Alexandro
Muhlstedt
Introdução
Quando
se analisa a situação cotidiana da escola há um panorama bastante
complexo, permeado por inúmeros fatores negativos. A grande
problemática é que cada vez mais os alunos concluem os estudos com um
baixo nível de aprendizado. Por isso, torna-se relevante encarar esta
situação e tentar revertê-la. Uma das possibilidades é investir e investigar com profundidade a atuação do professor, afinal, acredita-se que o professor que
realmente aprecia o seu trabalho tem o poder pessoal e intelectual
para impulsionar a mudança. É evidente que sozinho o professor não
conseguirá mudar o processo total de baixo rendimento e desempenho dos alunos, tampouco trata-se de colocar
exclusivamente nas mãos do professor tal tarefa. O que se almeja é
fazer emergir as possibilidades que cabem a este que certamente
contribuirão para a melhoria e solução dos problemas da sala de aula.
Ao
analisar o trabalho docente é possível, de acordo com Nidelcoff
(1983), constatar que existem linhas que caracterizam esse trabalho,
ou seja, percebem-se características que revelam a identidade do
trabalho dos mesmos. Essas características contribuem para melhor
compreensão na busca por soluções aos problemas da sala de
aula.
Segundo
Mackay (2009) os professores estão constantemente tomando decisões,
o que pode acontecer antes, durante e depois da aula. Desenvolver,
então, uma prática reflexiva, cujos principais elementos são o
conhecimento geral (acadêmico) e os valores pessoais, liberta o
professor do comportamento de rotina, faz com que planeje aulas mais
atrativas e o habilita a agir de forma determinada, melhorando a
prática do ensino.
1. Características do Professor Reflexivo
Zeichner
e Liston, citados por Mackay (2009) afirmam que Professores
Reflexivos trazem as seguintes características:
Tentam resolver os problemas de sala de aula
Geralmente
as reflexões dos professores resultam de um problema de sala de aula
pelo qual estão passando. Começam identificando o problema,
reunindo informações que os ajudarão a lidar com ele e acabam por
resolvê-lo.
Estão cientes das suposições e valores que trazem para o ensino
Baseados
em suas próprias experiências educacionais, em seus conhecimentos
das práticas educacionais e em seus valores pessoais, os professores
trazem para a sala de aula suposições que têm sobre ensino e
aprendizagem, reconhecendo seus próprios valores e suposições
educacionais.
São sensíveis ao contexto institucional e cultural em que ensinam
Professores
Reflexivos têm consciência de que o que ensinam, o modo como
ensinam é frequentemente influenciado pelas necessidades e
expectativas da escola em que trabalham. Por isso mesmo seguem a
metodologia de ensino, as regras da escola, etc). Também têm
consciência de que a maneira como ensinam é influenciada pelas
crenças culturais que eles e seus alunos têm a respeito do papel da
educação e das características dos bons professores e bons alunos.
Participam no desenvolvimento curricular e envolvem-se nos projetos
de mudança da escola
Professores
Reflexivos têm consciência de que o que eles fazem é parte de um
contexto educacional mais amplo; por isso participam ativamente do
planejamento curricular global e estão envolvidos nas mudanças
realizadas pela escola, visando a um ensino e aprendizagem mais
eficientes, pois ele faz parte desse todo e suas atitudes/ações
refletem no todo.
Assumem responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional
Professores
Reflexivos têm consciência de que se tornar um professor mais
eficiente implica continuamente aprender mais sobre o conteúdo que
ensinam e sobre práticas pedagógicas eficientes. Por isso vão a
palestras, simpósios e conferências, leem livros e materiais de
relevância, participam de grupos de estudos. Também contribuem para
o processo de desenvolvimento profissional compartilhando seus
insights
com outros professores.
Reflexão 1
Que
características de um Professor Reflexivo você acha que possui? E
quais características você sente que ainda não incorporou? Como
proceder para desenvolvê-la?
2. Benefícios da Prática Reflexiva
Embora
os professores tenham diversas maneiras de planejar suas aulas, tomem
decisões, durante as aulas e reflitam sobre essas decisões, existem
benefícios comuns resultantes da reflexão sobre a maneira como
ensinam. Alguns desses benefícios são os seguintes:
Ser um Professor Reflexivo liberta os professores do comportamento
rotineiro
É
fácil ensinar de maneira rotineira. Seguindo um livro de texto
exatamente como ele foi idealizado ou ensinando uma lição da mesma
maneira como ela foi ensinada no passado, não requer muito esforço
nem reflexão. Todavia, essa prática frequentemente resulta em
lições ineficientes, pois o professor pouco fez para ajustar a
lição a uma turma específica em um dado momento. Ser um professor
reflexivo liberta o professor de seguir uma rotina e pode resultar em
aulas mais criativas e eficientes.
Ser um Professor Reflexivo capacita-o para agir de maneira deliberada
Quando
professores refletem sobre a maneira como ensinam, frequentemente,
consideram a razão de fazer alguma coisa, de uma maneira particular.
Pensar nas razões que alguém tem para fazer alguma coisa permite ao
professor agir de maneira deliberada. Os professores não fazem algo
a mais apenas porque é isso que o livro de texto diz ou porque é
isso que eles fizeram no passado. Os professores ensinam lições de
uma maneira particular por uma razão específica.
Ser um Professor Reflexivo melhora a prática do ensino
Ser
um professor reflexivo implica levar em consideração várias
maneiras de ensinar uma lição
em particular; decidindo-se por qual dessas maneiras deve utilizar.
Os professores geralmente consideram fatores como o nível de
proficiência dos alunos, seus interesses, os objetivos do currículo
e o tempo disponível para o ensino. Considerar esses fatores ao
decidir como ensinar uma lição geralmente traz resultados mais
eficazes.
Reflexão 2
Liste
benefícios adicionais que você acredita advirem do fato de ser um
professor reflexivo. Quais seriam os obstáculos que você enfrenta
ao tentar ser um professor reflexivo?
MACKAY,
S. L. O Professor reflexivo: guia para investigação do
comportamento em sala de aula. 2 ed. São Paulo: Special Books
Services, 2009. ( Série Portifolio 2).
NIDELCOFF,
M. T. Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
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