
Haddad (2002) assim
define os estudos do tipo Estado do Arte:
Os estudos de tipo
estado da arte permitem, num recorte temporal definido, sistematizar
um determinado campo de conhecimento, reconhecer os principais
resultados da investigação, identificar temáticas e abordagens
dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados
abertos à pesquisa futura (p. 9).
Assim, aplicando o
estudo do tipo estado da arte, o objetivo deste trabalho é detectar
o tema da profissionalidade docente, no período de 2011 a 2013,
publicadas no Banco de Teses da CAPES (Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior2).
Este estado da arte
se refere à produção acadêmica discente dos programas nacionais
de pós-graduação stricto
sensu,
expressa em teses de doutoramento e dissertações de mestrado. O
levantamento e a análise não compreendem, portanto, a produção
dos docentes pesquisadores ou aquela realizada em outras instituições
que não as universitárias, bem como as publicações em periódicos.
2. Conceito de
Profissionalidade Docente
O tema da
profissionalidade docente insere-se no campo teórico sobre a
formação de professores e tem a ver com a profissão conectada à
personalidade do sujeito. Reis
Monteiro (2008) define profissionalidade
[...]
como um saber-comunicar-pedagogicamente,
ou seja, com a legitimidade do direito à educação, competência
nos saberes a comunicar e sobre comunicação e excelência pessoal.
Os profissionais da educação podem, pois, ser considerados como
profissionais do direito à educação e da comunicação pedagógica,
oficialmente habilitados e socialmente investidos para o exercício
da sua função (p.47).
Para Carlos Marcelo
(2009) o desenvolvimento profissional pode ser concebido como:
“[...]
um processo, que pode ser individual ou colectivo, mas que se deve
contextualizar no local de trabalho do docente – a escola – e que
contribui para o desenvolvimento das suas competências profissionais
através de experiências de diferente índole, tanto formais como
informais” (p. 10).
Pode-se estender
esse conceito em direção à compreensão da profissionalidade, pois
a concebe como movimento, como construção individual e coletiva,
que se corporifica no ambiente de trabalho e tem na práxis docente e
nas relações dos professores com seus diferentes interlocutores a
afirmação ou a negação da profissão.
Já Contreras (2012)
refere-se à profissionalidade como “as qualidades da prática
profissional dos professores em função do que requer o trabalho
educativo” (p. 82).
3. A
participação do tema no total da produção acadêmica discente
Em consulta ao banco
de teses da CAPES, utilizando a palavra-chave Profisisonalidade,
foram detectados 31 trabalhos que discorrem sobre o assunto, sendo
que 13 são referentes à Profissionalidade docente. Destaca-se que
ao realizar a pesquisa, aparecem apenas trabalhos realizados em 2011
e 2012.
Informações
básicas dos 13 estudos selecionados podem ser conferidos no quadro a
seguir:
ANO
|
TIPO
|
TÍTULO
|
AUTOR
|
CURSO
|
INSTITUIÇÃO
|
2011
|
DISSERTAÇÃO
|
A
CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DAS SÉRIES
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
BARRETO, MAGNA
SALES
|
MESTRADO
PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PERNAMBUCO
|
2011
|
DISSERTAÇÃO
|
MAGEM
PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PROFISSIONALIDADE
DOCENTE E COMUNICAÇÃO PEDAGÓGICA.
|
ELLERY, FABIANA
MARIN THIVES
|
MESTRADO
ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE DO
VALE DO ITAJAÍ
|
2011
|
DISSERTAÇÃO
|
CURRÍCULOS
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO
PARÁ: CONTEÚDOS CURRICULARES, CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E
MODELOS DEPROFISSIONALIDADE
|
ARANHA, OTAVIO
LUIZ PINHEIRO
|
MESTRADO
ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARÁ
|
2011
|
TESE
|
"PROFESSORA
NÃO DA AULA, PROFESSOR DESENVOLVE AULA": MUDANÇAS NAS
ATIVIDADES DOCENTES E O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO - O CASO
DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
|
GUARANA, CARLA
PATRICIA ACIOLI LINS
|
DOUTORADO EM
SOCIOLOGIA
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PERNAMBUCO
|
2011
|
TESE
|
A
RELAÇÃO ENTRE MÃE E PROFESSORA NA CRECHE UM ESTUDO DE CASO
SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
|
GAGLIARDI,
MARCIA.
|
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE
METODISTA DE PIRACICABA
|
2012
|
DISSERTAÇÃO
|
MÉDICO:
SER OU NÃO SER PROFESSOR? IMPLICAÇÕES PARA A CONDUTA MÉDICA E
A PROFISSIONALIDADE DOCENTE
|
FORESTI, ROQUE
ANTONIO
|
MESTRADO
ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE DO
VALE DO ITAJAÍ
|
2012
|
DISSERTAÇÃO
|
PROFISSIONALIDADE
E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTES:
O OLHAR DA REVISTA VEJA
|
BITES, ROSILENE
DE SOUZA CARVALHO
|
MESTRADO
ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE GOIÁS
|
2012
|
DISSERTAÇÃO
|
O
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DE
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:CAMINHOS DA FORMAÇÃO INICIAL
|
AKAMINE, ALINE
APARECIDA
|
MESTRADO
ACADÊMICO em EDUCAÇÃO
|
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
|
2012
|
TESE
|
A
CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE
DOCENTE:
OS EFEITOS DO CAMPO DE TENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR SOBRE OS
PROFESSORES
|
ALVES, CRISTOVAM
DA SILVA
|
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
|
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
|
2012
|
TESE
|
A
CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE
POLIVALENTE
NA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS SENTIDOS
ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS POR PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO DO RECIFE
|
CRUZ, SHIRLEIDE
PEREIRA DA SILVA
|
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PERNAMBUCO
|
2012
|
TESE
|
A
CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE
DOCENTE NO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO
PAULO
|
HELMER, ESTER
ALMEIDA
|
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS
|
2012
|
TESE
|
ESPAÇOS
DE FORMAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE PROFISSIONALIDADE
DOCENTE:
O ESTÁGIO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
|
MARQUESIN, DENISE
FILOMENA BAGNE
|
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
|
2012
|
TESE
|
RECONFIGURAÇÃO
DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO NA
PÓS-GRADUAÇÃO
|
FERRAZ, BRUNA
TARCILIA
|
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO
|
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PERNAMBUCO
|
Tabela
1: Dissertações e Teses 2011 a 2013 sobre Profissionalidade Docente
Para melhor
visualisar a quantidade de trabalhos que estão publicados no Banco
de dados da Capes nos anos pesquisados organizou-se o seguinte
quasro:
TIPO
|
QUANTIDADE
DE PUBLICAÇÃO EM 2011
|
QUANTIDADE
DE PUBLICAÇÃO EM 2012
|
QUANTIDADE
DE PUBLICAÇÃO EM 2013
|
Dissertação
|
03
|
03
|
00
|
Tese
|
02
|
05
|
00
|
Tabela
2: Número de Dissertações e Teses de 2011 a 2013
Tornou-se necessário
também organizar um quadro que ilustrasse a quantidade de trabalhos
sobre profisisonalidade docente que foi realizado tomando como base
os diferentes níveis de ensino. O resultado pode ser conferido no
quadro a seguir:
NÍVEL
DE ENSINO
|
QUANTIDADE
DE PUBLICAÇÃO EM 2011
|
QUANTIDADE
DE PUBLICAÇÃO EM 2012
|
QUANTIDADE
DE PUBLICAÇÃO EM 2013
|
|||
DISSERTAÇÃO
|
TESE
|
DISSERTAÇÃO
|
TESE
|
DISSERTAÇÃO
|
TESE
|
|
Educação
infantil
|
00
|
01
|
01
|
00
|
00
|
00
|
Ensino
Fundamental
|
01
|
00
|
01
|
03
|
00
|
00
|
Ensino
Médio
|
01
|
01
|
00
|
01
|
00
|
00
|
Ensino
Superior
|
01
|
00
|
01
|
01
|
00
|
00
|
Tabela
3: Número de produções por Nível de Ensino de 2011 a 2013
4. Metodologia e
procedimentos da pesquisa
Este estado da arte
consistiu na identificação, dentro do levantamento realizado, das
dissertações de mestrado e teses de doutorado que discorrem sobre o
tema profissionalidade docente nos anos de 2011 a 2013 no Banco de
Teses da Capes. A identificação dos trabalhos pertinentes ao campo
foi realizada através da pesquisa na palavra-chave
“profissionalidade”, em seguida delimitado para
“profissionbalidade docente”.
Realizou-se a
leitura e análise do conteúdo dos resumos das obras, elaborados
pelos próprios autores. Identificados os trabalhos pertinentes ao
estado da arte, organizou-se a tabela com os dados pré-selecionados:
data e tipo do trabalho, título, autor, curso e instituição. Em
seguida, organizaram-se tabelas referente à quantidade de
dissetações e teses em cada um dos anos pesquisados, bem como o
número de produção para cada nível de ensino: Educação
Infantil, Ensino Fundamental, nsino Médio e Ensino Superior.
Concluída esta
etapa, debruçou-se sobre o estudos dos resumos, buscando
convergências entre os estudos que melhor definem a compreensão que
se tem sobre a profissionalidade docente.
5. Algumas
considerações a partir do levantamento
Ao realizar o exame
dos resumos buscou-se a compreensão do conceito de profissionalidade
docente utilizada pelos autores das dissertações e teses publicadas
no Banco de Teses da Capes. Assim, foi possível verficar o seguinte:
1. Em 2013 não
aparece nenhuma produção referente ao tema pesquisado. Infere-se
que a Capes não publicou ainda o material no espaço digital.
2. Sobre os
diferentes conceitos de profissionalidade docente que aparecem nos
resumos das Dissertações podem ser citados: mobilização
dos saberes docentes
(Barreto, 2011); elementos visuais e características
comportamentais dos docentes
(Ellery, 2011); modelo técnico-racionalizante (Aranha, 2011);
afirmação do que é específico no trabalho docente (Akamine,
2012); processo de educar e de educar-se (Foresti, 2012) e
formação e profissionalização docente (Bites, 2012).
3.
Nos resumos das Teses o conceito de profissionalidade docente é
entendido como: prática
e atividade docente (Guarana, 2011); processo de constituição do
papel profissional (Gagliardi, 2011); um processo complexo,
dependente de fatores internos e externos aos contextos de trabalho e
a disposições individuais e coletivas (Alves, 2012); interação
entre os elementos de regulação social da profissão e as formas
subjetivas do sujeito que se faz professor (Cruz, 2012); processo
dinâmico que demanda um conjunto de atuações, destrezas,
conhecimentos, atitudes e valores que constituem saberes específicos
do ser professor (Helmer, 2012); emaranhado de conhecimentos
profissionais que resultam da participação dos alunos da formação
inicial nas atividades de estágio (Marquesin, 2012) e formação na
relação com a avaliação ou com outros processos de atuação
profissional e formação na atividade (Ferraz, 2012).
4.
As linhas de pesquisa na qual os trabalhos se inserem dizem respeito,
em sua grande maioria, à Formação de Professores, Teorias e
Práticas Pedagógicas.
5.
Nos resumos dos trabalhos a abordagem qualitativa é apresentada como
forma principal para o levantamento de dados.
6.
Apenas um trabalho mencionou o
papel das tecnologias de comunicação, dos multimeios ou da
informática no processo de constituição
da profissionalidade docente.
7.
Apesar de haver uma certa equiparação na quantidade de trabalhos
por nível de ensino, o Ensino Fundamental apresenta o maior número
de trabalhos.
6.
Referências Bibliográficas
CONTRERAS,
J. Autonomia de professores: os valores da profissionalização e a
profissionalidade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
HADDAD,
S. Juventude e escolarização: uma análise da produção de
conhecimentos. Brasília: MEC/ Inep/ Comped, 2002. (Série Estado do
Conhecimento nº 8).
MARCELO
GARCIA, C. Formação de professores. Para uma mudança educativa.
Porto: Porto Editora, 1999.
REIS
MONTEIRO, A. Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação.
Coleção Panorama nº 9, Porto: Porto Editora, 2008.
1
Pedagogo da Rede Estadual do Paraná, atua no Colégio Estadual do
Paraná, em Curitiba. Professor participante do PDE e Mestrando em
Educação pela UFPR. E-mail: supervisoralex@bol.com.br
2A
pesquisa foi realizada entre os dias 23 de agosto a 07 de setembro
de 2014, no sítio: http://bancodeteses.capes.gov.br/
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