Nasceu em Santo Antônio de Posse –São Paulo, em 1944.
Formado em filosofia pela PUC-SP, é doutor em filosofia da educação e livre-docente em história da educação, tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor no ensino superior.
Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil.
Considerado filósofo da educação e/ou pedagogo latu sensu, fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico-Crítica.
Sempre defendeu de forma sistemática e intransigente a escola pública e preocupou-se com o alcance político da ação pedagógica enquanto estratégia de construção da contra ideologia, sem, no entanto confundir esta ação com uma ação propriamente política. Sua atividade intelectual, sempre a serviço da contra ideologia, destina-se a explicitar valores necessários à libertação dos oprimidos. Esse caráter de solidária militância é um traço fundamental que marca sua obra. Os acontecimentos políticos e os eventos históricos que constituem a história da sociedade brasileira e que direta ou indiretamente marcaram a educação nacional sempre estiveram presentes no pensamento de Saviani, que em todas as obras se preocupou em analisar a prática educacional inserida num processo político-social, com uma visão de organicidade do pensar sobre a ação e sob a perspectiva da globalidade.
Outra peculiaridade da obra de Saviani é a grande quantidade de textos elaborados com um objetivo pedagógico, enquanto resposta a sua atuação como professor em sala de aula e sua interação com os alunos. A elaboração destes textos pedagógicos suscitou condições de criação de uma obra que transcende os limites críticos da realidade.
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